Índice | |
Acesse em: [ Atendimento/Vendas ] >> [ Vendas].
Através desse módulo a agência irá controlar todas as vendas/emissões dos produtos oferecidos aos clientes. Após o usuário ter efetuado a emissão da venda será gerado automaticamente os valores a serem pagos e os valores a serem recebidos.
[Opções]: Esse botão permite acessar recursos adicionais do módulo de vendas que não estão disponíveis na tela principal;
Clique aqui para saber mais sobre os recursos adicionais do cadastro de vendas.
Anterior [F1]: permite ao usuário retornar para a venda anterior;
Próximo [F2]: permite ao usuário avançar para a próxima venda já cadastrada;
Incluir [F3]: inclui uma nova venda; Clique aqui para conhecer mais sobre os campos a serem preenchidos na inclusão de venda.
Alterar [F5]: altera a venda atual;
O sistema não permitirá que uma venda seja alterada simultaneamente em computadores distintos. Dessa forma, se dois usuários estiverem editando a mesma venda, o primeiro usuário que salvar a venda conseguirá concluir as alterações, porém, o segundo usuário receberá a mensagem de "Modificações Simultâneas". Nesse caso as informações que foram digitadas pelo segundo usuário será perdida, pois será necessário fechar a venda e abri-la novamente para que as alterações realizada pelo primeiro usuário sejam carregadas.
Um outro caso similar seria alterações de uma venda :no mesmo computador, onde uma venda está apenas sendo visualizada no módulo de vendas, e também é aberta a partir de um atalho de outro módulo, (como por exemplo Financeiro, Faturamento, etc..), se a venda for alterada e salva em um dos atalhos para venda, e depois o usuário quiser editar a mesma venda através do módulo de vendas, ao clicar no botão [Alterar] será exibido a mensagem "Esta venda foi alterada em outra tela/módulo do sistema, e será necessário recarregá-la", e após clicar em OK, a venda será recarregada com as alterações realizadas permitindo ao usuário prosseguir com a alteração
Abrir [F7]: através desse botão o usuário poderá abrir um registro de venda através do número (chave) da mesma, bastando digitar o número da venda conforme no campo [Nr. Venda] conforme exibe a imagem abaixo.
Localizar [F8]: módulo utilizado para realizar pesquisa de vendas de forma mais detalhada. Clique aqui para obter mais informações sobre a pesquisa de vendas
Imprimir [F9]: através desse módulo o usuário poderá imprimir fichas de vendas. Poderá ser impresso a ficha para a venda atual ou para uma faixa de vendas podendo escolher as opções entre ficha detalhada e resumida, conforme exibe a imagem abaixo.
Ficha resumida: essa ficha conterá informações resumidas da tela de vendas.
Ficha detalhada: essa ficha conterá informações mais detalhadas da venda, incluindo o Resumo financeiro.
As previsões do resumo financeiro só serão geradas para vendas com situação contábil = G (gerar financeiro). Se a situação contábil estiver definida para não gerar financeiro (N), será exibido apenas o Lucro Bruto previsto e os saldos com valor 0,00. Clique aqui para obter mais informações sobre a situação contábil da venda.
[Clonar]: este recurso permite aos usuários clonar os dados de uma venda. Sua utilização será bem vinda quando for necessário efetuar lançamentos similares de mais de uma venda. Após clicar no botão [Clonar] será solicitado o número da venda que terá seus dados copiados para a nova venda;
Após clonar a venda bastará o usuário alterar os campos necessários.
O botão clonar estará habilitado somente após clicar no botão Incluir [F3].
Após a clonagem será registrado na tela principal de vendas um texto informando que a venda foi gerada a partir de uma clonagem
[ Voucher ]: esse módulo permite a emissão do documento voucher de uma venda já cadastrada. O voucher está diretamente ligado à venda, sendo assim, o documento poderá ser emitido somente após a venda ter sido salva. Como o documento está ligado ao lançamento da venda não será necessário redigitar informações bastando apenas imprimir o documento. Os dados complementares do voucher deverão ser preenchidos utilizando os campos [ Rota/Descrição de Serviços ] e [Informações adicionais Externa] na tela de vendas.
A impressão de voucher possui configuração de restrição de acesso.
Clique aqui para saber mais sobre a configuração de permissão de impressão de voucher apenas mediante a autorização;
Clique aqui para saber mais sobre a permissão de impressão de voucher de acordo com o status da venda;
Atualmente o sistema dispõe dos seguintes tipos de vouchers:
Voucher genérico: esse é o voucher de uso comum para todos os tipos de produtos comercializados pela Agência. Será utilizado obrigatóriamente para produtos que fizerem parte do grupo Aéreo e do grupo Outros.
Voucher específico para hotel: esse voucher contém dados específicos presentes em um Voucher de Hotel.
O voucher de hotel poderá ser utilizado somente para vendas de produtos que fazem parte do grupo Hotel.
Voucher específico para locação de veículos: esse voucher contém dados específicos presentes em um Voucher de Locação.
O voucher de locação poderá ser utilizado somente para vendas de produtos que fazem parte do grupo Locação.
Voucher específico para transfer: esse voucher contém dados específicos presentes em um Voucher de Transfer.
O voucher de Transfer poderá ser utilizado somente para vendas de produtos que fazem parte do grupo Transfer.
Voucher específico para pacotes: o voucher de pacote contém somente o campo data inicio e fim de serviços e o campo para a descrição dos serviços contidos no pacote com texto livre.
O voucher específico para emissões de pacote, poderá ser utilizado somente para vendas de produtos que fazem parte do grupoPacote.
Voucher específico para outros serviços: o voucher de Outros serviços contém somente o campo data inicio e fim de serviços e o campo para a descrição dos serviços contidos no serviço com texto livre.
O voucher específico para outros serviços, poderá ser utilizado somente para vendas de produtos que fazem parte do grupoOutros Serviços.
Geralmente é utilizado por produtos que não possuem um voucher específico mas deseja-se registrar e controlar a data inicio e fim do serviço.
Para as situações onde o usuário tenha que emitir um voucher sem ter que cadastrar uma venda, deverá ser utilizado o módulo Voucher Série B. Clique aqui para visualizar o manual do voucher série B.
Na impressão do Voucher específico do produto, se a quantidade de texto preenchido nas informações adicionais externas excederem o tamanho máximo para impressão do voucher específico em duas vias, para não cortar o texto, o sistema irá imprimir automáticamente somente uma página do voucher específico.
Por padrão, o voucher de venda exibirá o nome Fantasia do prestador de serviço com a Razão Social entre parenteses. Essa configuração poderá ser ajustada por um usuário com nível de administrador do Wintour acessando [Outros] >> [Configurações Gerais] >> guia [Diversos 2].
Na opção [Layout de exibição do nome de Cia/Opr/Htl nos Vouchers] o usuário poderá selecionar se deseja exibir no voucher:
Somente a Razão Social do prestador de serviço
Somente o Nome Fantasia do prestador de serviço
A Razão social com o nome fantasia entre parenteses (Razão Social (Nome Fantasia))
O Nome Fantasia com a a Razão social entre parenteses (Nome Fantasia (Razão social))
Opção padrão pré configurada no sistema
O texto do rodapé do voucher de venda, inicialmente é preenchido pelo sistema com um texto padrão, 'Sr. Cliente, evite cancelamento de última hora devido cobrança de no-show'. Esse texto poderá ser alterado por um usuário com nível de administrador acessando [Outros] >> [Configurações Gerais] :
O texto poderá ser configurado individualmente para cada um dos tipos de voucher de venda: voucher genérico, voucher de hotéis, voucher de locação, voucher de transfer.
Clique no botão [ Configuração de fonte ] para ajustar o tipo e o tamanho da fonte do rodapé.
Utilize as configurações gerais para cadastrar um texto padrão para ser preenchido no corpo do e-mail ao gerar e-mail para envio do voucher a partir do Wintour.
Essa configuração também é válida para o voucher série B, dessa forma, o texto configurado também será exibido no corpo do e-mail gerado para envio do voucher B.
Para exibir o número do voucher no corpo do e-mail insira o texto #NR_VOUCHER# na configuração;
Para exibir o conteúdo informado no campo cliente, digite #PAX# na configuração.
[Resumo]: Após concluir o lançamento da venda, o sistema permite visualizar um resumo financeiro da emissão, de forma que o usuário consiga conferir os valores a pagar e a receber gerados após salvar o lançamento. Através do [Resumo] o usuário também poderá realizar o procedimento de baixa/liquidação dos valores a pagar/receber de valores gerados pelas vendas, emitir documentos diretamente do resumo tais como, fatura, nota de débito, nota de crédito e demonstrativo de venda a clientes. Clique aqui para saber mais sobre o resumo da venda.
[Reservas]: através desse módulo o usuário poderá importar as reservas realizadas no módulo [ CRM ] em vendas. Clique aqui para saber mais sobre a importação de reservas
[Anexos]: eses botão permite incluir links referentes a arquivos que dizem respeito à venda. Clique aqui para saber mais sobre os anexos
[Lembretes] : esse botão permite incluir lembretes na venda. Clique aqui para acessar a explicação completa
A imagem exibida a seguir contém todos os campos que são exibidos na ela de vendas.
Nem todos os campos presentes na tela de vendas precisarão ser preenchidos durante o cadastro da venda.
Explicação dos campos
Nessa parte será explicado os campos iniciais da tela de vendas.
Esse campo é gerado pelo sistema somente após o usuário salvar o lançamento. O número gerado é sempre único e é gerado sequencialmente após a venda ser salva.
Em diversas partes do sistema, a referência para uma determinada venda é realizada pelo seu número.
Esse campo informa a situação contábil da venda.
SC=G: as previsões financeiras da venda, (pagamentos e recebimentos), serão gerados.
SC=N: as previsões financeiras da venda, (pagamentos e recebimentos), não serão gerados.
Clique aqui para obter mais informações sobre a situação contábil.
Ao alterar a situação para gerar o financeiro, será exibido a mensagem de confirmação de alteração de outros campos do sistema. Ao clicar em sim, a tela de alteração de campos manuais/parametrizados das datas que serão afetadas com a alteração será exibida.
Figura 58.10. Mensagem de confirmação exibida após alterar a situação contábil da venda para gerar financeiro
Nesse campo deve ser preenchido a data da emissão da venda(data em que a venda foi efetivamente emitida no fornecedor). Essa data é muito importante, pois o cálculo de data de vencimento de outros campos da venda podem ser baseados nesse campo. Ex: Vencimento do Fornecedor, Vencimento do cliente, Vencimento comissão Emissor.
O sistema possui dois campos internos para registrar a data de cadastro e da última alteração da venda. Isso permite que seja identificado em relatórios a data que a venda foi cadastrada e alterada no sistema e a data que a emissão ocorreu, campo "Data venda". A visualização desses campos está disponível na guia outros
Esse campo deverá ser preenchido com o código do produto que está sendo comercializado.
Esse campo deverá ser preenchido com a forma de pagamento da venda, escolhida pelo cliente. O sistema dispõe de diversas formas de pagamento já cadastradas. Vale observar que as formas de pagamentos não podem ser cadastradas pelo usuário. Abaixo seguirá listagem das formas de pagamentos disponíveis e a explicação de quando a cada forma de pagamento deve ser utilizada. As formas de pagamento disponíveis estão agrupadas em 7 grupos:
FORMAS DE PAGAMENTO DIRETO NA AGÊNCIA
FORMAS DE PAGAMENTO DIRETO NO FORNECEDOR
FORMAS DE PAGAMENTOS MISTAS COM PARTE DO PAGAMENTO DIRETO NO FORNECEDOR
FORMAS DE PAGAMENTO CARTÃO PRÓPRIO E MAQUINA PRÓPRIA E FINANCEIRA
FORMAS DE PAGAMENTOS PARA CARTÕES CORPORATIVOS DE CLIENTES
FORMAS DE PAGAMENTO PARA SUBSTITUIÇÃO DE BILHETES
FORMAS DE PAGAMENTO PARA REMARCAÇÕES DE BILHETE
FORMA DE PAGAMENTO PARA CANCELAMENTO DE VENDA
FORMA DE PAGAMENTO NÃO IDENTIFICADA
As formas de pagamento que não forem utilizadas pela agência podem ser inativadas por usuários administradores em [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] >> [ Diversos 1 ] botão >> [ Configurações de forma de pagamento ]
As formas de pagamento abaixo serão utilizadas quando o cliente realizar o pagamento diretamente na a Agência.
Em todas as formas de pagamento será considerado o controle de limite de crédito do cliente para os valores preenchidos na coluna à vista, (quando o controle de limite de crédito estiver habilitado).
Por padrão, o controle de limite de crédito de cliente está inativo;
Clique aqui para saber mais sobre o cadastro de limite de crédito de clientes.
CA (CASH): forma de pagamento utilizada para recebimento à vista do cliente.
o sistema não efetuará o recebimento automático do valor da venda, dessa forma, é necessário que o usuário realize o procedimento de baixa do valor recebido do cliente, após concluir o lançamento da venda.
PX (PIX): forma de pagamento utilizada para recebimento à vista através de PIX
IV (Invoice/Faturado): forma de pagamento utilizada para vendas que serão faturadas para o cliente.
O sistema não efetuará o lançamento automático da fatura do cliente, dessa forma é necessário que o usuário realize o procedimento de emissão de fatura.
PD (Cheque Pré Datado): forma de pagamento utilizada para caracterizar melhor as vendas em que a própria Agência oferece prazo para os cheques dos clientes.
GR (Requisilção Governamental): forma de pagamento utilizada somente para vendas emitidas para órgãos do governo que tenham influencia da Lei Kandir.
A utilização das formas de pagamento direto na agência geram o seguinte resultado no controle financeiro da agência:
Pagamentos
Pendência de pagamento ao Fornecedor da emissão;
Quando a receita da agência em uma emissão for baseada em Comissão, por padrão o valor será deduzido da pendência de pagamento ao Fornecedor (podendo esse padrão ser alterado caso não seja deduzido mas sim pago pelo fornecedor separadamente (Contas a receber)).
Pendência de pagamento de comissão do emissor(caso seja cadastrado a comissão do emissor na venda) ;
Recebimentos
Pendência de recebimento do cliente;
Quando a receita da agência em uma emissão for baseada em Taxa DU, o valor será acrescentado no saldo total a receber do cliente pois essa taxa é devida pelo cliente não pelo Fornecedor.
Para as formas de pagamento abaixo apesar de a agência intermediar o cartão de crédito do cliente/cheques repassados aos fornecedores, o recebimento do valor devido pelo cliente é feito diretamente no Fornecedor.
CC (Cartão de crédito a vista): forma de pagamento utilizada quando o cliente utilizar o seu cartão de crédito para efetuar o pagamento da venda sem parcelamentos.
PL (Cartão de Crédito Parcelado): forma de pagamento utilizada quando o cliente utilizar o seu cartão de crédito para efetuar o pagamento da venda de forma parcelada.
CS (Crediário sem entrada): forma de pagamento deverá ser utilizada quando o cliente desejar efetuar o pagamento de sua venda com crediário sem entrada.
DF (Direto no Fornecedor): forma de pagamento utilizada quando o cliente for efetuar o pagamento diretamente com Fornecedor, por exemplo, pagamento direto no balcão do hotel.
A utilização das formas de pagamento CC, PL, CS,DF gerará o seguinte resultado no controle financeiro da agência:
Pagamentos
Pendência de pagamento de comissão do emissor(caso seja cadastrado a comissão do emissor na venda).
Não será gerado Pendências de pagamento ao Fornecedor.
Recebimentos
Não será gerado pendências de recebimento do cliente.
Será gerado pendência de recebimento de Comissão/Taxa de DU do Fornecedor da emissão.
Essas formas de pagamento são utilizadas quando o cliente faz parte do pagamento a vista e saldo restante em cheques ou no cartão de crédito sendo esse saldo recebido pelo Fornecedor diretamente.
CE (Crediário com Entrada): forma de pagamento utilizada para vendas onde parte do pagamento realizado pelo cliente é pago à vista e o saldo é em crediário oferecido pelo Fornecedor da venda.
VC (A Vista/Faturado+ Saldo Cartão de Crédito direto Fornecedor): forma de pagamento utilizada quando o cliente efetuar parte do pagamento à vista e o saldo for pago no cartão de crédito.
AF (A Vista/Faturado+saldo Direto no Fornecedor): forma de pagamento utilizada quando o cliente efetuar parte do pagamento à vista ou faturado na agência e o saldo for pago pelo cliente diretamente para o fornecedor .
Um exemplo comum é nas vendas de hotéis onde parte do valor da hospedagem será pago na agência e restante direto no hotel.
A utilização das formas de pagamento CE, VC e AF gerará o seguinte resultado no controle financeiro da agência:
Pagamentos
Pendência de pagamento ao Fornecedor referente ao valor de entrada
Por padrão a comissão da agência será deduzida do valor de entrada a pagar ao fornecedor.
Pendência de pagamento ao Emissor da agência.
Recebimentos
Pendência de recebimento do cliente (referente a entrada);
As formas de pagamento nesse grupo são menos utilizadas. O cartão próprio é o cartão da própria agência ou diretor da agência. Máquina própria é quando a agência possui maquineta própria de cartão. Financeira é a Financeira que a Agência possui contrato.
CP (Cartão Próprio): forma de pagamento utilizada quando a agência utilizar seu próprio cartão ou um cartão de crédito do diretor para efetuar a venda do cliente.
A utilização dessa forma de pagamento gerará o seguinte resultado financeiro:
Pagamentos
Pendência de pagamento a operadora do cartão próprio da agência;
Pendência de pagamento de comissão do emissor(caso seja cadastrado a comissão do emissor na venda).
Recebimentos
Pendência de recebimento faturado do cliente;
As receitas de venda da agência, Comissão/TaxaDU, serão geradas como Pendências de recebimento do Fornecedor, (por padrão contas a pagar negativa, de forma que o valor seja deduzido do total da fatura do fornecedor na data de fechamento da mesma).
Essa forma de pagamento também deve ser utilizada nas situações em que o cliente efetua o pagamento parcial com seu cartão de crédito e o saldo da compra é feito no cartão próprio da agência.
O lançamento da venda deve ser feito exatamente igual a uma venda CP. A parte de desmembramento de valores, (o que foi passado no cartão do cliente e do que foi passado no cartão da agência), será feita através dos campos adicionais de venda, acessado através do botão [F12] ou [opções] >> [campos adicionais].
Nessa tela bastará preencher a coluna Valores cartão CP, com os valores de cada campo que foi passado no cartão da agência. As demais colunas serão ajustadas de acordo com o que for preenchido na coluna do cartão da agência.
VP (A Vista + Cartão Próprio): forma de pagamento utilizada quando o pagamento da venda pelo cliente for realizado parte a vista e o saldo no cartão próprio da agência.
A utilização dessa forma de pagamento gerará o seguinte resultado financeiro:
Pagamentos
Pendência de pagamento ao Fornecedor da emissão (Entrada);
As receitas de venda, Comissão/TaxaDU, quando presentes, serão deduzidas do valor da parte a vista a pagar ao Fornecedor.
Pendência de pagamento de comissão do emissor(caso seja cadastrado a comissão do emissor na venda).
Pendência de pagamento a operadora do cartão próprio da agência (Saldo cartão próprio).
Recebimentos
Pendência de recebimento faturado do cliente no valor total da emissão.
RP (Cartão próprio recebimento à vista do cliente): forma de pagamento utilizada quando a agência utilizar se cartão próprio para efetuar a venda do cliente e o recebimento do cliente for feito à vista.
Essa forma de pagamento funciona exatamente igual a forma de pagamento anterior, VP (parte à vista saldo no cartão próprio), no que diz respeito a geração de previsões a pagar/ receber. A diferença está apenas em que a forma de pagamento RP não é afetada pela checagem de limite de crédito de clientes para faturamento.
.
CV (cartão Virtual): forma de pagamento utilizada quando a agência possui um cartão de crédito virtual que o próprio fornecedor da venda oferece a ela. O objetivo desse cartão é a agência ganhar mais prazo para pagar seu fornecedor.
O cartão de crédito virtual normalmente é ofecerido por consolidadores como GAPNET e ADVANCE e deve ser utilizado apenas nas emissões do própria consolidadora
O conceito do cartão virtual não é igual ao cartão próprio.
Clique aqui para realizar a leitura do capítulo sobre a parametrização dos prazos para o cartão virtual.
A utilização dessa forma de pagamento gerará o seguinte resultado financeiro:
Pagamentos
Pendência de pagamento ao fornecedor do cartão próprio da agência;
Pendência de pagamento de comissão do emissor(caso seja cadastrado a comissão do emissor na venda).
Recebimentos
Pendência de recebimento do cliente;
As receitas de venda da agência, Comissão/TaxaDU, serão geradas como Pendências de recebimento do Fornecedor, (por padrão contas a pagar negativa, de forma que o valor seja deduzido do total da fatura do fornecedor na data de fechamento da mesma).
MP Cartão do Cliente na maquina própria da agência: forma de pagamento utilizada quando o cartão do cliente é passado na maquineta de cartão da própria Agência.
A utilização dessa forma de pagamento em uma emissão gerará o seguinte resultado financeiro:
Pagamentos
Pendência de pagamento ao Fornecedor da emissão
Caso exista comissão, por padrão o valor será deduzido do saldo de entrada a pagar ao Fornecedor.
Pendência de pagamento de comissão do emissor(caso seja cadastrado a comissão do emissor na venda).
Recebimentos
Pendência de recebimento da operadora da maquina própria de cartão da agência
EP A Vista + Cartão do cliente na maquina própria da agência: forma de pagamento utilizada quando o cliente realizar parte do pagamento a vista e parte do pagamento em seu cartão passado na maquineta da própria Agência.
A utilização dessa forma de pagamento em uma emissão gerará o seguinte resultado financeiro:
Pagamentos
Pendência de pagamento ao Fornecedor da emissão;
Pendência de pagamento de comissão do emissor(caso seja cadastrado a comissão do emissor na venda).
Recebimentos
Pendência de recebimento do valor da entrada do cliente;
Pendência de recebimento do saldo através da operadora da maquina própria de cartão.
CM (Cartão próprio da agência (CP) + Cartão do Cliente na maquina própria da agência): forma de pagamento utilizada quando o cliente pagar parte do valor com seu cartão de crédito na maquina própria de cartão da agência e o restante do valor da venda for passado no cartão de crédito da agência(CP) direto para o Fornecedor.
A utilização dessa forma de pagamento em uma emissão gerará o seguinte resultado financeiro:
Pagamentos
Pendência de pagamento ao Cartão da Agência (valor passado no cartão próprio);
Pendência de pagamento ao Fornecedor da Emissão (valor passado na maquina própria);
Caso exista receita de comissão, o valor será deduzido do saldo a pagar ao Fornecedor;
Pendência de pagamento de comissão a emissor, (caso exista).
Recebimentos
Pendência de recebimento do cliente faturado (valor passado no cartão próprio);
Pendência de recebimento da operadora maquina própria de cartão (saldo passado no cartão do cliente).
DM (Cartão do cliente Parte no fornecedor Parte na maquina própria da agência): forma de pagamento utilizada quando o cliente faz o pagamento com seu cartão com parte do valor direto para o fornecedor e o saldo na maquineta de cartão da Agência.
A utilização dessa forma de pagamento em uma emissão gerará o seguinte resultado financeiro:
Pagamentos
Pendência de pagamento ao Fornecedor referente ao saldo passado na maquina própria de cartão da agência
Caso exista receita de comissão, o valor será deduzido do saldo a pagar ao Fornecedor;
Pendência de pagamento de comissão do emissor(caso seja cadastrado a comissão do emissor na venda).
Recebimentos
Pendência de recebimento da operadora da maquina própria referente ao valor de entrada recebido no cartão do cliente.
Para os casos de cobrança de TAXA DU/RAV ou FEE à vista/faturado dos clientes, o sistema permite preencher os valores nos seus respectivos campos da coluna À vista/Faturado. Nesses casos, o valor da DU/RAV e FEE será gerado como pendência de recebimento do cliente.
Nas emissões com forma de pagamento DM, para utilizar o Markup é necessário que a Tarifa esteja preenchida na coluna Máquina Própria.
MF (Entrada recebido no cartão do cliente na maquineta própria de cartão da agência (MP) e saldo Direto no Fornecedor (DF): forma de pagamento utilizada quando o cliente faz o pagamento da entrada com seu cartão na maquineta de cartão da própria agência e o saldo da venda é pago diretamente ao fornecedor da venda (DF).
A utilização dessa forma de pagamento em uma emissão gerará o seguinte resultado financeiro:
Pagamentos
Pendência de pagamento ao Fornecedor referente ao saldo passado na maquina própria de cartão da agência
Caso exista receita de comissão, o valor será deduzido do saldo a pagar ao Fornecedor;
Pendência de pagamento de comissão do emissor(caso seja cadastrado a comissão do emissor na venda).
Recebimentos
Pendência de recebimento da operadora da maquina própria referente ao valor de entrada recebido no cartão do cliente.
FI (Financeira): forma de pagamento deverá ser utilizada nos casos onde a agência possui contrato com uma financeira e o cliente efetue a compra através dessa Financeira.
A utilização dessa forma de pagamento em uma emissão gerará o seguinte resultado financeiro:
Pagamentos
Pendência de pagamento ao Fornecedor da emissão
Caso exista receita de comissão, o valor será deduzido do saldo a pagar ao Fornecedor;
Pendência de pagamento de comissão do emissor(caso seja cadastrado a comissão do emissor na venda).
Recebimentos
Pendência de recebimento da Financeira da agência
EF A vista + Financeira: forma de pagamento utilizada nos casos onde o cliente efetuar parte do pagamento a vista e o saldo for pago através de uma instituição Financeira contratada pela Agência
A utilização dessa forma de pagamento em uma emissão gerará o seguinte resultado financeiro:
Pagamentos
Pendência de pagamento ao Fornecedor da emissão;
Caso exista receita de comissão, o valor será deduzido do saldo a pagar ao Fornecedor;
Pendência de pagamento de comissão do emissor (caso seja cadastrado a comissão do emissor na venda).
Recebimentos
Pendência de recebimento do valor da entrada do cliente;
Pendência de recebimento do saldo através da Financeira da agência.
TR (transferência de contas a receber para máquina própria): essa forma de pagamento deve ser utilizada para os casos onde o cliente passa o cartão dele na maquineta da agência e a agência utiliza o seu cartão próprio para pagar o fornecedor da venda.
Após salvar a emissão, na tela de vendas acesse o botão [ Opções ] >> [ Transferir vlr a receber cliente para MP ]. Esse módulo é utilizado para transferir o valor a receber do cliente referente ao valor passado em seu cartão de crédito, para a maquineta própria de cartão da agência.
Clique aqui para obter mais detalhes sobre os campos da tela de transferência de valores para máquina própria.
A utilização dessa forma de pagamento em uma emissão gerará o seguinte resultado financeiro:
Pagamentos
Pendência de pagamento a operadora do cartão próprio da agência;
Pendência de pagamento de comissão do emissor(caso seja cadastrado a comissão do emissor na venda).
Recebimentos
Pendência de recebimento da maquineta própria de cartão da agência;
As receitas de venda da agência, Comissão/TaxaDU, serão geradas como Pendências de recebimento do Fornecedor, (por padrão contas a pagar negativa, de forma que o valor seja deduzido do total da fatura do fornecedor na data de fechamento da mesma).
VT(Parte à vista + transferência de contas a receber para maquina própria): essa forma de pagamento deve ser utilizada para os casos onde o cliente paga uma parte à vista e o saldo é passado no cartão dele na maquineta da agência. A agência utiliza o seu cartão próprio para pagar o fornecedor da venda o saldo passado no cartão do cliente.
Após salvar a emissão, na tela de vendas acesse o botão [Opções] >> [Transferir vlr a receber cliente para MP]. Esse módulo é utilizado para transferir o valor a receber do cliente referente ao valor passado em seu cartão de crdito, para a maquineta própria de cartão da agência.
Clique aqui para obter os detalhes sobre os campos da tela de transferência de valores para máquina própria.
A utilização dessa forma de pagamento em uma emissão gerará o seguinte resultado financeiro:
Pagamentos:
Pendência de pagamento ao Fornecedor da emissão (Entrada);
As receitas de venda, Comissão/TaxaDU, quando presentes, serão deduzidas do valor da parte a vista a pagar ao Fornecedor.
Pendência de pagamento de comissão do emissor(caso seja cadastrado a comissão do emissor na venda).
Pendência de pagamento a operadora do cartão próprio da agência (Saldo cartão próprio).
Recebimentos:
Pendência de recebimento do cliente do valor cobrado à vista.
Pendência de recebimento da maquineta própria de cartão da agência referente ao saldo passado no cartão do cliente;
Forma de pagamento Tripla (3F) CA/IV + DF + MP: essa forma de pagamento deve ser utilizada para os casos onde o cliente paga uma parte à vista ou faturada e o saldo é cobrado no cartão do cliente porém parte do valor é passado diretamente com o Fornecedor da Venda e a outra parte é passada na maquineta de cartão da agência.
A utilização dessa forma de pagamento em uma emissão gerará o seguinte resultado financeiro:
Pagamentos:
Pendência de pagamento ao Fornecedor da emissão (Ref a Entrada e o saldo passado na Maquina própria da agência);
As receitas de venda, Comissão/TaxaDU, quando presentes, serão deduzidas do valor da parte a vista a pagar ao Fornecedor.
Pendência de pagamento de comissão do emissor(caso seja cadastrado a comissão do emissor na venda).
Recebimentos:
Pendência de recebimento do cliente do valor cobrado à vista.
Pendência de recebimento da maquineta própria de cartão da agência referente ao saldo passado no cartão do cliente;
As formas de pagamento abaixo serão utilizadas quando a Agência possuir algum cliente que trabalhe com algum dos cartões corporativos mencionados abaixo.
EB (EBTA - AMEX): Utilize essa forma de pagamento para realizar um lançamento de venda utilizando o cartão corporativo EBTA.
IT (CPB BRADESCO): Utilize essa forma de pagamento para realizar um lançamento de venda utilizando o cartão corporativo CPB do Bradesco.
BT (BTB BRADESCO): Utilize essa forma de pagamento para realizar um lançamento de venda utilizando o cartão corporativo BTB do Bradesco.
CD (CTA CREDICARD): Utilize essa forma de pagamento para realizar um lançamento de venda utilizando o cartão corporativo CTA do Credicard.
VR (VCORP - Cielo CGE ): Utilize essa forma de pagamento para realizar um lançamento de venda utilizando o cartão corporativo Vcorp da Cielo
CT (Mastercard (CTAA)): Utilize essa forma de pagamento para realizar um lançamento de venda utilizando o cartão corporativo CTAA do Mastercard.
AH (CTAH ITAUCARD): Utilize essa forma de pagamento para realizar um lançamento de venda utilizando o cartão corporativo CTAH do Itaucard.
A utilização das formas de pagamento EB, IT, BT, CD, VR, CT e AH gerará o seguinte resultado no controle financeiro da agência:
Pagamentos
Pendência de pagamento de comissão do emissor(caso seja cadastrado a comissão do emissor na venda).
Recebimentos
Não será gerado pendências de recebimento do cliente.
Será gerado pendência de recebimento de Comissão e/ou Taxa de DU/RAV do Fornecedor da emissão.
Para os casos de cobrança de TAXA DU/RAV ou FEE à vista/faturado dos clientes, o sistema permite preencher os valores nos seus respectivos campos da coluna À vista/Faturado. Nesses casos, o valor da DU/RAV e FEE será gerado como pendência de recebimento do cliente.
Entende-se por substituição, de bilhetes as emissões em que normalmente há a alteração de roteiro mas, eventualmente, pode ser também para o mesmo roteiro. Ocorre quando o passageiro usa uma passagem antiga como parte de pagamento para uma passagem nova. No caso a cia recebe o bilhete antigo e o substitui por um bilhete novo (novo número de tkt). Pode haver diferença a pagar ou não pois o crédito/valor do ticket pode ser maior que o novo ticket, gerando um troco que também é dado como MCO para o pax guardar e usar como parte de pagamento em uma compra futura. Abaixo segue o descritivo das formas de pagamento de substituição disponíveis
S1 (Substituição sem Diferença): essa forma de pagamento poderá ser utilizada quando for emitida uma venda de substituição de bilhete sem diferença.
Essa forma de pagamento não gerará nenhuma alteração no resultado financeiro.
S2 (Substituição com diferença à Vista/Faturada): essa forma de pagamento poderá ser utilizada quando for emitida uma venda de substituição de bilhete com a diferença sendo paga a vista ou faturada. Essa diferença poderá ser Tarifária de Taxa de embarque de multa e de taxa DU.
A utilização dessa forma de pagamento poderá gerar Pendências de pagamento ao Fornecedor da emissão e irá gerar pendência de recebimento do cliente.
S3 (Substituição com diferença paga direto ao fornecedor): essa forma de pagamento poderá ser utilizada quando for emitida uma venda de substituição de bilhete com a diferença sendo paga direto no fornecedor, por exemplo, no cartão do cliente.
A utilização dessa forma de pagamento poderá gerar Pendências de recebimento do Fornecedor como comissão e Taxa DU.
S4 (Substituição com diferença outras formas de pagamento): essa forma de pagamento poderá ser utilizada quando for emitida uma venda de substituição de bilhete com a diferença sendo paga com outro tipo de forma de pagamento que não possua uma forma de pagamento de substituição. Ex: VP, EP, CE .
S5 (Substituição com diferença no cartão próprio da agência (CP)): essa forma de pagamento poderá ser utilizada quando for emitida uma venda de substituição de bilhete com a diferença sendo paga utilizando o cartão próprio da Agência.
A utilização dessa forma de pagamento irá gerar Pendências de pagamento ao cartão da agência e pendência de recebimento do cliente.
S6 (Substituição com diferença na máquina própria da agência (MP)): essa forma de pagamento poderá ser utilizada quando for emitida uma venda de substituição de bilhete com a diferença tarifária sendo paga com o cartão de crédito do cliente na maquineta de cartão da agência.
A utilização dessa forma de pagamento irá gerar Pendências de recebimento da operadora da maquineta de cartão e pendência de pagamento ao fornecedor da reemissão do bilhete.
S7 (Substituição com diferença à vista (CA) e saldo no Cartão Próprio(CP)): essa forma de pagamento poderá ser utilizada quando for emitida uma venda de substituição de bilhete com a diferença tarifária sendo paga com entrada à vista e saldo no cartão próprio da agência.
A utilização dessa forma de pagamento irá gerar pendências de recebimento do total da venda do Cliente. Saldo a pagar a operadora do cartão próprio.
Ao salvar a venda, o sistema exibirá uma mensagem perguntando se deseja trocar o tipo de emissão para substituição.
Apesar do sistema possuir formas de pagamento específicas para substituição de bilhete, é possível cadastrar vendas com outras formas de pagamento e defini-las como substituição. Nesses casos, basta realizar a alteração no campo 'Tipo de emissão' para 'substituição'.
Entende-se por remarcação de bilhetes, as emissões em que há alteração do voo do passageiro mas não há alteração do número do bilhete e da rota. Ex: Um passageiro tem um bilhete em mãos e precisa trocar o vôo, mantendo o mesmo roteiro. Quanto a valores do bilhete, dependendo da regra tarifária, pode haver ou não cobrança de multa por alteração de reserva.
Defina a venda como remarcação através do campo 'Tipo de emissão' da venda.
Todas as formas de pagamento da venda podem ser utilizadas como remarcação de bilhete.
Quando o cliente solicitar o cancelamento de uma venda a forma de pagamento desse grupo poderá ser utilizada.
O cancelamento de um lançamento somente deverá ser efetuado quando a agência ainda não realizou nenhuma transação financeira com o cliente e o Fornecedor, caso já tenha ocorrido alguma transação financeira, (pagamento do fornecedor e/ou recebimento do cliente, a venda não deverá ser cancelada, nesse caso recomendamos o lançamento de reembolso.
Quando uma venda é cancelada, ela não será considerada na checagem de duplicidade de vendas.
XX (CANCELADA): essa forma de pagamento será utilizada para vendas que foram canceladas pelo cliente sem gerar reembolso. Clique aqui para mais informações sobre o cancelamento de vendas.
Em 05/11/2024 houve uma mudança no Wintour quando a interface não envia a forma de pagamento ou envia conteúdo inválido:
Antes da mudança: Não tinha como importar a venda, mesmo que parcialmente tendo que ser inteiramente digitada manualmente;
Após a mudaça : A venda é importada com a forma de pagamento NI e com situação contábil = N pois não há informação suficiente para lançar os valores no financeiro, porém outros dados serão importados.
A vantagem do modelo atual é que todos os demais detalhes já são importados (roteiro, cliente, informações corporativas, etc) diminuindo erros e restando ao usuário apenas a tarefa de preencher a forma de pagamento correta bem como valores e situação contábil, agilizando portanto o tempo de lançamento da venda.
Se a agência preferir voltar ao formato anterior, basta acessar bloquear a forma de pagametno NI através das configurações de forma de pagamento conforme exeplicado nesse link.
As vendas importadas com forma de pagamento NI não gerarão informações financeiras, isto é, o campo [ Situação Contábil ] estará marcado como 'N - Não Gerar finaceiro'. Após integrar a venda, além de alterar a forma de pagamento será necessário mudar a opção [ Situação Contábil ] para 'S - Gerar Financeiro'.
Abaixo algumas observações sobre a nova forma de pagamento:
A venda depois de lançada permite a alteração de outras informações mesmo a forma de pagamento estando como "NI";
Não é permitido cadastrar uma venda manualmente com forma de pagamento "NI";
Não é possível alterar a forma de pagamento de uma venda já cadastrada com outra forma de pagaemnto "CA", "IV", etc para "NI";
Não é possível modificar a situação contábil de uma venda "NI" para "G - Gerar financeiro", é necessário primeiro alterar a forma de pagamento;
As vendas "NI" não serão listadas para a emissão de DVC;
Não é permitido cadastrar a parametrização de situação contábil para a fop "NI";
Nesse campo o usuário deverá selecionar o tipo do serviço do cliente (doméstico ou internacional). Para vendas internacionais, serão exibidos os campos de Moeda/Cambio/Tarifa e Taxa. Preenchendo-se o câmbio o sistema calculará a conversão dos valores automaticamente em moeda estrangeira.
É possível habilitar uma checagem para:
Nas vendas domésticas (D):
Aceitarem nas emissões de aéreo somente aeroportos que estejam com o cadastro do país preenchido com BR;
Aceitarem nas emissões de outros produtos somente preenchimento do campo Cia/Opr/Htl com prestador de serviço que esteja com cadastro do campo país preenchido com BR;
Nas vendas internacionais(I):
Aceitarem nas emissões de aéreo somente aeroportos que estejam com o cadastro do país diferente de BR;
Aceitarem nas emissões de outros produtos somente preenchimento do campo 'Cia/Opr/Htl' com prestador de serviço que esteja com cadastro do campo país diferente de BR;
Os cadastros dos aeroportos e fornecedores que estiverem sem o campo 'País' preenchido serão considerados como "não BR", ou seja, internacional
Clique aqui para saber mais sobre o preenchimento do campo País do cadastro de fornecedores.
Clique aqui para saber mais sobre o preenchimento do campo País no cadastro de aeroportos.
As vendas cadastradas no sistema podem ser identificadas com 3 tipos de emissão.
Emissão: essa é a opção padrão selecionada pelo sistema ao cadastrar uma nova venda;
Remarcação: essa opção deve ser selecionada quando a venda que está sendo cadastrada for uma Remarcação de bilhete. Entende-se por Remarcação de bilhetes, as emissões em que há alteração do voo do passageiro mas não há alteração do número do bilhete e da rota. Ex: Um passageiro tem um bilhete em mãos e precisa trocar o vôo, mantendo o mesmo roteiro. Quanto a valores do bilhete, dependendo da regra tarifária, pode haver ou não cobrança de multa por alteração de reserva. Forma de pagamento da venda a utilizar: utilize qualquer uma das formas de pagamento que identifique o formato que o cliente utilizou para realizar o pagamento da remarcação;
Substituição: essa opção deve ser selecionada quando a venda que está sendo cadastrada for uma Substituição de bilhete. Entende-se por Substituição de bilhetes as emissões, em que normalmente há a alteração de roteiro, mas eventualmente pode ser também para o mesmo roteiro. Ocorre quando o passageiro usa uma passagem antiga como parte de pagamento para uma passagem nova. No caso a cia recebe o bilhete antigo e o substitui por um bilhete novo (novo nr. de tkt). Pode haver diferença a pagar ou não pois o crédito/valor do tkt pode ser maior que o novo tkt, gerando um troco que também é dado como MCO para o pax guardar e usar como parte de pagamento em uma compra futura.
Esse campo foi criado para que os usuários que tiverem permissão possam ir definindo/marcando os Status da venda após a sua emissão forma, a agência poderá controlar melhor as ações a serem tomadas de acordo com o Status que a venda estiver marcada.
Tanto o cadastro como a alteração de vendas estão diretamente relacionados:
a definição de permissão de alteração de forma de pagamento escolhida durante o cadastro do Status
as definições de acesso aos status definidos na guia [ Vendas 2 ] das configurações de acesso do sistema no módulo de Cadastro de usuários.
As definições de Status também podem ser auditadas no botão [ Opções ] >> [ Auditoria ] da tela de vendas.
Clique aqui e saiba mais sobre o cadastro e configurações de novos status.
Nesse campo poderá ser preenchido o canal de captação do cliente na venda.
O campo será preenchido automaticamente quando estiver preenchido no cadastro do cliente.
Mesmo estando pré-cadastrado no cadastro do cliente o campo pode ser alterado na venda
Clique aqui para obter maiores detalhes sobre canal de captação sugerimos a leitura do capítulo [Canal de captação].
Esse campo serve para informar o canal de geração da venda do passageiro. O sistema dispõe de dois canais pré cadastrados.
On-line: esse canal é utilizando quando o cliente, (normalmente corporativo), tem um login e senha para acessar o portal da agência para realizar a reserva e emissão de seus bilhetes.
OFFLINE: o cliente depende de fazer contato com um funcionário da agência para pedir e autorizar a emissão de um tkt.
Outros canais de venda podem ser cadastrados conforme a necessidade
Campo para preenchimento do centro de custos da agência na venda.
Clique aqui para realizar a leitura do módulo de cadastro de centro de custosda agência
Se necessário, o centro de custos da agência pode ser parametrizado,
Clique aqui para conhecer mais sobre a parametrização de centro de custos da agência
Não confundir o Centro de Custo da Agência com o Centro de Custo do Cliente.
Se o CCA não for preenchido e não existir parametrização, ao salvar a venda ele será preenchido com o CCA GERAL
Campo de preenchimento opcional muito pouco utilizado. É utilizado geralmente para comissionamentos oferecidos por cias aéreas Internacionais, onde o percentual de comissionamento varia por trecho (Tour Code). Dessa maneira, quando ocorrer esse tipo de lançamento o usuário deverá informar o código referente ao tour code. Para maiores detalhes sugerimos a leitura do capítulo sobre [Tour Code] no manual de referência.
Essa parte da tela de vendas contém campos relacionados ao prestador de serviço (cia aérea, locadora, hotel, seguradora, etc....), da venda.
Nesse campo deverá ser preenchido o código do prestador de serviço da venda (cia aérea, hotel, operadora seguradora, locadora, etc... que irá prestar os serviços). Ao cadastrar a venda a agência poderá ter duas situações relacionadas aos campos Fornecedor e Prestador de Serviço.
Fornecedor é diferente do prestador de serviço: Quando a emissão é feita através de um Fornecedor terceiro, por exemplo um consolidador. Nesses casos mesmo que a prestadora de serviços seja uma Cia aérea, a Agência terá a relação financeira direto com o Fornecedor da venda e não com a Cia. Desta maneira, é possível ter, através do mesmo Fornecedor, comissionamentos e vencimentos diferenciados para cada prestador de serviço.
Exemplo: Fornecedor = Flytour (consolidadora) Prestador de Serviço = G3 (cia aérea Gol).
Fornecedor é igual a cia/operadora: Quando a emissão/venda é feita diretamente com o prestador de serviços, sem intermédio de terceiros.
Exemplo: Fornecedor = G3, Prestador de Serviço = G3.
Validações ao salvar a venda relacionadas ao prestador de serviço
Se a validação de vínculo de fornecedores ao prestador de serviço estiver habilitada, o sistema só permitirá salvar a venda se o campo cia estiver preenchido com prestadores de serviço que esteja com o seu tipo vinculado ao cadastro do fornecedor da venda.
Clique aqui para saber mais sobre o vínculo de tipos de prestadores de serviço com o cadastro de fornecedores.
Se a validação de fornecedores Multi-marcas estiver habilitada, o sistema só permitirá salvar a venda com o campo 'Prestador Serviço' diferente do fornecedor, apenas se no cadastro do fornecedor a opção Multi-marca estiver selecionada.
Clique aqui para saber mais sobre como configurar fornecedor como Multi-marca.
Para produtos que não sejam do grupo aéreo, é possível configurar uma checagem para restringir o preenchimento do campo prestador de serviço (Prestador Serviço) de acordo com o tipo da venda (D/I) como explicado na sessão Doméstico/Internacional desse capítulo. Clique aqui para ver a explicação.
Nesse campo deve ser preenchido o número do bilhete das emissões. Possui total de 10 dígitos sendo dividido em dois campos, Formulário e número do documento, a saber:
Form (Formulário): o campo formulário deverá ser preenchido com os primeiros 4 dígitos do bilhete
Nr. Doc. (Número do documento: esse campo deverá ser preenchido com os 6 dígitos seguintes do bilhete
Para os produtos aéreo (TKT) o preenchimento do campo é obrigatório.
Como o bilhete aéreo possui 13 dígitos o preenchimento deverá ser feito como detalhado a seguir:
Os 3 primeiros dígitos, que é o código da Cia aérea, deve ser desconsiderado;
Os 4 seguintes é o número do formulário (Deve ser preenchido no campo FORM);
Os seis últimos o número do bilhete (deve ser preenchido no campo número do doc).
Para outros tipos de produto, por exemplo, Pacote, Hotéis, seguro, O preenchimento dos campos Form é opcional mas poderá ser preenchido com o número da reserva. Para esses produtos, se o campo não for preenchido, o sistema assumirá “zeros”.
Apesar de não ser obrigatório para esses casos, recomendamos o preenchimento do campo com o número/código que é fornecido à agência para a identificação dos produtos.
Nos serviços do grupo aéreo, podem ocorrer emissões que possuam bilhetes conjugados. Esses bilhetes devem ser cadastrados através do botão [ + ] (1), disponível ao lado do campo 'NR DOC', conforme exibe a imagem abaixo.
Após clicar em + (1), será exibida a tela de cadastro dos bilhetes conjugados, clique no botão [ + F3 ] para incluir os bilhetes conjugados.
Como o número do formulário (4 primeiros dígitos do bilhete após o código da cia aérea) é igual, digite somente o número do bilhete.
O campo é alfanumérico
O bilhete principal permanece sendo exibido diretamente no campo [ Form/Nr. Doc ], os conjugados serão exibidos acima do campo [ Vct Fornecedor ] conforme destacado na imagem anterior (2).
Conforme destacado na imagem anterior (2), será exibido somente os dois digitos finais de no máximo 3 bilhetes conjugados. O caracter + será exibido para indicar quando existirem mais do que 3 bilhetes conjugados.
A checagem de duplicidades de bilhetes não irá avaliar os bilhetes conjugados (e a inserção de conjugados não irá checar duplicidade também);
Ao clonar uma venda, os bilhetes conjugados não serão migrados.
Os bilhetes conjugados serão exibidos nos seguintes módulos:
Fichas de venda;
DVC;
ND/NC/Fat;
Recibo;
Listagem de faturas;
Financeiro >> A pagar/receber resumido e detalhado;
Financeiro >> Conferência de faturamento;
Movimento diário;
Mapa de produção;
Relatório de embarque/desembarque;
Carta de cobrança de comissão.
O preenchimento desse campo é opcional quando preenchido, seu conteúdo deverá ser o localizador da reserva.
O campoLocalizador poderá conter caracteres especias como: - _ etc...
Para as cias aéreas o TKT deve ser preenchido no campo FORM/NúmeroDOC e o localizador da reserva nesse campoalizador] o usuário poderá digitar o localizador do bilhete.
Para as emissões que tiverem apenas o localizador, o mesmo deverá ser digitado no campo [NR DOC] em seguida o sistema copiará, automaticamente, o número do loc para o campo Localizador
Esse agrupamento contém campos relacionados ao fornecedor da venda
Entende-se por fornecedor aquele com quem a agência se relaciona financeiramente, isto é, com quem foi feito a compra/emissão do produto adquirido pelo cliente. Exemplos: Consolidadoras, Operadoras, Hotéis, Cias aéreas, etc....
Campo para preenchimento do fornecedor da venda.
É possível restringir os tipos de produtos que podem ser utilizados com o fornecedor.
Clique aqui para obter mais informações sobre as validações de vínculos de tipo de fornecedores com produtos.
Utilize esse campo para identificar as emissões com tarifa net.
Apesar do campo markup geralmente ser utilizado nas tarifas com valor net, o campo 'Tarifa net' não tem nenhuma ligação com este campo. Sua utilização servirá para informar o tipo de tarifa da venda e também não calcular a comissão da agência (quando parametrizado).
Nesse campo deverá ser preenchido com o valor da comissão, (caso exista), oferecida pelo fornecedor da venda à Agência. O sistema poderá preencher esse campo automaticamente após a venda ser salva, para isso, o sistema deverá estar parametrizado com o percentual de comissão acordado entre Agência e Fornecedor. Para maiores informações sobre Parametrização de comissionamento sugerimos a leitura do capítulo Comissionamento de Fornecedores.
Esse campo poderá ser preenchido com o valor do incentivo (Over) oferecido pelo Fornecedor à Agência (quando o mesmo existir). O sistema poderá preencher esse campo automaticamente após a venda ser salva, para isso, o sistema deverá estar parametrizado com o percentual de Over acordado entre Agência e Fornecedor. Para maiores informações sobre Parametrização de comissionamento sugerimos a leitura do capítulo Comissionamento de Fornecedores.
Esse campo poderá ser preenchido com o valor de ISS cobrado pelo fornecedor para cada emissão realizada. O sistema poderá preencher esse campo automaticamente após a venda ser salva, para isso, o sistema deverá estar parametrizado com o percentual acordado entre Agência e Fornecedor. Para maiores informações sobre Parametrização de comissionamento sugerimos a leitura do capítulo Comissionamento de Fornecedores.
Esse campo será exibido somente para as vendas de TKT com forma de pagamento cartão de crédito. Essa taxa geralmente é cobrada por alguns fornecedores para emissões de bilhetes aéreos com taxa DU, com pagamento através de cartão de crédito.
Esse campo será utilizado nas vendas com forma de pagamento, (CV - Cartão Virtual de Fornecedores). Para esses casos, informe a taxa de emissão do cartão cobrada pelo fornecedor do cartão de crédito virtual da agência.
Clique aqui para mais informações sobre cartão virtual.
O valor da taxa de emissão deverá ser utilizado para os casos onde o fornecedor esteja cobrando da agência uma taxa de emissão. Essa taxa também é conhecida como Fee do Fornecedor.
O campo taxa de emissão gera apenas contas a pagar ao fornecedor. Dessa forma, nos casos em que a taxa de emissão for repassada para o cliente, recomendamos que seja utilizado o campo 'Outras taxas' no lugar desse campo.
Esse campo deverá ser preenchido com o código da conta da taxa de emissão que deverá já estar cadastrado no plano de contas. Se a Agência quiser contabilizar essa taxa com uma diminuição de sua receita de comissão ou taxa de DU deverá utilizar as respectivas contas de acordo com cada lançamento. Para vendas que possuam comissã,o poderá ser utilizada a conta [RCOMIS] que representa a receita de comissão e para as vendas que possuam taxa de DU poderá ser utilizada a conta [TX-DU]. Caso a Agência prefira contabilizar a taxa de emissão como uma despesa deverá ser cadastrado uma conta no plano de contas de despesa para essa conta.
Esse campo deverá ser preenchido com a data de vencimento para pagamento do Fornecedor da venda.
De forma geral o vencimento é igual tanto para o pagamento do Fornecedor quanto para o recebimento da comissão, over etc.... Para os casos onde a data de vencimento da comissão for diferente da data de pagamento ao Fornecedor deverá ser utilizado os campos avançados da tela de venda, que será explicado ainda neste capítulo
Todos os campos que possuem valores têm um destino para a parte Financeira do Wintour. O destino nada mais é do que informar ao sistema se o valor de determinado campo deverá estar no Contas a Pagar, representado pela letra [P] ou no Conta a Receber representado pela letra [R].
Os campos relacionados a Fornecedores (Comissão, Over, ISS) por padrão, seu destino é configurado para estar sempre no contas a pagar [P], pois para a maioria dos lançamentos os fornecedores não depositam os valores referente à comissão e over na conta da agência mas sim deduzem o valor que a agência tem a receber do total a ser pago no fechamento da Fatura.
Para os casos onde a Agência paga ao Fornecedor para depois receber sua comissão o sistema permite a alteração do destino diretamente na venda, bastando o usuário clicar sobre a letra [P ou R] para que o sistema altere o destino.
Todos os campos acima poderão ser preenchidos automaticamente após a venda ser salva, para isso, o sistema deverá estar devidamente parametrizado com o percentual acordado entre Agência e Fornecedor. Para maiores informações sobre Parametrização de comissionamento e vencimento de Fornecedores sugerimos a leitura dos capítulos Comissionamento de Fornecedores e Prazos de pagamento de Fornecedores. Para configuração de destinos que fujam do padrão assumido pelo sistema (Contas a Pagar) sugerimos a leitura do capítulo [Destinos CP/CR].
Essa parte do módulo de vendas contém os campos onde serão preenchido os valores do produto que está sendo que está sendo adquirido pelo cliente da agência. Os valores poderão ser digitados em 3 colunas. as quais serão liberadas ou bloqueadas para digitação de acordo com a forma de pagamento selecionada pelo usuário. Todas as colunas possuem os seguintes campos:
Todas as colunas possuem os seguintes campos
Tarifa: esse campo deverá ser preenchido com o valor da tarifa cobrado ao cliente;
Quando a opção de diárias estiver habilitada para os produtos do grupo Hotel e Locação de veículos, o campo 'Tarifa', pode ser calculado automáticamente com base no valor da diária. Essa opção poderá ser identificada pela negrito da fonte e, ao passar por ele, a tela de descrição de serviços do produto será exibida.
O botão '$', disponível ao lado do campo 'Tarifa' será habilitado dentro das condições apresentadas anteriormente. Através dele, também é possível acessar a máscara dos produtos Hotel e locação de veículos apresentada a seguir
A explicação sobre a digitação do valor das diárias encontra-se disponível na parte sobre 'Roteiro' em Máscara de Hoteis e Máscara de locação de veículos.
Taxa Embarque: esse campo deverá ser preenchido com o valor da taxa de Embarque;
DU/RAV: campo para preenchimento do valor cobrado do cliente referente a DU ou RAV;
O Wintour possui apenas 1 (um) campo para preenchimento tanto da DU como da RAV. A identificação se a taxa cobrada será DU ou RAV, é feita apenas através da identificação da conta financeira de receita (TX-DU para DU e RAV-AG para RAV). Essa identificação é feita através do último campo disponível na linha TAXADU/RAV.
Quando não informado pelo usuário a conta padrão do sistema será sempre TX-DU.
Utilize a lupa ao lado do campo para exibir a tela de seleção de contas.
Vide capítulo sobre Taxa de DU/RAV para maiores detalhes;
Nas formas de pagamento de cartão corporativos, EB, BT, CD, CT, DM, IT, VR., o sistema permitirá digitar o valor de DU/RAV na coluna à vista.
Outras Txs (Outras Taxas): o campo outras taxas deve ser preenchido quando é necessário registrar taxas adicionais cobradas pelo Fornecedor que devem ser repassadas para o cliente.O campo permite registrar até 3 valores de outras taxas.
Se necessário, o campo outras taxas permite que o vencimento e o destino (CP/CR) de cada uma das outras taxas sejam alterados individualmente a partir dos campos avançados da venda. Clique aqui pra saber mais sobre os campos avançados.
Para utilização desse campo é obrigatório preenchimento do código das outras taxas no campo disponível ao final da linha.
Quando a opção de valores por diárias estiver habilitada para os produtos do grupo Hotel e Locação de veículos, os campos 'Outras Taxas' podem ser calculados automáticamente com base no valor da diária. Isso poderá ser identificado através do negrito na cor da fonte e, ao passar por ele, a tela de descrição de serviços do produto será exibida.
A explicação sobre a digitação do valor das diárias encontra-se diasponível na parte sobre 'Roteiro' em Máscara de Hoteis e Máscara de locação de veículos.
Clique aqui para realizar a leitura do capítulo de cadastro de outras taxas de vendas.
Fee: existem situações onde a própria agência cobra de seus clientes uma taxa adicional pelo lançamento (Fee). Nesse campo poderá ser discriminado esse valor. O campo permite registrar até 2 valores de Fee.
Se necessário, o campo fee permite que o vencimento e o destino (CP/CR) de cada um dos campos de fee sejam alterados individualmente a partir dos campos avançados da venda. Clique aqui pra saber mais sobre os campos avançados.
Por padrão o valor de Fee é discriminado em todos os documentos do sistema, Recibos, Faturas, relatórios etc... É possível ocultar a informação do Fee utilizando o recurso de substituição visual de contas.
Clique aqui para maiores informações sobre substituição visual de contas, sugerimos a leitura do capítulo sobre [Fee].
Para utilização desse campo é obrigatório o preenchimento do código na coluna [ Código/Outras txs/Fee ].
No Wintour o Fee será sempre cobrado à vista do cliente não sendo possível utilizar ele na coluna crédito.
O campo Fee à vista poderá ser preenchido sempre independente da forma de pagamento utilizada mesmo nas formas de pagamento MP.
Markup: assim como o FEE, o Markup é um valor adicional cobrado pela agência diretamente para o seu cliente. A principal diferença entre os dois campos é que o Markup é utilizado para remarcar o valor de Tarifa passado pelo Fornecedor, dessa forma, para o cliente o valor adicional não sairá discriminado em recibos e faturas pois o mesmo estará embutido na Tarifa.
Geralmente a pratica do Markup no mercado é realizada quando o Fornecedor não oferece comissão à agência repassando apenas o valor net da Tarifa, a agência nesse momento cobra pelo seu serviço remarcando o valor da Tarifa.
Vale observar que quando a agência desejar utilizar o markup é necessário sempre somar o valor que será acrescido pela agência ao valor da Tarifa repassado pelo Fornecedor.
Exemplo 58.1. Exemplo de Markup
Se o valor da Tarifa passado pelo Fornecedor for R$ 1000,00 e a agência desejar acrescentar R$ 100,00 de markup, no campo [ Tarifa ] deverá ser preenchido com R$ 1100,00 (soma da tarifa + Markup) e no campo [ Markup ] deverá ser preenchido somente com o valor acrescido R$ 100,00.
Nas emissões com cartão de crédito, se o fornecedor cobrar alguma taxa referente ao repasse desse markup para a agência, (devolução), essa taxa extra deverá ser preenchida no campo [ Taxa de Emissão ] da venda. Lembrando que o campo Taxa de Emissão, se necessário, é passível de parametrização.
Nas emissões com forma de pagamento DM, para utilizar o Markup é necessário que a Tarifa esteja preenchida na coluna Máquina Própria.
Nas emissões com Cartão Próprio (CP) se o Markup for passado no cartão, preencher o Markup na coluna cartão.
Se o Markup for cobrado à vista do cliente, as emissões com cartão próprio devem ser lançadas com forma de pagamento (VP) e o Markup preenchido na coluna à vista.
Quando a opção de valores por diárias estiver habilitada para os produtos do grupo Hotel e Locação de veículos, o campo 'Markup' pode ser calculado automáticamente com base no valor da diária. Isso poderá ser identificado através da cor do campo, que ficará a fonte em negrito, ao passar por ele, a tela de descrição de serviços do produto será exibida.
A explicação sobre a digitação do valor das diárias encontra-se diasponível na parte sobre 'Roteiro' em Máscara de Hoteis e Máscara de locação de veículos.
Se durante o processo de liquidação/baixa dos valores de venda que contiver o Markup for feito a baixa do valor da Tarifa separadamente do Markup, será gerado um alerta no Resumo financeiro da venda informando que existem valor de Markup desvinculado da venda, como exibe a imagem abaixo
Figura 58.21. Imagem destacando o campo Tarifa que ao ser liquidado desvinculado do campo Markup ou da apropriação gerará a mensagem de alerta
Nesses casos, se for necessário alterar o valor do Markup para um valor maior, será gerado a mensagem de erro abaixo após a tentativa de salvar a venda.
Figura 58.22. Mensagem de alerta ao tentar salvar venda ap[os aumentar o valor de markup estando este desvinculado da tarifa
Essa coluna estará liberada para inserção dos valores somente para as formas de pagamento que possuam todo ou parte do pagamento a vista.
Formas de pagamentos que utilizam essa coluna: CA, PX, IV, PD, GR, CE, VC, VP, EP, EF, VT, S2, S4 .
Os campos dessa coluna serão liberados para cadastro dos valores somente para as formas de pagamento que possuam todo ou parte do pagamento Direto no Fornecedor (cartão do cliente ou cheque do cliente).
Formas de pagamentos que utilizam essa coluna: CC, PL, CP, VP, CS, VC, DF, DM, EB, IT, CD, VR, TR, VT, S3, S4, S5.
Essa é uma coluna que fica oculta no sistema. Ela é exibida na tela de vendas somente para as formas de pagamento que possuam todo ou parte do pagamento utilizando o cartão do cliente na maquina de cartão da Agência.
Formas de pagamentos que utilizam essa coluna: MP, EP, DM, CM, S4, FI, EF.
Após o preenchimento dos campos o sistema passa uma coluna com o total de cada linha e uma linha com o total de cada coluna.
O campo câmbio será exibido nas emissões internacionais. Abaixo segue a explicação dos campos presentes nessa coluna.
O padrão do sistema é exibir o valor de cÂmbio somente para emissões internacionais, abaixo seguirá o explicativo para configurar a exibição do câmbio também nas emissões domésticas.
Configuração para exibir o campo câmbio para vendas domésticas: por padrão o campo câmbio é exibido somente para as vendas com o tipo Internacional. Contudo o usuário poderá configurar para que o campo seja exibido tanto para as vendas Internacionais quanto para as vendas Domésticas. A configuração poderá ser realizada acessando [ Outros ] >> [ Configurações gerais ] >> Guia [ Configuração de Vendas 1 ].
Caso o usuário deseje que também seja exibido o campo de configuração de câmbio para vendas domésticas a opção, [Exibir campos referentes a câmbio para as vendas domésticas], destacada na imagem imagem abaixo deverá estar selecionada.
Moeda: selecione a moeda na qual o câmbio foi calculado;
Câmbio: valor do câmbio da moeda selecionada anteriormente que foi acordado com o cliente;
Todo dia o sistema passará a assumir automaticamente o primeiro câmbio digitado nesse campo por fornecedor. Dessa forma, as próximas vendas internacionais emitidas no mesmo dia para o mesmo fornecedor e moeda, terão o campo câmbio preenchido automaticamente.
O módulo para cadastro de câmbio diário não tem impacto sobre o campo câmbio da venda nos lançamentos manuais. Dessa forma, a inclusão do câmbio diário é necessária apenas:
Em algumas interfaces de venda as emissões internacionais informam a moeda de câmbio, nesses casos será exigido o cadastro do câmbio diário para calcular os valores da respectiva moeda;
O cadastro do cambio diário também faz-se necessário quando é necessário imprimir uma fatura em outra moeda.
Clique aqui para realizar a leitura do manual sobre câmbio diário.
Ao alterar os valores da venda ou do câmbio, os valores da moeda original serão atualizados automaticamente desde que a diferença seja superior a 0,02 centavos.
Tarifa: tarifa calculada de acordo com o câmbio ou valor digitado manualmente pelo usuário;
Tx. Emb (Taxa de Embarque): taxa calculada de acordo com o câmbio ou valor digitado manualmente pelo usuário;
Tx Du/Rav: taxa Du/Rav calculada de acordo com o câmbio ou valor digitado manualmente pelo usuário;
Out Txs: outras taxas calculada de acordo com o câmbio valor digitado manualmente pelo usuário;
Fee: taxas fee calculada de acordo com o câmbio ou valor digitado manualmente pelo usuário;
Total: total dos valores na moeda internacional.
As informações contidas nesse campo são meramente informativas, pois o Wintour não possui financeiro multimoeda, isto é, a parte financeira do sistema é toda baseada em moeda nacional (R$). Vale observar também que os valores das colunas deverão ser preenchidos normalmente em real para que na coluna referente ao câmbio ,após selecionar a moeda e o cambio, o sistema converta os campos tarifa taxa, etc.. para a moeda internacional.
Para efeito de arredondamento o sistema aceitará uma margem de diferença de até 0,02.
Os campos de valores,(Tarifa, taxas, etc...) poderão ser destacada em negrito quando:
os valores dos campos são calculadas pelo próprio sistema com base no câmbio informado.
quando os valores dos campos forem digitados manualmente pelo usuário.
Durante o cadastro de vendas internacionais a partir das interfaces observe se os valores em outra moeda foram calculados pois existem interfaces que não informam a moeda nem o câmbio para que o Wintour possa calcular as vendas.
Os valores da coluna de outras moedas serão exibidos nos recibos de liquidação dentro do campo histórico dos itens da venda.
Figura 58.24. Trecho do recibo de liquidação destacando a informação das Outras Moedas no histórico da venda.
Os valors da outra moeda também poderão ser exibidos no histórico dos documentos Nota de Débito, Nota de Crédito e Fatura desde que a opção de Exibir valores de outra moeda esteja selecionado nas configurações visualis dos documentos.
Clique aqui para saber mais sobre essa configuração
Essa parte conterá campos para preenchimento dos dados básicos e dados corporativos do cliente da venda.
Nessa parte conterá a explicação dos campos presentes no agrupamento de dados básicos do cliente.
Nesse campo deverá ser preenchido o código do cliente da venda.
Após preencher o código do cliente o usuário poderá consultar o limite de crédito do cliente diretamente do próprio módulo de vendas, para isso, bastará clicar no botão em destaque apresentado na figura abaixo.
Para facilitar a identificaçao do cliente utilizado na venda, será exibido a informação do campo 'Nome/Razão Social' do cadastro do cliente;
Esse campo poderá ser preenchido com o valor de desconto que a agência esteja oferecendo ao cliente
Campo para preenchimento da data de vencimento do cliente.
Preenchimento obrigatório apenas para as formas de pagamento que gerem valor a receber do cliente. (Cash, Pix, Invoice(Faturado), etc...)
Para clientes sem parametrização de vencimento se o usuário não digitar manualmente a data, ao salvar a venda o campo será preenchido automaticamente com a mesma informação do campo Data da Venda
Um triangulo de alerta amarelo será exido ao lado do vencimento do cliente para indicar que existem divergencias no vencimento do cliente nas seguintes situações.
Datas de vencimento para os itens que compõem o valor total a receber do cliente:
Ex: Data de vencimento do campo 'Tarifa' 29/12/2016 enquanto a data de vencimento da 'Taxa' está 25/12/2016. Clique aqui para saber mais sobre os vencimentos avançados
Transferencia de valor de cliente: quando a opção de transferência de valor a receber do cliente for utilizada para transferir parte ou o total a receber do cliente para outro sacado , o botão de alerta também será exibido.
Clique aqui para saber mais sobre transferencia de valor a receber de cliente.
Rateio por centro de custo para faturamento: quando o valor a receber do cliente for rateado e um ou mais centros de custos, o botão de alerta será exibido.
Clique aqui para saber mais sobre rateio de centro de custo para faturamento.
As vendas que possuírem faturas emitidas para clientes terão o número das mesmas exibida no campo Fatura(s).
Campo de preenchimento opcional, utilizado para informar o valor da comissão somente nos casos onde a agência possua clientes que sejam comissionados pelas vendas realizadas (geralmente outras Agências de viagens).
Esse campo está relacionado com o campo comissão do cliente, onde deverá ser informado a data de vencimento da mesma.
Para clientes sem parametrização do vencimento da comissão, se o usuário não digitar manualmente a data, ao salvar a venda o campo será preenchido automaticamente com a mesma informação do campo 'Data da Venda'.
Todos os campos que possuem valores têm um destino (contas a pagar/Receber) para a parte Financeira do Wintour. O destino nada mais é do que informar ao sistema se o valor de determinado campo deverá estar no Contas a Pagar, representado pela letra [P] ou no Conta a Receber representado pela letra [R]. Os campos relacionados a Clientes (Desconto, Comissão/repasse) por padrão, seu destino é configurado para estar sempre no contas a receber [R], pois para a maioria dos lançamentos referente a clientes a agência deduz os valores de comissão/repasse e desconto do total a receber do cliente na data de vencimento da venda. Para os casos onde a Agência paga ao Cliente separadamente os valores de Desconto e comissão/repasse o sistema permite a alteração do destino diretamente na venda bastando o usuário clicar sobre a letra [P ou R] para que o sistema altere o destino.
Todos os campos de preenchimento de valores acima poderão ser preenchidos automaticamente após a venda ser salva, para isso, o sistema deverá estar devidamente parametrizado com o percentual acordado entre a Agência e o cliente. Para maiores informações sobre Parametrização de descontos, comissionamento e vencimento de clientes, sugerimos a leitura dos capítulos Comissionamento de Clientes e Descontos de clientes. Para configuração de destinos que fujam do padrão assumido pelo sistema (Contas a Receber) sugerimos a leitura do capítulo [Destinos CP/CR].
Nessa parte são agrupados os campos referentes a dados corporativo dos clientes
Esse campo de preenchimento opcional deverá ser utilizado quando o cliente solicitar que sua fatura seja emitida por departamentos(centro de custos), dessa forma, para cada venda do cliente esse campo deverá ser preenchido com o respectivo centro de custos do passageiro da venda.
Ao alterar o cliente de vendas que estejam com o campo 'C. Custos/Cli' do cliente preenchido, o conteúdo do campo só será mantido se o novo cliente possuir um centro de custos com o código exatamente igual ao que está preenchido no campo centro de custos da venda.
Clique aqui para saber mais sobre o cadastro de centro de custos do cliente.
Esse campo deverá ser preenchido somente para os cliente que possuírem contratos cadastrado no no sistema.
Para maiores informações sobre contrato, consulte o capítulo sobre cadastro de clientes.
Campo de preenchimento opcional para preenchimento do número da matrícula do passageiro no cliente corporativo.O preenchimento do campo é realizado da seguinte forma:
Manualmente: a matrícula é digitada manualmente no campo.
Assim como os demais campos parametrizáveis da venda, a digitação manual prevalecerá sobre a parametrizada.
Clique aqui para saber mais sobre as mensagem exibida de campos de preenchimento manual após salvar a venda.
Utilizando a matrícula do cadastro de contatos: essa opção pode ser feita de duas maneira:
Pesquisa: ao pressionar a tecla [ F11 ] ou clicar no botão de lupa ao lado do campo Matrícula, será exibido a lista de todos os contatos cadastrados para a clientes jurídicos, destacando o nome e o campo Matrícula.
Automática (através da normalização do passageiro): para a Matrícula ser preenchida automaticamente é necessário:
Habilitar o módulo de normalização da grafia passageiro, e normalizar as grafias com os cadastros dos contatos do cliente jurídico;
Clique aqui para mais informações sobre normalização de passageiro.
Preencher o campo 'Matrícula' no cadastro do contato do cliente jurídico;
Parametrizar o cadastro do cliente para calcular automaticamente a Matrícula dos passageiros com grafia normalizada.
A parametrização de matrícula é realizada em [ Cadastro ] >> [ Parametrização ] >> [ Clientes ] >> [ Matrícula/Vendas (Pax Normalizado) ].
Clique aqui para mais informações sobre a parametrização
O campo matrícula permite no máximo 20 caracteres.
Opcionalmente esse campo poderá ser utilizado para os casos onde os clientes jurídicos da agência fazem as solicitações de emissão através de um número de requisição e desejam que esse número de requisição seja registrado em cada uma das emissões.
Nesse campo o usuário poderá informar a data referente ao número da requisição passada pelo cliente da agência.
O campo requisição permite no máximo 20 caracteres.
Opcionalmente esse campo poderá ser preenchido com o código do nome do solicitante da emissão. Geralmente esse campo é utilizado pelos clientes jurídicos da agência, que desejam registrar o nome da pessoa que solicitou a emissão.
O preenchimento desse campo requer que o solicitante esteja pré-cadastrado no campo [Contatos] disponível no cadastro de cliente de pessoa jurídica.
Ao alterar o cliente de vendas que estejam com o campo Solicitante preenchido, o conteúdo do campo só será mantido se o novo cliente possuir um contato com o nome exatamente igual ao que está preenchido no campo Solicitante.
Clique aqui para maiores informações sobre o cadastro de contatos.
Opcionalmente esse campo poderá ser preenchido com o código do nome do aprovador da emissão. Geralmente esse campo é utilizado pelos clientes jurídicos da agência, que desejam registrar o nome da pessoa que aprovou a emissão.
O preenchimento desse campo requer que o aprovador esteja pré-cadastrado como contato de pessoa jurídica no cadastro do cliente da venda.
Ao alterar o cliente de vendas que estejam com o campo Aprovador preenchido, o conteúdo do campo só será mantido se o novo cliente possuir um contato com o nome exatamente igual ao que está preenchido no campo Aprovador.
Clique aqui para maiores informações sobre o cadastro de contatos.
Opcionalmente esse campo poderá ser preenchido com o código do nome do departamento do passageiro.
O preenchimento desse campo requer que o departamento esteja pré-cadastrado no cadastro de departamentos de pessoa jurídica do cliente da venda.
Ao alterar o cliente de vendas que estejam com o campo Departamento preenchido, o conteúdo do campo só será mantido se o novo cliente possuir um departamento cadastrado com o mesmo nome.
Clique aqui para maiores informações sobre o cadastro de departamentos.
Opcionalmente esse campo poderá ser preenchido com o código do nome do projeto que o passageiro faz parte. Esse campo geralmente é preenchido quando o cliente solicita a agência que suas faturas sejam agrupadas por projeto.
O preenchimento desse campo requer que o projeto esteja pré-cadastrado no cadastro de departamentos de pessoa jurídica do cliente da venda.
Ao alterar o cliente de vendas que estejam com o campo Projeto preenchido, o conteúdo do campo só será mantido se o novo cliente possuir um projeto cadastrado com o mesmo nome.
Clique aqui para maiores informações sobre o cadastro de projeto.
Esse campo poderá ser preenchido nas vendas que foi autorizado uma emissão fora da política de compra acordada com o cliente, como por exemplo: Passageiro viajou em um voo que não oferece a tarifa best fare.
Utilize esse campo para informar o total em kg de Co2 que foi consumido pelo produto da venda
o campo Co2 da tela principal estará bloqueado para preenchimento nas emissões de produtos do grupo aéreo. Seu preenchimento deverá ser feito no campo disponível através da máscara de detalhes do vôo, acessível através do campo Roteiro.
Clique aqui para saber mais sobre a máscara de vôos do produto aéreo.
Tarifa mais cara para este vôo na classe que está sendo vendida, independente de haver ou não disponibilidade.
O campo Full Fare não pode ser menor do que o campo Tarifa.
Para maiores detalhes sugerimos a leitura do capítulo sobre [Savings e Descontos Escalonados].
Melhor tarifa para este vôo na classe que está sendo vendida, independente de haver ou não disponibilidade.
Para maiores detalhes sugerimos a leitura do capítulo sobre [Savings e Descontos Escalonados].
Melhor tarifa para este vôo na classe que está sendo vendida e que tenha disponibilidade para reservar (que o cliente pode não ter escolhido por algum motivo, tipo limitação/multas para alterar).
Para maiores detalhes sugerimos a leitura do capítulo sobre [Savings e Descontos Escalonados].
Nesse campo deverá ser inserido o nome dos passageiros da venda e definido o seu Tipo: (ADT, CHD, INF).
Para definir o tipo, com a venda em modo de inserção ou alteração, clique no botão destacado na imagem abaixo.
O Wintour não dispõe de um módulo para cadastro de passageiros, dessa forma o campo passageiro é texto livre permitindo ao usuário digitar o texto conforme desejar, contudo é possível utilizar o recurso chamado normalização de passageiro da venda criando uma padronização no cadastro das grafias dos passageiros. Como nos serviços do turismo normalmente os passageiros que irão utilizar os serviços contratados são descritos nos documentos dos serviços com o padrão sobrenome/nome, o sistema permite que sejam definidos para: Dependentes de Clientes Físicos, Contatos de Pessoas Jurídicas e para o próprio Clientes Físico, um ou mais formatos de grafia de passageiro.
Clique aqui para visualizar o documento com explicação completa do módulo de Normalização do nome do passageiro.
Ao usar a normalização de passageiro, o nome do contato ou cliente utilizado no campo pax, será exibido na parte de baixo do campo.
Para emissões realizadas com cartão de crédito, poderá ser digitado algumas informações referente aos dados do cartão. Para visualizar o campo, editando a venda, clique no campo [PAX] e pressione [F11] no teclado. A tela abaixo será exibida:
Explicação dos campos
Cód Bandeira cartão: campo de dois digitos para preenchimento do código da bandeira do cartão de crédito
Número do Cartão de Crédito: campo para informar o número do cartão de crédito do cliente.
O campo cartão não permite digitação direta, para digitar um novo cartão ou localizar um cartão pré cadastrado clique sobre o ícone da lupa, será exibido a imagem abaixo.
Serão exibido duas telas distintas para preenchimento do cartão conforme explicado a seguir
Campo cartão preenchido pela primeira vez: as opções abaixo serão exibidas na primeira vez que o cartão estiver sendo informado durante o cadastro.
Localizar um cartão cadastrado: utilize essa opção para pesquisar pelos cartões que já se encontram cadastrados para o cliente.
Para as vendas de cartão próprio da agência (CP,VP, etc...), será exibido uma tela para pesquisar o cartão no cadastro de clientes ou no cadastro de fornecedores (onde o cartão próprio deve ser cadastrado), conforme exibe a imagem a baixo:
Número do cartão: por motivo de segurança, essa coluna exibirá os 3 primeiros e os dois ultimos números do cartão de crédito
Ver nº: usuários que tenham permissão de visualizar o número completo do cartão, se precisarem, poderão visualizar o número clicando no botão da lupa, conforme destacado na imagem anterior
Bandeira: essa coluna exibirá o nome cadastrado no campo [Cartão] do cadastro do cartão de clientes
Nome Impresso: essa coluna exibirá o nome que foi cadastrado no campo [Nome Impresso] do cadastro de cartões de clientes
Informar um cartão Manualmente: utilize essa opção para digitar manualmente o número do cartão que o cliente está utilizando
utilize essa opção somente se a agência não tiver interesse em salvar o número dos cartões dos clientes para utilizar em outras vendas. Caso contrário pré cadastre o novo cartão do cliente diretamente no módulo de cadastro de clientes
Campo cartão já preenchido: as opções abaixo serão exibidas quando o campo cartão já estiver preenchido e for clicado na lupa.
Visualizar todos os dígitos do cartão (sem máscara): utilize essa opção para visualizar todos os dígitos do cartão de crédito que está sendo utilizado na venda
Somente usuários que tiverem permissão de visualizar o número do cartão completo do cliente poderão acessar essa opção
Essa opção estará disponível somente se um cartão já tiver sido preenchido no campo [Nr cartão de crédito]
Alterar número do cartão: utilize essa opção para localizar os cartões de crédito pré cadastrados para o cliente, ou para digitar manualmente o número do cartão de crédito
As opções exibidas são as mesmas explicadas na primeira tela
Cód de autorização Cartão: campo para preenchimento do código de autorização da operadora do cartão do cliente
Data Aut Cartão: campo para preenchimento da data que a operadora do cartão fez a autorização da compra
Esse é um campo oculto que será exibido somente para as formas de pagamento que possuírem cartão próprio.
Código Cartão: nese campo deverá ser preenchido o código do cartão próprio que está sendo utilizado para realizar o lançamento da venda.
Vct. Cartão: esse campo será utilizado para informar o vencimento do cartão próprio da agência. O vencimento determinará a data que a agência deverá efetuar o pagamento da emissão realizada no cartão próprio. Se o usuário já tiver parametrizado o vencimento do cartão após salvar a venda o sistema calculará automaticamente o vencimento de acordo com a parametrização cadastrada. Para maiores detalhes sobre parametrização sugerimos a leitura do capítulo Prazos/Pagamentos.
Clique aqui para maiores informações sobre cartão próprio.
Campos ocultos exibidos apenas para as formas de pagamento do tipo Máquina própria, Financeira e suas variantes.
Cartão MP: nesse campo o usuário deverá selecionar o código da operadora da máquina própria da agência ou o código da Financeira que está financiando a venda para o cliente.
Vct. Receber: campo para preenchimento do vencimento a receber da Financeira ou da Operadora da maquina de cartão.
Vlr Custas: campo para preenchimento do valor das custas cobrado pela operadora da máquina pela transação.
Caso o usuário tenha parametrizado, os campos Vencimento e Custas serão preenchidos automaticamente de acordo com a parametrização após a venda ser salva.
Se um dos 3 campos for preenchido e a coluna de valores de cartão MP não estiver com nenhum valor preenchido, o sistema exibirá uma mensagem de confirmação para apagar os valores ou mantê-los.
Clique aqui para saber mais sobre cadastro de máquina de cartão próprio
Nessa parte será explicado os campos relacionados ao emissor, promotor e gerente da venda
Os campos abaixo estão relacionados ao emissor que realizou o lançamento/emissão da venda.
Emissor: esse campo deverá ser preenchido com o código do emissor da venda.
Comissão: nesse campo poderá ser preenchido o valor da comissão que o emissor receberá da agência.
Over: esse campo poderá ser preenchido o valor do over (incentivo) que o emissor receberá da agência .
Vencimento: esse campo deverá ser preenchido com a data de vencimento em que o emissor receberá a sua comissão;
Os campos abaixo estão relacionados ao Promotor do cliente da venda. O Promotor geralmente é responsável pela captação de clientes para a agência. O preenchimento dos campos de Promotor é de uso opcional.
Promotor: campo onde deverá ser cadastrado o código do promotor.
Comissão: campo para preenchimento do valor referente à comissão do promotor.
Vencimento: campo para preenchimento da data de vencimento para pagamento da comissão do promotor.
Os campos abaixo estão relacionados ao Gerente da agência. No Wintour, o gerente é a pessoa que recebe comissão sobre as vendas dos emissores que ele gerencia.
O preenchimento dos campos de Gerente é de uso opcional.
Gerente: campo onde deverá ser cadastrado o código do gerente.
Comissão: campo para preenchimento do valor referente à comissão do gerente.
Vencimento: campo para preenchimento da data de vencimento para pagamento da comissão do gerente.
todos os campos de preenchimento de valores e vencimentos mencionados acima poderão ser preenchidos automaticamente após a venda ser salva, para isso, o sistema deverá estar devidamente parametrizado com o percentual e vencimento acordados entre a Agência e os Emissores Promotores e Gerentes. Para maiores informações sobre Parametrização de comissionamento e vencimento de emissores/promotores/gerentes, sugerimos a leitura dos capítulos Cadastro de emissores/promotores/gerentes e Comissionamento de emissores/promotores/gerentes.
Nesse campo deverá ser informado a descrição dos serviços adquiridos pelo cliente da venda, como por exemplo, a descrição do roteiro de bilhete aéreo, detalhes de reservas de hotéis e serviços, detalhes de serviços de um pacote etc...
O Roteiro tem limite de 1800 caracteres sendo permitido o máximo de 60 caracteres por linha.
As vendas cadastradas a partir de importação de uma interface, terão sempre o campo [Roteiro] preenchido com a máscara do produto.
O Preenchimento da rota pode ser feito:
Manualmente: nessa opção o usuário irá descrever o detalhamento do serviço contratado pelo cliente digitando o seu texto diretamente no campo Roteiro (1);
Utilizando a máscara de descrição do serviço: onde o detalhamento do serviço será feito através de uma tela contendo campos específicos para cada tipo de serviço.
A máscara está disponível apenas para os grupos de produto: Aéreo, Hotel , Locação de carro , Transfer Aer./Hotel/Aer., Pacote, Outros Serviços,
A máscara pode ser acessada de duas formas:
Manualmente: quando no cadastro dos produtos que possuírem mascara a opção [Obrigatório o preenchimento das máscaras com detalhes] não estiver selecionada, a máscara pode ser acessada na venda de duas formas:
Ao entrar no campo Roteiro (1), o usuário deverá pressionar a tecla [F11] do teclado;
Ou clicar sobre o botão[...] destacado na imagem anterior (2) .
Automaticamente: no cadastro de Produtos é possível definir o preenchimento das máscaras dos produtos obrigatório, dessa forma ao entrar no campo rota o sistema irá abrir a máscara automaticamente.
Para os grupos de produto que permitem a utilização da máscara, recomendamos que o usuário sempre utilize a máscara de descrição de serviços, dessa forma, é interessante marcar a obrigatoriedade de preenchimento da máscara, no cadastro do grupo de Produtos que possuírem essa opção. Clique aqui para maiores detalhes sobre o cadastro de produto e o preenchimento das máscaras da venda.
A utilização da máscara trará os seguintes benefícios:
Ter um padrão único para a descrição dos serviços;
Exibir relatórios de acompanhamento dos serviços dos passageiros como: Embarque desembarque, check-in check-out etc...
Para os grupos de produto: Aéreo, Hotel, Locação, Transfer, se o produto não estiver configurado com o preenchimento obrigatório da máscara, a opção 'Não preencher automaticamente o campo [Rota...]' (destacada na imagem abaixo), será marcada automaticamente permitindo ao usuário digitar um texto diretamente no campo sem acessar a tela da máscara.
O mesmo vale para o contrário, quando o preenchimento da máscara estiver obrigatório e o usuário desejar preencher informações manuais no roteiro, bastará selecionar o campo,
Em seguida serão explicados os campos presentes em cada uma das telas de descrição de serviço (máscara) , disponíveis:
Para o período de inicio e fim de serviço da viagem existe uma configuração geral que afeta a quantidade de dias retroativos para inicio e fim da viagem e duracão máxima de dias da viagem.
A configuração encontra-se em [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] >> [ Config de Vendas 2 ]
Nesta máscara serão exibidos campos específicos para preenchimentos das informações pertinentes a descrição dos detalhes do roteiro aéreo de vendas de Aéreo.
Clique aqui para realizar a leitura do manual referente ao roteiro aéreo.
A máscara estará disponível somente para produtos do grupo Aéreo
O campo destino principal da viagem, (disponível nos campos adicionais da venda), só será preenchido automáticamente se o aeroporto informado no destino principal da rota estiver com a cidade do aerporto inserida em seu cadastro.
Clique aqui para saber mais sobre o Destino principal da venda
Nesta máscara serão exibidos campos específicos para preenchimentos das informações pertinentes a descrição dos detalhes da hospedagem de vendas de Hotel.
A máscara estará disponível somente para os produtos do grupo Hotel.
O campo destino principal da viagem, (disponível nos campos adicionais da venda), só será preenchido automáticamente se no cadastro do hotel o campo 'cidade hotel (Iata)' estiver preenchido
Clique aqui para saber mais sobre o Destino principal da venda
Explicação dos campos
Clique aqui para observar às configurações disponíveis para a quantidade máxima retroativas e futuras do período da viagem e também a quantidade máxima de duração da viagem.
Nr Apts: preencher o campo com a quantidade de apartamentos;
A quantidade de apartamentos informada irá impactar no valor total final da diárias.
Categ Apt: preencher o campo com a categoria do apartamento. Ex: STANDARD, MASTER, SUITE, LUXO.
Tipo Apt: preencher o campo com o tipo do apartamento; Ex: SGL, DBL, TRP, QUAD
Check-In: preencher o campo com a data de Check-In;
Chek-out: preencher o campo com a data de Check-out;
Nr noites: esse campo será calculado automaticamente com base na data de check-in e check-out
O número total de noites impactará no calculo do valor total das diárias.
Valores por diária (ao cliente): os campos presentes nessa parte estão relacionados ao valor de diária da hospedagem
Os campos de valores por diária, 'Tarifa/markup', 'Outras taxas(1)', 'Outras taxas (2)' e 'Outras taxas (3)', estarão habilitados para digitação quando estiverem selecionados em [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] >> guia [ Config de vendas 1 ] >> 'Habilitar digitação de valores por diárias(configuração padrão) nas vendas de hotel e locação', conforme destaca a imagem abaixo:
A opção valor por diária funcionará apenas para formas de pagamentos que não sejam mistas. Ex: CA, IV, CC, PL, CP, MP, etc...
Caso seja necessário, é possível alterar o formato de digitação dos valores por diária através do botão 'Alterar formato de digitação de diárias' disponível através do botão 'Opções' da tela de vendas.
Moeda: selecione a moeda base para o calculo das diárias;
Vlr. diária: preencha o valor da diária acordado com o cliente de acordo com a moeda selecionada;
Outras txs 1, 2 e 3: informe nesse campo o valor de taxas adicionais da hospedagem cobrado do cliente por dia de acordo com a moeda selecionada;
Se o valor das taxas extras são calculados em percentual sobre o valor da diária, utilize o botão da calculadora para informar o percentual, em seguida o sistema fará a conversão para o valor da moeda.
Código: se o campo outras taxas for preenchido, é obrigatório informar o que se refere essas outras taxas, para isso, clique na lupa ao lado do campo Código e selecione a descrição que se enquadre melhor para as outras taxas. Ex: Extras, Taxa de serviço, Outras taxas,etc...
Markup: utilize esse campo apenas quando o valor da diária informado pelo fornecedor é remarcado pela agência para cobrar um valor maior do cliente de acordo com a modeda selecionada.
Ex: Valor da diária passado pelo fornecedor R$ 200,00 agência deseja cobrar R$ 50,00 a mais por diária, o campo Markup deve ser preenchido com 50,00.
Câmbio: esse campo só será habilitado quando no campo 'Moeda' for escohido uma moeda diferente de BRL. Nele deverá ser informado o câmbio correto para a conversão dos valores preenchidos anteriormente
Nr Hóspedes: preencher o campo com a quantidade de hóspedes;
Reg Alimentação: preencher o campo com o regime de alimentação escolhido pelos hóspedes;
Tipo de Pagamento: preencher o campo com o tipo de pagamento. Para maiores detalhes verificar o módulo tipo de pagamento;
Nr Confirmação: preencher o campo com o número da ca confirmação da reserva;
Dt Confirmação: preencher o campo com a data da confirmação da reserva;
Confirmado Por: preencher o campo com o nome do atendente do hotel que confirmou a reserva.
Não preencher automaticamente os campos [Rota descrição de serviços]: selecione esse campo quando desejar utilizar a máscara para descrever o serviço e também digitar informações manualmente no campo Roteiro
O sistema permite configurar como será exibido o nome do hotel no campo Roteiro.
Essa configuração é realizada somente por usuários com nível de administrador
Essa configuração não afetará a exibição do nome do hotel no Voucher. A configuração da exibição do nome do prestador de serviço no voucher é realizada na guia [ Diversos 2 ]
A configuração é realizada em [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] >> guia [ Configurações de Vendas 1 ] no campo ' Layout de exibição do nome dos prest svcs terrestres na rota/ desc svcs' . Estará disponível as seguintes opções:
Razão Social: exibe o nome que está preenchido no campo Razão Social preenchido no cadastro do fornecedor
Nome fantasia : exibe o nome fantasia que está preenchido no campo Razão Social preenchido no cadastro do fornecedor
Razão Social (Nome Fantasia): exibe a Razão Social com o nome Fantasia entre parenteses
Essa opção exibirá no máximo 60 caracteres sendo dividido 30 caracteres para a Razão social e 30 para o nome fantasia
Nome Fantasia (Razão Social): exibe o nome Fantasia com a Razão Social entre parenteses
Essa opção exibirá no máximo 60 caracteres sendo dividido 30 caracteres para a Razão social e 30 para o nome fantasia
Nesta máscara serão exibidos campos específicos para preenchimentos das informações pertinentes a descrição dos detalhes da locação de vendas de Locação de automóveis
Explicação dos campos
Clique aqui para observar às configurações disponíveis para a quantidade máxima retroativas e futuras do período da viagem e também a quantidade máxima de duração da viagem.
Retirada: campo para preenchimentos dos dados da retirada do veículo;
Cidade: informe nesse campo a cidade de retirada do veículo
Apesar do preenchimento do campo ser opcional, é importante o seu preenchimento pois é através dele que o campo Destino principal da viagem,(disponível nos campos adicionais da venda), será preenchido automáticamente.
Clique aqui para saber mais sobre o destino principal da venda;
Clique aqui para saber mais sobre o cadastro de cidades.
Local: preencher com o local da retirada do veículo;
Data: preencher com a data da retirada do veículo;
Hora: preencher com a hora da retirada do veículo;
Devolução: campo para preenchimentos dos dados da devolução do veículo;
Local: preencher com o local da devolução do veículo;
Data: preencher com a data da devolução do veículo;
Hora: preencher com a hora da devolução do veículo;
Valores por diária (ao cliente): os campos presentes nessa parte estão relacionados ao valor de diária.
Os campos de valores por diária, 'Tarifa/markup', 'Outras taxas(1)', 'Outras taxas (2)' e 'Outras taxas (3)', estarão habilitados para digitação quando estiverem selecionados em [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] >> guia [ Config de vendas 1 ] >> 'Habilitar digitação de valores por diárias(configuração padrão) nas vendas de hotel e locação', conforme destaca a imagem abaixo:
A opção valor por diária funcionará apenas para formas de pagamentos que não sejam mistas. Ex: CA, IV, CC, PL, CP, MP, etc...
Caso seja necessário, é possível alterar o formato de digitação dos valores por diária através do botão 'Alterar formato de digitação de diárias' disponível através do botão 'Opções' da tela de vendas.
Moeda: selecione a moeda base para o calculo das diárias;
Vlr. diária: preencha o valor da diária acordado com o cliente de acordo com a moeda selecionada;
O valor total final será calculado tomando como base as informações da data de retirada, a data de devolução do veículo e o valor da diária.
Outras txs 1, 2 e 3: informe nesse campo o valor de taxas adicionais da locação cobrado do cliente por dia de acordo com a moeda selecionada;
Se o valor das taxas extras são calculados em percentual sobre o valor da diária, utilize o botão da calculadora para informar o percentual, em seguida o sistema fará a conversão para o valor da moeda.
Código: se o campo outras taxas for preenchido, é obrigatório informar o que se refere essas outras taxas, para isso, clique na lupa ao lado do campo Código e selecione a descrição que se enquadre melhor para as outras taxas. Ex: Extras, Taxa de serviço, Outras taxas,etc...
Markup: utilize esse campo apenas quando o valor da diária informado pelo fornecedor é remarcado pela agência para cobrar um valor maior do cliente de acordo com a modeda selecionada.
Ex: Valor da diária passado pelo fornecedor R$ 200,00 agência deseja cobrar R$ 50,00 a mais por diária, o campo Markup deve ser preenchido com 50,00.
Câmbio: esse campo só será habilitado quando no campo 'Moeda' for escohido uma moeda diferente de BRL. Nele deverá ser informado o câmbio correto para a conversão dos valores preenchidos anteriormente
Categoria Veículo: preencher com a categoria do veículo;
Tipo de pagamento: preencher com o tipo de pagamento escolhido pelo cliente. Para maiores detalhes sugerimos a leitura do capítulo tipo de pagamento;
Nr. Confirmação: preencher o campo com o número da confirmação da reserva repassado pelo atendente da locadora
Dt confirmação: preencher com a data da confirmação da reserva
Confirmado Por: preencher com o nome do atendente que confirmou a reserva;
Não preencher automaticamente os campos [Rota descrição de serviços]: selecione esse campo quando desejar utilizar a máscara para descrever o serviço e também digitar informações manualmente no campo Roteiro.
O sistema permite configurar como será exibido o nome do hotel no campo Roteiro.
Essa configuração é realizada somente por usuários com nível de administrador
Essa configuração não afetará a exibição do nome do hotel no Voucher. A configuração da exibição do nome do prestador de serviço no voucher é realizada na guia [ Diversos 2 ]
A configuração é realizada em [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] >> guia [ Configurações de Vendas 1 ] no campo ' Layout de exibição do nome dos prest svcs terrestres na rota/ desc svcs' . Estará disponível as seguintes opções:
Razão Social: exibe o nome que está preenchido no campo Razão Social preenchido no cadastro do fornecedor
Nome fantasia : exibe o nome fantasia que está preenchido no campo Razão Social preenchido no cadastro do fornecedor
Razão Social (Nome Fantasia): exibe a Razão Social com o nome Fantasia entre parenteses
Essa opção exibirá no máximo 60 caracteres sendo dividido 30 caracteres para a Razão social e 30 para o nome fantasia
Nome Fantasia (Razão Social): exibe o nome Fantasia com a Razão Social entre parenteses
Essa opção exibirá no máximo 60 caracteres sendo dividido 30 caracteres para a Razão social e 30 para o nome fantasia
Nesta máscara serão exibidos campos específicos para preenchimentos das informações pertinentes a descrição dos detalhes do transfer de vendas de Transfer Aeroporto/Hotel/Aeroporto.
A máscara estará disponível somente para os produtos do grupo Transfer Aer/Hotel/Aer.
Explicação dos campos
Clique aqui para observar às configurações disponíveis para a quantidade máxima retroativas e futuras do período da viagem e também a quantidade máxima de duração da viagem.
Transfer aeroporto/hotel: nos campos abaixo, serão preenchidas informações referentes ao Transfer in (aeroporto/hotel)
Dados o vôo: nos campos abaixo serão preenchidas informações referentes aos dados do voo de chegada do transfer
Aer. Chegada: preencher o aeroporto de chegada, (utilize a lupa para localizar o aeroporto);
Cia: preencher com a cia aérea do voo, (utilize a lupa para localizar a cia aérea);
Nr. Vôo: preencher com o número do voo do passageiro;
Dt. Chegada: preencher com a data da chegada do voo;
Hr. Chegada: preencher com a hora da chegada do voo;
Hotel: informe o hotel de hospedagem do passageiro, (utilize a lupa para localizar o hotel)
O destino principal da viagem, (disponível nos campos adicionais da venda), dos produtos do grupo locação, será preenchido automáticamente com base no campo 'Cidade Iata' do cadasto do hotel.
Clique aqui para saber mais sobre o Destino principal da venda
Transfer Hotel/Aeroporto: nos campos abaixo, serão preenchidas informações referentes ao Transfer hotel/aeroporto
Apanhar Passageiros: nos campos abaixo, serão preenchidas os detalhes do transfer/out do hotel
Hotel: informe o hotel de hospedagem do passageiro, (utilize a lupa para localizar o hotel);
Data: preencher com a data do check/out do hotel passageiro;
Hora: preencher com a hora que o transfer deverá pegar o passageiro no hotel;
Dados o vôo: nos campos abaixo serão preenchidas informações referentes aos dados do voo de partida do transfer
Aer. Partida: preencher o aeroporto de partida, (utilize a lupa para localizar o aeroporto);
Cia: preencher com a cia aérea do voo, (utilize a lupa para localizar a cia aérea);
Nr. Vôo: preencher com o número do voo do passageiro;
Dt. Partida: preencher com a data da partida do voo;
Hr. Partida: preencher com a hora da partida do voo;
Não preencher automaticamente os campos [Rota descrição de serviços]: selecione esse campo quando desejar utilizar a máscara para descrever o serviço e também digitar informações manualmente no campo Roteiro.
O sistema permite configurar como será exibido o nome do hotel no campo Roteiro.
Essa configuração é realizada somente por usuários com nível de administrador
Essa configuração não afetará a exibição do nome do hotel no Voucher. A configuração da exibição do nome do prestador de serviço no voucher é realizada na guia [ Diversos 2 ]
A configuração é realizada em [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] >> guia [ Configurações de Vendas 1 ] no campo ' Layout de exibição do nome dos prest svcs terrestres na rota/ desc svcs' . Estará disponível as seguintes opções:
Razão Social: exibe o nome que está preenchido no campo Razão Social preenchido no cadastro do fornecedor
Nome fantasia : exibe o nome fantasia que está preenchido no campo Razão Social preenchido no cadastro do fornecedor
Razão Social (Nome Fantasia): exibe a Razão Social com o nome Fantasia entre parenteses
Essa opção exibirá no máximo 60 caracteres sendo dividido 30 caracteres para a Razão social e 30 para o nome fantasia
Nome Fantasia (Razão Social): exibe o nome Fantasia com a Razão Social entre parenteses
Essa opção exibirá no máximo 60 caracteres sendo dividido 30 caracteres para a Razão social e 30 para o nome fantasia
Nesta máscara serão exibidos campos específicos para preenchimentos das informações pertinentes a descrição dos detalhes dos serviços de vendas de Pacote e Outros Serviços.
A máscara estará disponível somente para os produtos do grupo Pacote ou Outros Serviços.
Figura 58.55. Tela exibindo a máscara de descrição dos detalhes dos serviços do produto Pacote ou Outros Serviços
Explicação dos campos
Clique aqui para observar às configurações disponíveis para a quantidade máxima retroativas e futuras do período da viagem e também a quantidade máxima de duração da viagem.
Data início serviço: preencha nesse campo a data que inicia o pacote/outro serviço do passageiro;
Data Fim Serviço: preencha nesse campo a data de término do pacote/outro serviço do passageiro;
Destino principal: preencha nesse campo a cidade do destino principal da viagem.
Apesar de não ser obrigatório ao informar o destino principal do pacote será preenchido automáticamente o campo 'Destino principal' da venda (disponível através dos campos adicionais), o que permitirá exibir relatórios baseados no destino (Cidade, País, Continente).
Clique aqui para saber mais sobre o Destino principal da venda
Descrição dos Serviços do Pacote: campo de texto livre para descrição dos detalhes dos serviços contidos no pacote do passageiro.
Contém, informações adicionais da venda
Nesse campo poderá ser preenchido informações adicionais da venda que devem ser exibidas nos documentos do cliente (Recibos de baixa, Faturas, etc...).
As informações externas tem limite de 1200 caracteres. Para uma melhor exibição nos documentos emitidos no Wintour a formatação ideal é de 60 caracteres por linha.
Na impressão do Voucher específico do produto, se a quantidade de texto preenchido nas informações Externas (Extras) excederem o tamanho mínimo para impressão do voucher específico em duas vias, para não cortar o texto dos extras(Remarks), o sistema irá imprimir automáticamente somente uma página do voucher específico.
Nesse campo poderá ser preenchidoinformações adicionais da venda que não devem ser exibidas nos documentos do cliente (Recibos de baixa, Faturas, etc...).
As informações internas tem limite de 1200 caracteres. Para uma melhor exibição nos documentos emitidos no Wintour a formatação ideal é de 60 caracteres por linha.
Nesse campo de preenchimento opcional o usuário poderá estar informando o número do recibo série B emitido que se refere à venda emitida. Para maiores informações sobre Recibo B sugerimos a leitura do capítulo [Recibo série B].
Essa aba agrupa os campos com informações estatísticas
O campo 'Quantidade de tkts ou apartamentos de hotel' será preenchido com 1 em todos os grupos de produtos exceto o grupo hospedagem, que terá seu preenchimento com base no campo quantidade de apartamentos do campo Roteiro.
O preenchimento desse campo funcionará da seguinte forma
Produtos do grupo aéreo: a quantidade de trechos será calculada com base na quantidade de voos iseridos na Roteiro;
Produtos do grupo hospedagem: a quantidade de diárias será calculada com base no campo número de noites da Roteiro;
Produtos do grupo transfer: será cálculado de acordo com a diferença entre a data de início e fim do transfer;
Produtos do grupo locação de veículo: será calculado com base na data de retirada - devolução do veículo;
Produtos dos grupos Pacote e Outros serviços: será calculado com base na data início - fim do serviço.
Serão preenchidos da seguinte forma
Automaticamente: com base nas informações dos campos de início e fim de serviço dos produtos que possuem mascara de detalhamento de seviço, a partir do campo 'Roteiro' da venda.
Exemplo: em uma venda com o produto do grupo aéreo, o campo data de início e fim de serviço será preenchido com a informação digitada nos campos Datas de embarque e desembarque do detalhamento de aéreo.
Todos os produtos que possuírem máscara de detalhamento de serviço o campo [ 'Data Início' e 'Fim de serviço' ] não poderá ser digitado manualmente.
Manualmente: a digitação manual do campo será permitida apenas para os produtos que forem classificados como tipo [ Outros serviços sem máscara ].
Clique aqui para saber mais sobre o cadastro de produtos;
Clique aqui para saber mais sobre o campo Roteiro da venda.
Esse campo é preenchido com a cidade de destino principal da viagem do passageiro. Ajudará na exibição de relatórios de vendas de acordo com o destino da viagem (Continente, País, Cidade). Seu preenchimento pode ser feito manualmente ou automaticamente utilizando a máscara de detalhamento das rotas completas da venda funcionando da seguinte forma:
Nas emissões dos produtos do grupo aéreo o destino principal poderá ser preenchido com base na rota de destino principal dos voos;
Para o destino do roteiro aéreo ser preenchido é necessário que os aeroportos estejam com o campo cidade preenchido.
Clique aqui para saber mais sobre o preenchimento do campo Cidade no cadastro de aeroportos.
Nas emissões dos produtos do grupo hotel o destino principal será a cidade do hotel a qual deverá ser preenchida no cadastro do hotel, (cadastro de fornecedores), no campo 'Cod Cidade (Iata)';
Nas emissões dos produtos do grupo hotel o destino principal será a cidade do hotel.
Clique aqui para saber mais sobre o preenchimento do campo Cod Cidade (Iata) do cadastro de fornecedores
Nas emissões dos produtos do grupo locação, o destino principal será preenchido no campo 'cidade retirada' do veículo disponível na máscara de locação;
Nas emissões dos produtos do grupo Pacote, o destino principal poderá ser preenchido com o campo 'Destino principal' da máscara do pacote;
Nas emissões dos produtos do grupo Outros Serviços, o destino principal poderá ser preenchido com o campo 'Destino principal' da máscara do Outro serviço;
Para as emissões com produto outros serviços sem máscara, o destino principal deverá ser preenchido manualmente.
A utilização do 'Destino principal' requer que as cidades estejam pré cadastradas. Clique aqui para saber mais sobre o cadastro de cidades.
Clique aqui para saber mais sobre o campo Roteiro da venda onde a informação do destino principal é preenchida.
O preenchimento manual do campo deve ser feito nos casos em que a cidade de destino principal calculada pelo sistema na Roteiro da venda não seja o destino principal da viagem.
Por exemplo: em uma viagem para Paris em que só tenha voo em Uma determinada cidade, por exemplo São Paulo, se o passageiro ficar hospedado em São Paulo até o horário do seu voo o sistema irá calcular como o destino principal da viagem com a cidade do hotel que seria São Paulo. Nesses casos seria necessário fazer a alteração da cidade Destino Principal da venda.
Essa aba das informações adicionais da venda exibirá algumas informações complementares da venda como
Data interna de cadastro e Data última alteração
Esses campos exibem a respectivamente: a data que a venda foi cadastrada no sistema e a data/hora da última alteração ocorrida no lançamento.
Ambos os campos não permitem alteração.
Os relatórios personalizados analíticos do mapa de produção, R08A, R11 e R13A, dispõe dos campos: 'data interna do cadastro' e 'data da última alteração' para serem utilizados no cadastro de novos relatórios.
Cód. Ref. na interface
Alguns fornecedores de interface geram para cada venda integrada com o Wintour uma numeração. Esse campo será preenchido com esse número para as emissões que vierem com essa informação.
O rodapé da venda exibirá as informações do destino principal da viagem previsão de lucro e % de lucratividade
No rodapé da tela de vendas, usuários com permissão conseguirão visualizar a previsão de lucro e o % de lucratividade da tela de vendas.
A base de cálculo padrão do %lucratividade é o Total de Tarifas mas é possível alterar a base de cálculo para Total de tarifas - Markup, através do módulo [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] disponível a partir da tela principal do sistema. Dentro das configurações gerais, acesse a guia 'Configuração de Vendas', em seguida, altere a configuraçao na opção Base de cálculo da lucratividade nas vendas.
Existem algumas configurações referentes ao lançamento de vendas com prejuízo ou lucro igual a zero. Clique aqui para saber mais sobre esas configurações.
Os campos referentes à Lei Kandir serão exibidos para a forma de pagamento GR e para outras formas de pagamento que tenham sido configuradas no módulo de cadastro da Lei Kandir.
Os campos dos impostos não podem ser preenchidos manualmente precisando ser pré configurados no cadastro da lei kandir. Clique aqui para realizar a leitura do manual sobre a Lei Kandir.
Sobre/Tarifa: exibirá o valor do imposto calculado sobre a tarifa.
S/Taxa: exibirá o valor do imposto calculado sobre a taxa.
Sobre Fee: exibirá o valor do imposto calculado sobre o Fee.
Sobre DU: exibirá o valor do imposto calculado sobre a DU.
Vencimento: exibirá a data de vencimento para pagamento do imposto.
SCDP: identificador de reserva do órgão do governo normalmente o órgão passa a informação que deve ser preenchida nesse campo. Campo de preenchimento opcional.
Para fehcar a tela de vendas deverá ser utilizado o botão X disponível dentro da aba da venda.
Durante a edição da venda, o clique sobre o botão de fechamento exibirá a tela abaixo comr três opções
Sair sem salva: sai da tela de vendas sem salvar as modificações/inserções feitas.
Cancelar digitação: (manter tela aberta) cancela toda a digitação feita na tela de vendas, mas mantém a tela de vendas aberta para novo cadastro.
Voltar para a tela anterior: retorna para a tela de vendas.
No módulo de vendas existem algumas funções que estão acessíveis somente através do botão [ Opções ]. Esse botão encontra-se disponível através do menu principal da tela de vendas conforme exibe a imagem abaixo.
Esse campo oferece um recurso para os clientes que utilizam a forma de pagamento de cartão de crédito próprio da agência (CP,VP, TR e VP), nas emissões em que o cliente pagou parte do total no seu próprio cartão de crédito e o saldo da emissão foi pago utilizando o cartão de crédito da própria agência.
Para habilitar os campos é necessário primeiro selecionar/marcar a opção [ Valores cartão próprio são parciais ].
Total no cartão: Essa coluna exibirá o total que está preenchido na coluna [ Cartão/Ch Fornecedor ]
As vendas deverão ser cadastradas normalmente, informando o valor total que foi passado nos cartões na coluna [Cartão/Ch Fornecedor].
Valores cartão CP: nessa coluna deverá ser preenchido o valor que foi passado no cartão da agência
Como de costume os valores da emissão deverão ser preenchidos respeitando os respectivos campos: 'TARIFA', 'TAXA DE EMBARQUE' ,'TAXA DU', 'OUTRAS TXS'
Valores cartão DF esse campo será preenchido automaticamente, de acordo com o que for preenchido na coluna anterior
Através do módulo de auditoria a agência poderá acompanhar todas as alterações e inserções realizadas no módulo de vendas. O acesso ao módulo somente poderá ser realizado pelos usuários que tenham permissão de acesso ao mesmo.
Explicação dos campos
Informações sobre o cadastro
Cadastrado em: data em que a venda foi cadastrada;
Login: usuário que efetuou o cadastro;
Hora login: nesse campo é exibido a hora da sessão do usuário no sistema, isto é, a hora em que o usuário logou no sistema e não a hora em que o cadastro foi realizado.
Chave ou UID: número da venda que está sendo auditada
Informações sobre a alteração
Campo: nome do campo que sofreu alteração;
Valor antigo: ultimo valor cadastrado antes da alteração;
Valo novo: valor inserido após a alteração;
Login: usuário que efetuou alteração no campo em destaque;
Data/hora: data/hora da alteração no campo;
O módulo de campos avançados poderá ser utilizado para realizar alterações no destino e vencimento dos campos da tela de venda. Nele o usuário poderá separar vencimentos e destino de cada campo individualmente.
Alguns campos, apesar de serem visualizados individualmente não permitem a alteração individual; Após salvar a alteração individual o sistema irá ajustar o vencimento dos outros campos que estão relacionados ao campo alterado, a saber:
Destino e Vct. emissor (comissão e over): após alterar o vencimento ou destino individal da comissão ou do over e salvar, o sistema irá ajustar para que ambos os campos fiquem sempre com o mesmo vencimento e destino.
Destino e Vct. fornecedor markup (vista e DF): em vendas com preenchimento de markup no campo à vista e a crédito, após alterar o vencimento ou destino do markup à vista ou a crédito e salvar, o sistema irá ajustar para que os campos fiquem com o mesmo vencimento e destino.
Destino e Vct. MP tarifa, taxa, tx. cartão, fee, fee2, markup, markup cartão, DU: nas emissões de máquina própria, ao alterar o vencimento ou destino de um dos campos mencionados e salvar, o sistema irá ajustar para que todos os campos fiquem com o mesmo vencimento e destino.
Destino e Vencimento cartão próprio: nas emissões com cartão próprio, ao alterar o vencimento ou destino dos campos mencionados e salvar, o sistema irá ajustar para que todos os campos fiquem com o mesmo vencimento e destino.
Credor/Devedor: coluna que contem o código do Credor ou devedor podendo ser um cliente um emissor um Fornecedor etc..
na tela de campos avançados a exibição desse campo é meramente informativa sua exibição tem o intuito apenas de facilitar a identificação do item que se deseja alterar.
Campo: campo que poderá ter o destino e vencimento alterado.
na tela de campos avançados a exibição desse campo é meramente informativa sua exibição tem o intuito apenas de facilitar a identificação do ítem que se deseja alterar.
Valor: valor do campo que será alterado
na tela de campos avançados a exibição desse campo é meramente informativa sua exibição tem o intuito apenas de facilitar a identificação do ítem que se deseja alterar.
Os usuários que tiverem campos de valor de receita bloqueados para visualização na tela de vendas, será exibido o texto 'bloqueado' nos vencimentos avancados destes.
Vencimento: os campos dessa coluna poderão ser alterados pelo usuário. Após a alteração, o texto ficará na cor vermelha indicando que a informação ali contida não foi gerada pelo sistema mas sim preenchida pelo usuário. Se o vencimento for alterado nessa janela, na tela principal de vendas será exibido um ícone de exclamação informando que a data de vencimento da tela principal da venda possui alteração na tela de vencimentos avançados.
O botão pemite o clique do mouse para visualizar a tela de vencimentos avançados com as respectivas alterações.
O vencimento não poderá ser alterado se o item já constar em algum documento (Fatura, Nota de Débito, Nota de Crédito, Pcs). Ao tentar alterar um item presente em DC será exibido a mensagem de alerta abaixo.
Destino CP/CR(Contas a pagar/receber): esse campo poderá ser alterado pelo usuário. Após alterado, a cor do campo será alterada para o tom vermelho indicando que a informação ali contida não foi gerada pelo sistema mas sim manipulada pelo usuário.
O destino não poderá ser alterado se o item já constar em algum documento (Fatura, Nota de Débito, Nota de Crédito, Pcs). Ao tentar alterar um item presente em DC, será exibido a mensagem de alerta abaixo.
O sistema permite através do módulo de cadastro de senhas e acessos bloquear a impressão do voucher de venda para os usuários que a agência não deseje que tenham direito de impressão do documento. Para os casos onde existam usuários sem autorização de impressão do documento, somente os usuários que não dependam de autorização para impressão do voucher de venda poderão desbloquear/autorizar a impressão do voucher de uma determinada venda
O desbloqueio da impressão do voucher não é por usuário, mas sim por venda, dessa forma, após autorizar a impressão do voucher o mesmo estará disponível para impressão por todos os usuários até que o mesmo seja bloqueado novamente.
Como a tela de vendas permite aos usuários, que tenham permissão, digitem as informações nos campos que possuem parametrização, (configuração para que o sistema gere os cálculos automaticamente após salvar a venda de acordo com a configuração realizada pelo usuário). Dessa forma, nesse módulo o sistema exibirá uma listagem com todos os campos digitados manualmente na venda conforme exibe o exemplo na imagem abaixo:
Campo: essa coluna exibe o nome dos campos que possuem valor digitado manualmente
Valor Atual: essa coluna exibe o valor atual dos campos que foram alterados manualmente.
Manter Valor Atual (manual): através dessa coluna, caso o usuário deseje, poderão ser desmarcados os campos para os quais o cálculo deverá ser realizado pelo próprio sistema após salvar a venda. Após salvar o cálculo então será efetuado de acordo com a parametrização/configuração realizada para tal(is)/campo(s).
O Wintour permite mesclar os dados presentes nos módulos de vendas em modelos de documentos (contratos), que estejam salvos na extensão .odt.
Clique aqui para saber mais sobre o módulo de contratos.
A antiga mesclagem de dados foi descontinuada. Em seu lugar encontra-se o módulo Contrato visto anteriormente
A mesclagem continuará sendo exibida somente nos sistemas que alguma vez utilizaram o módulo antes de ser descontinuado.
Apesar de continuar sendo exibida, recomendamos o usado do módulo contrato. Caso seja necessário, clique aqui para saber mais sobre a antiga mesclagem.
Esse módulo deverá ser utilizado para os casos em que a venda foi recebida com mais de um cartão de crédito do cliente nas máquinas próprias de cartão.
Clique aqui para realizar a leitura do manual sobre o cadastro de vendas com mais de um cartão nas máquinas de cartão da agência.
Esse módulo deverá ser utilizado para as emissões que utilizam mais de um cartão próprio.
Clique aqui para saber mais sobre cadastro de vendas utilizando mais de um cartão próprio.
Através desse módulo o sistema permite realizar a transferência do valor pendente de recebimento do cliente para a máquina própria de cartão da agência.
Figura 58.78. Tela para transferência do valor a receber do cliente para a maquineta própria de cartão da agência
Esse módulo deve ser utilizado somente nos seguintes casos:
Nas vendas cadastradas com forma de pagamento TR ou VT, é obrigatório utilizar o recurso para transferir o valor a receber do cliente para a máquina própria de cartão.
Nas emissões que utilizem outras formas de pagamento que gerem valor a receber do cliente, Ex: CA, IV, utilize esse recurso somente nos casos em que a forma como o cliente irá pagar é conhecida tardiamente.
Ex: cliente de confiança da agência, onde as emissões são autorizadas e a forma de pagamento do cliente não é sabida no momento da venda. Nesse tipo de caso, se o cliente resolver pagar utilizando seu cartão de créidto na maquineta da agência, deverá ser feito o procedimento de transferência.
Um outro exemplo seria clientes que estão inadimplentes na agência e resolvem quitar suas dividas com cartão de crédito.
O recurso não poderá ser utilizado em vendas que estão faturadas ou com nota de débito emitida. Nesse caso, se for necessário transferir o valor a venda deverá ser removida da fatura/nota de débito.
Se for necessário que após a transferência o valor transferido conste em fatura ou nota de débito, a emissão do documento deve ser feita antes da liquidação do valor.
Apesar do valor ter sido transferido para máquina própria, a forma de pagamento da venda permanecerá inalterada, dessa forma, nos relatórios de mapa de produção, o valor não será exibido nas colunas referentes a forma de pagamento máquina própria, e sim baseado na forma de pagamento da venda.
A transferência poderá ser feita normalmente para valores que estejam faturados ou com nota de débito, porém, o valor transferido só aparecerá descontado na fatura/nd quando a opção "Abater valores já liquidados", for selecionada para a visualização da fatura. Não será emitido boleto para o valor transferido.
Clique em Incluir para iniciar o cadastro da transferência
Figura 58.79. Tela para transferência do valor a receber do cliente para a maquineta própria de cartão da agência
Explicação dos campos transferência máquina própria
Data Lançamento: preencha nesse campo a data de lançamento referente às custas do cartão maquina própria
Essa data afetará somente o campo custas cartão.
Cartão Máquina Própria: selecione a maquineta de cartão próprio utilizada, (utilize a lupa para localizar as maquinas de cartão cadastradas).
Valor Cartão: preencha o valor cobrado do cliente
O valor não poderá ser maior do que o valor a receber do cliente na venda.
A data de lançamento do valor do cartão é igual à data de lançamento da venda, dessa forma o campo data de lançamento não está relacionada com o valor do cartão;
A data da competência também será igual à data de lançamento da venda
Custas Cartão: informe nesse campo o valor em R$ cobrado pela operadora de cartão.
Se as custas estiver preenchida no cadastro da maquina própria, o sistema irá preencher esse campo automáticamente.
Se o cálculo do valor das custas for feito com base em fórmula especial que não seja valor fixo mas envolva campos da venda (Tarifa, Taxa, outras taxas, etc...), será gerada a mensagem : A configuração de custas deste cartão possui uma fórmula que contém campos da venda e não poderá ser utilizada no cálculo. O valor das custas deverá ser digitado manualmente.
Apesar da data de lançamento das custas poder ser editado, a data de competência será sempre igual à data de lançamento da venda;
Data Vct ( V ): esse campo deverá ser preenchido com a data de vencimento para recebimento do valor da maquineta de cartão. Se o cartão não foi parcelado escolha V se for parcelado escolha P.
se o prazo de recebimento estiver preenchido no cadastro da maquina própria, o sistema irá preencher esse campo automáticamente.
Histórico: opcionalmente poderá ser preenchido um texto descrevendo o histórico do lançamento
Através do [Resumo] Financeiro da venda será possível visualizar um resumo da transferência de valores, sendo permitido realizar algumas alterações da transferência e até mesmo remover a transferência.
O sistema não permitirá alterar o valor e as custas do cartão. Nesse caso será necessário apagar o cadastro e realizar um novo cadastro de transferência.
Ao clicar em apagar/desfazer transferência, se a mesma tiver sido incluída em um documento de parcelamento de máquina própria (PC), o sistema exibirá uma mensagem de alerta para o usuário lembrar de remover os itens da transferência do documento PC a partir da 'Manutenção'.
Se os itens não forem removidos, os mesmos serão exibidos no documento com valor zerado.
Auditoria: a auditoria de cadastros e alterações de transferências está disponível no botão opções, conforme destaca a imagem abaixo.
A auditoria está disponível somente para os cadastros e alterações realizados a partir da versão 6.0.0.64, cadastros e alterações realizados antes dessa versão não poderão ser auditados.
Disponível no módulo de vendas a opção de dividir o valor a receber do cliente, podendo dividir o total a receber em mais de um vencimento como também dividir o total a receber de uma venda entre mais de um cliente.
O recurso está disponível em [ Atendimento/Vendas ] >> [ Vendas ]. Após acessar o módulo de vendas, clique no botão [ Opções ] disponível no canto superior esquerdo do módulo e selecione o botão [ Transferir valores de Cliente ].
Abaixo alguns exemplos de possíveis utilização da transferência:
O faturamento dos extras de hospedagem do cliente é feita em data separada;
Rateamento da mesma venda entre mais de um sacado;
Casos em que o emissor cobra valor incorreto do cliente (menor) e terá o valor deduzido de sua comissão.
Como nesses casos o mesmo campo precisará de mais de um vencimento, é necessário dividir o valor em mais de um vencimento.
Esta opção não modificará a data do vencimento original do cliente na venda, ela apenas permite separar parte do valor do vencimento da venda para uma nova data.
Também não é possível dividir os valores selecionando uma conta específica, o sistema irá sempre dividir o saldo pendente de todos os itens da venda que contenham valores.
Essa alteração irá refletir no contas a receber do financeiro, mas não afetará o resultado do mapa de produção.
Os campos da venda que estão relacionados ao cliente como: Centro de Custos, Solicitante, Aprovador, Departamento e Projeto, quando forem preenchidos em vendas com divisão de valores, não será possível emitir fatura para os sacados da divisão de valores utilizando agrupamentos para os campos mencionados anteriormente.
Mesmo se a venda estiver faturada o sistema permitirá que a transferência seja realizada.
O total do valor transferido será deduzido automáticamente dos itens da respectiva venda na fatura.
Após acessar o módulo, clique em [ Incluir ] para iniciar o cadastro da transferência
Explicação dos campos
Cliente: selecione o cliente para o qual o valor será transferido
Poderá ser preenhido o mesmo sacado da venda ou um sacado diferente.
Data Vencimento: preencha a data de vencimento do valor preenchido
Valor: preencha o valor que será transferido
Ao clicar em salvar, será exibido uma tela com duas opções para fazer a divisão do valor que está sendo transferido de acordo com as contas que foram preenchidas na venda (Tarifa, Taxa, DU/RAV etc...)
Deixar o sistema dividir proporcionalmente nas contas disponíveis: selecionando essa opção, o próprio sistema fará a divisão do valor que está sendo transferido de acordo com as contas que foram preenchidas na venda.
Selecionar as contas do valor a ser transferido: essa opção permite selecionar as contas a serem transferidas,
As contas selecionadas devem ter valor igual ou superior ao valor total a ser transferido.
Figura 58.87. Erro quando o valor das contas selecionadas for menor do que o valor a ser transferido
O sistema fará uma divisão proporcional do valor quando o somatório das contas selecionadas for maior do que o valor a ser transferido.
Ao transferir valores das contas desconto e repasse de comissão agência cliente como são valores negativos, é necessário digitar o sinal - antes do valor. A mensagem de erro abaixo será exibida caso o sinal não seja preenchido.
Figura 58.88. Mensagem de erro exibida ao transferir valores de conta de desconto e repasse comissão sem informar o sinal -
Após a alteração, será exibido ao lado do campo do vencimento do cliente da tela principal da venda um triangulo de alerta amarelo para indicar que existem alterações no valor do cliente que impactam no vencimento.
Clique no botão de alerta para acessar a tela de transferência.
Através do botão [ Resumo ] da venda, será possível visualizar uma tabela com as informações da transferência.
Nessa tabela, é permitido realizar as seguintes operações
Alterar: através do botão de lápis sobre a folha, poderá ser alterado: 'Cliente', a 'Data de Vencimento' e 'Destino' (contas a pagar ou contas a receber), da transferência, desde que esta não tenha sido liquidada.
Apagar: através do botão [ - ] (vermelho), o sistema permitirá apagar a transferência, desde que esta não esteja liquidada.
O sistema não permitirá alterar o valor da transferência. Nesse caso, é necessário apagar o cadastro e realizar uma nova transferência.
Como a transferência de valores está relacionada ao financeiro e não a venda, o documento DVC de vendas com transferência de clientes será mantido o valor do cliente original da venda, mas será exibido nos detalhes de pagamento uma linha com os valores que foram transferidos. Clique aqui para saber mais sobre o DVC.
A auditoria de cadastros e alterações de transferências está disponível no botão opções, conforme destaca a imagem abaixo.
A auditoria está disponível somente para os cadastros e alterações realizados a partir da versão 6.0.0.64, cadastros e alterações realizados antes dessa versão não poderão ser auditados.
Esse módulo pode ser utilizado quando, nas vendas com centro de custo de cliente, for necessário realizar um rateio do valor entre mais de um centro de custos.
Clique aqui para realizar a leitura do manual sobre rateio de centro de custos.
Após a alteração, será exibido ao lado do campo do vencimento do cliente da tela principal da venda um triangulo de alerta amarelo para indicar que existem alterações no valor do cliente que impactam no vencimento.
Clique no botão de alerta para acessar a tela Rateio.
Esse campo permite alterar a situação contábil da venda, de forma que a mesma gere ou não valores de previsões de pagamentos/recebimentos no financeiro. Esta opção será útil principalmente para agências que fazem emissões para clientes corporativos onde a cobrança do cliente só é gerada após a mesma ter sido faturada pelo fornecedor, (normalmente hotel).
A venda poderá ter dois tipos de situação contábil.
SC=G: gera fnanceiro.
SC=N: essa opção não irá gerar financeiro.
Utilize as parametrizações para deixar pré-configurado a situação contábil das vendas. clique aqui para realizar a leitura das parametrização da situação contábil.
Por padrão, o sistema já está configurado para gerar valores de financeiro para todas as venda.
A permissão de definição da situação contábil deve se configurada no módulo de senhas e acessos.
Durante a alteração da sittuação contábil será exibida uma tela para informar a nova data data da venda.
Normalmente essa alteração faz-se necessária nos casos em que o cálculo de vencimento do fornecedor é baseado na data em que a situação contábil da venda foi alterada para gerar financeiro, SC=G.
Não é possível alterar para SC=N (Não gerar financeiro), se a venda já tiver notas de débito, crédito, fatura emitidas, ou baixas/transferências realizadas.
A situação contábil impactará nos seguintes módulos:
na pesquisa de vendas;
na exibição da ficha de vendas;
no controle de limite de crédito do cliente;
no calculo de prêmio por meta dos emissores/promotores/gerentes;
na exibição do mapa de produção;
na posição financeira.
O DVC é um documento utilizado para apresentar para o cliente o detalhamento das suas vendas.
Clique aqui para realizar a leitura do manual sobre DVC.
Essa opção permite alterar o formato de digitação de diárias por valor dos campos ('Tarifa', 'Outras taxas', 'Markup, 'da respecitiva venda para o formato padrão, (onde o cálculo e o lançamento do valores totais das diárias dos campos mencionados, devem ser feitos manualment)e.
Essa opção estará disponível apenas para as vendas de produtos do grupo hotel e locação de veículos que forem cadastradas utilizando o formato de digitação de valores de diária dos campos 'Tarifa', 'Outras taxas' e 'Markup' por diárias.
Após a alteração, não será possível retornar para o formato de digitação de diárias.
Opção acessível apenas para usuários com permissão para autorizar que vendas que estejam sendo alteradas possam ser salvas com prejuízo ou com lucratividade igual a zero.
Clique aqui para saber mais sobre lucratividade de vendas.
Neste módulo o usuário poderá realizar pesquisas avançadas de vendas emitidas. A pesquisa é realizada através do botão com o ícone do binóculo ou pressionando-se a tecla de atalho [F8] no teclado conforme exibe a imagem abaixo:
O relatório exibirá várias colunas contendo as principais informações da tela de venda.
O relatório pode ser reordenado de acordo com o clique do mouse sobre as colunas disponíveis.
A pesquisa retornará no máximo 400 (quatrocentas) vendas.
A tela de pesquisa pode ser aumentada, bastando posicionar o mouse nas bordas da tela e arrastar a janela até o tamanho desejado.
Explicação dos campos
Período de lançamento: esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa for realizada para um determinado período de emissão.
Cliente(es): esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser feita para um ou mais clientes;
Fornecedor(es): esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser feita para um ou mais fornecedores;
Produto: esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser baseada somente para um tipo de produto
Nr. Doc: esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser baseada em um determinado número de bilhete aéreo ou número de identificação de outros serviços.
Esse campo também permite pesquisar por bilhetes conjugagos. Clique aqui para saber mais sobre bilhetes conjugado.
Nr. Req (texto parcial): esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser baseada em um determinado número de requisição.
o número da requisição poderá ser digitado parcialmente.
Status: esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser baseada em um status específico da venda;
Emissor: esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser feita para as vendas de emissores específicos;
Promotor: esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser feita para as vendas de promotores específicos;
Gerente: esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser feita para as vendas de gerentes específicos;
C Custo/cliente: esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser baseada em um determinado centro de custos do cliente
Pres. do Serviço: esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser baseada em uma determinada cia, operadora ou hotel etc...
CCA (centro de custos da agência): esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser baseada em um determinado centro de custos da agência
Foma PGT: esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser baseada em uma determinada forma de pagamento.
Localizador: esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser baseada em um determinado localizador.
Pax (texto parcial): esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser baseada no nome do passageiro.
O nome do passageiro poderá ser digitado parcialmente.
Nr. cartão de crédito (texto parcial): esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser baseada no número do cartão de crédito do cliente.
Na venda o número do cartão de crédito é preenchido no campo Pax. Para visualizar o campo para preenchimento de informações do cartão do cliente na venda, editando a venda, clique no campo [PAX] e pressione [F11] no teclado.
Cód. Autoriz: esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser baseada em um determinado código de autorização.
o código de autorização é um campo exibido somente para as vendas com forma de pagamento IT (CPB Bradesco), CD (Credicard), EB (EBTA) CT (Mastercard).
Cartão próprio: esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser baseada em um determinado cartão de crédito da própria agência
DVC: esse campo poderá ser utilizado para realizar a pesquisa de vendas pelo número de um DVC (Demonstrativo de Vendas ao Cliente);
Informações adicionais (texto parcial): esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser baseada no texto digitado nos campos Informações adicionais Internas e Externas.
Roteiro (texto parcial): esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser baseada no texto digitado no campo Roteiro
Recibo Série B: esse campo poderá ser utilizado para realizar a pesquisa pelo número de um recibo série B.
como o recibo série B é um documento avulso e não tem ligação com nenhum outro módulo odo sistema a pesquisa retornará resultado somente se o número do recibo Série B pesquisado tiver sido preenchido no campo [Recibo Série B] da tela de vendas.
Tipo bilhete: esse campo poderá ser utilizado para pesquisar se a emissão é doméstica ou internacional.
Interface de Importação: através desse campo o usuário poderá pesquisar por vendas que foram geradas através da importação de uma determinada interface de importação de vendas disponível no Wintour.
Data de início dos serviços: esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser baseada na data de início dos serviços das vendas (embarque/desembarque/check-in/check-out, etc....).
Data de término dos serviços: esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser baseada na data de término dos serviços das vendas (embarque/desembarque/check-in/check-out, etc....).
Cod referência na interface: esse campo poderá ser utilizado para os casos onde a pesquisa deva ser baseada no campo código de referência da interface
Situação contábil: esse campo permite pesquisar por vendas de acordo com a situação contábil das venas. Gera financeiro (G). Não gera financeiro (N).
Origem de vendas: esse campo poderá ser utilizado para realizar pesquisa de vendas cadastradas de acordo com a origem do seu cadastro (Lançamento Manual ou Cadastrada a partir da Interface de vendas)
Exibir venda com pax: esse filtro permite pesquisar por vendas que estejam com o campo passageiro normalizado, as que não estão normalizadas, ou exibir Todas as vendas.
Tipo Pax: esse campo permite pequisar por vendas de acordo com o Tipo do campo Pax (passageiro) A pesquisa pode ser realizada por todos os tipos ou por tipos específicos (ADT (Adulto), CHD (Criança), INF (Infantil))
Projeto: esse campo permite pesquisar por vendas filtrando pelo Projeto do cliente
Para utilizar o filtro Projeto, é obrigatório o preenchimento de 1(um) cliente na tela de pesquisa
Tipo de emissão: esse campo permite pesquisar as vendas cadastradas de acordo com o tipo de emissão.
SCDP: campo para pesquisar pelo identificador de reserva de emissões GR.
A partir do módulo de vendas é permitido importar os serviços cadastrados no módulo de atendimentos. A importação é realizada através do botão [ Reservas ] disponível na barra de botões da tela de vendas, conforme destacado na imagem abaixo. A importação poderá ser realizada de duas formas conforme exibe a imagem abaixo.
Em seguida, informe o número do atendimento que contém os serviços a serem integrados e selecione o tipo de importação desejado.
Quando não souber o número do atendimento, utilize o botão da lupa para pesquisar.
Os tipos de importação diferem da seguinte forma:
Importar todos os serviços do file:
Permite importar todos os serviços de uma única vez;
Não permite importar serviços da reserva que estejam com campos, que são de preenchimento obrigatório na venda, não preenchidos.
Exemplo: Serviços que estejam sem Fornecedor, prestador de serviço, produto, forma de pagamento, etc... preenchidos não poderão ser importados e serão exibidos com erro na tela de integração.
Importar apenas um sreviço do file:
Importa apenas um serviço por vez;
Permite importar serviços da reserva que estejam com campos, que são de preenchimento obrigatório na venda, não preenchidos.
Intes de reservas que estejam definidos com a forma de pagametno NI (não identificada), não poderão ser integradas.
Essa opção abrirá a tela de integração com todos os serviços cadastrados no file já pré selecionados, permitindo importar vários serviços de uma unica vez.
Após clicar no botão [ OK ], será exibida a pré tela com os serviços a serem importados.
Clique no botão [ Lançar bilhetes ] para concluir o lançamento das vendas.
Apenas serviços sem mensagem de erro poderão ser importados.
A importação do serviço funcionará da mesma forma como é realizado nas importações de venda a partir das interfaces. Clique aqui para mais informações sobre a pré-tela de importação do Wintour.
Nessa opção, a importação será feita um serviço por vez, sendo necessário refazer o processo para integrar outros serviços da reserva.
Será permitido importar a reserva mesmo que alguns campos obrigatórios não tenham sido preenchidos no serviço, sendo necessário preencher os respectivos campos após realizar a importação.
Em seguida, será exibida a tela com os 6 grupos de serviços do atendimento. Clique nas guias que agrupam os serviços do atendimento, e selecione o serviço que será importado.
É permitido importar apenas um serviço por vez, dessa forma, será necessário repetir o procedimento para cada serviço presente nos atendimento que deva ser importado.
Além de importar serviços da reserva para a venda, é possível linkar manualmente uma venda a um serviço da reserva. Esse processo é feito nos casos em que a venda é cadastrada fora da importação de reservas (Como por exemplo utilizando as integrações de vendas diretamente com os fornecedores).
Clique aqui para saber mais sobre como linkar as vendas aos serviços de uma reserva
O sistema não permite excluir/apagar vendas cadastradas. Nos casos em que uma venda foi cadastrada indevidamente ou o cliente desistiu da compra e essa desistencia não gerou reembolso, a venda deverá ser cancelada.
O cancelamento da venda é realizado modificando a forma de pagamento para "XX" (1) , ao sair do campo a tela de confirmação para zerar os campos com valores da venda será exibida, clique em [ Sim ] para confirmar (2).
Após a confirmaçãopara zerar os campos com valores serão exibidas mensagens referentes as alterações que irão gerar impacto nos campos parametrizáveis. Caso algum valor não possa ser zerado por conta de baixas ou transferências, será apresentada uma mensagem de erro.
As vendas canceladas que estiverem presentes nos documentos fatura, nota de débito e nota de crédito terão seus valores zerados e serão identificadas com o texto *** Venda cancelada ***. Utilize a manutenção do documento se for necessário remover os ítens da venda cancelada do mesmo.
Vendas que geraram solicitação de reembolsos para o cliente e/ou fornecedor, não devem ser canceladas.
Se realmente for necessário cancelar vendas que possuam baixas, (e essas não geraram reembolsos), deverá ser realizado o procedimento de estorno do lote.
Clique aqui para maiores detalhes sobre estorno de lote Movimento Financeiro.
A parametrização do preenchimento de campos obrigatórios será desconsiderada em vendas com forma de pagamento XX.
Existem casos onde o usuário deseja alterar a forma de pagamento de uma venda, contudo como a forma de pagamento está diretamente relacionada aos campos de valores da venda, será necessário atenção na hora de efetuar a alteração, pois caso a nova forma de pagamento não tenha relação com a coluna de tarifa e taxa da forma de pagamento anterior o sistema não permitirá a alteração solicitando ao usuário que altere os valores de tarifa/taxa para a coluna que se relaciona com a forma de pagamento. Caso a nova forma de pagamento não coincida com a coluna da forma de pagamento antiga o sistema exibirá a mensagem abaixo.
Caso a tela acima seja exibida o usuário deverá alterar todos os campos da coluna antiga para a coluna que coincida com a nova forma de pagamento, ou cancelar e alterar a forma de pagamento para uma forma de pagamento que esteja de acordo com a coluna dos valors preenchidas.
O FEE é o único campo que pode sempre ser digitado na coluna à vista independente da coluna forma de pagamento.
Terminado o preenchimento dos campos da venda, utilize o botão Salvar para concluir o seu cadastro.
Após salvar a venda poderá ser exibido algumas mensagens de confirmação que serão explicadas em seguida
A tecla atalho F6 poderá ser utilizado para salvar a venda através do teclado.
Alguns campos da venda são passíveis de parametrização, seu preenchimento manual ou alteração que impactem em outros campos na venda que possam afetar os valores parametrizáveis, gerarão mensagens de confirmação após salvar a venda. Abaixo seguirá a imagem destacando os campos que são parametrizáveis.
Os campos parametrizáveis são identificados por uma barra da cor do tema destacada sobre o campo conforme o exemplo abaixo:
Figura 58.106. Imagem destacando a barra que indica que o campo canal de captação é um campo parametrizável da venda
Quando o valor do campo parametrizável for prenchido manualmente ou preenchido através da interface de importação de vendas, o texto do conteúdo ficará em negrito e ao posicionar o mouse sobre o campo, será exibido uma interrogação com texto informando: conteúdo digitado manualmente ou conteúdo importado de interface, confome destacado em verde na imagem anterior.
Campos parametrizáveis iniciais
Canal de captação
CCA
Campos parametrizáveis de valoresDU/RAV
DU/RAV
Tanto o valor quanto o código da taxa podem ser parametrizáveis
Fee tanto o valor quanto o código do fee pode ser parametrizável
Tanto o valor quanto a o código da taxa podem ser parametrizáveis
Campos parametrizáveis de cliente
Desconto
Tanto o valor quanto o destino (R contas a receber P contas a pagar), são parametrizáveis
Vencimento Cliente
Comissão
Tanto o valor quanto o destino (R contas a receber P contas a pagar), são parametrizáveis
Vencimento Comissão
Passageiro
O passageiro será parametrizável somente se a normalização estiver ativada. Clique aqui para saber mais sobre a normalização de passageiro.
Matricula
Campos parametrizáveis de Fornecedor
Comissão
Tanto o valor quanto o código da taxa podem ser parametrizáveis
Over
Tanto o valor quanto o código da taxa podem ser parametrizáveis
taxa cartão
taxa cartão virtual
Tanto o valor quanto o código da taxa podem ser parametrizáveis
taxa emissão/conta taxa emissão
Tanto o valor quanto o código da taxa podem ser parametrizáveis
Vencimento
Cartão próprio
vencimento cartão próprio
Máquina Própria
vencimento a receber
valor custas
Campos parametrizáveis Emissores promotores e gerentes
comissão
over
Campos disponível apenas para emissores
vencimento
código do promotor
O promotor é parametrizado quando ele é incluído no cadastro do cliente
código do gerente
O geremte é parametrizado quando ele é incluído no cadastro dos emissores/promotores que ele gerencia.
A mensagem exibida na imagem abaixo será exibida após o usuário tentar salvar um lançamento de venda que contenha campos parametrizáveis que tenham sido preenchidos manualmente
Figura 58.108. Tela de confirmação de campos de vendas parametrizáveis que foram digitados manualmente
Campo: essa coluna exibe o nome dos campos que possuem valor digitado manualmente
Valor Atual: essa coluna exibe o valor atual dos campos que foram alterados manualmente.
Manter Valor Atual (Manual): através dessa coluna, caso o usuário deseje, poderão ser desmarcados os campos para os quais o cálculo deverá ser realizado pelo próprio sistema após salvar a venda.
Os campos que o usuário não tiver permissão de visualizar na tela principal da venda, será exibido o texto bloqueado na coluna Valor Atual.
Clique aqui para saber mais sobre a configuração de bloqueio de visualização de alguns campos parametrizáveis da venda.
A mensagem da imagem abaixo será exibida após o usuário tentar salvar um lançamento de venda que contenha campo(s) parametrizado(s) que esteja(m) com valor(es) diferentes do previsto na parametrização, (EX a parametrização foi alterada após a venda ser salva e o usuário está tentando salvar a venda novamente após a alteração). Também será exibido quando existirem campos parametrizados que foram preenchidos com valores importados a partir de uma das interfaces de importação de vendas
Para manter o valor cadastrado a partir da interface, desmarque o campo Atualizar Valor Parametrizado.
Se desejar sempre manter o valor da interface, utilize as configurações Gerais para configurar para o sistema não exibir a mensagem para valores gerados a partir de interfaces. Vide configuração de exibição das mensagens a seguir.
O sistema oferecerá a opção de gerar o valor dos campos de acordo com o que foi parametrizado.
Campo: essa coluna exibe o nome dos campos que possuem valor parametrizado.
Valor Atual: essa coluna exibe o valor atual do campo;
Valor Parametrizado: esse campo exibe o valor parametrizado que poderá ser preenchido caso o usuário deixe o campo atualizar selecionado;
Atualizar para o Valor parametrizado: estando esse campo selecionado o sistema irá substituir o valor atual do campo pelo valor exibido na coluna parametrizado.
Os campos que o usuário não tiver permissão de visualizar na tela principal da venda, será exibido o texto bloqueado na coluna Valor Atual.
Clique aqui para saber mais sobre a configuração de bloqueio de visualização de alguns campos parametrizáveis da venda.
Por padrão as mensagens de confirmação não são exibidas quando a venda está com o status conferido selecionado. Caso necessário a alteração da configuração é realizada em: [ Outros ] >> [ Configurações gerais] >> aba [ Configuração de vendas 1 ] conforme exibe a imagem abaixo:
Sobre os avisos de campos lançados manualmente nas vendas: as configurações nesse item estão relacionadas a mensagem exibida para os campos parametrizáveis que possuem preenchimento manual.
Não exibir para nenhuma venda: selecionando essa opção o sistema não exibirá a mensagem de confirmação para nenhuma venda;
Não exibir para vendas com o status XX: selecionando essa opção, o sistema não exibirá a mensagem somente para as vendas do status que estiver definidono campo.
A configuração padrão do sistema é não exibir para vendas com Status Conferida (CF), mas o usuário poderá alterar se necessário,
Exibir aviso para todas as vendas: selecionando essa opção, o sistema passará a exibir a mensagem de confirmação para todas as vendas que possuírem campos digitados manualmente;
Sobre os avisos de parametrização nas vendas: as configurações nesse item estão relacionadas à mensagem de confirmação exibida ao salvar vendas que possuam valores parametrizados diferentes do previsto na parametrização atual do respectivo campo no Wintour;
Não exibir para vendas com o status XX: selecionando essa opção, o sistema não exibirá a mensagem somente para as vendas do status que estiver definido no campo
Exibir aviso para todas as vendas: selecionando essa opção o sistema passará a exibir a mensagem de confirmação para todas as vendas que possuírem campos parametrizados com valores diferentes do previsto na parametrização.
Sobre os avisos de campos parametrizados importados de interface: as configurações nesse item estão relacionadas às mensagens exibidas ao salvar as vendas geradas a partir de uma interface cujo campos parametrizáveis foram preenchidos com informações que vieram da integração.
Exibir aviso com opção de atualizar o valor marcada: selecionando essa opção, ao salvar a venda o sistema sempre exibirá a mensagem de atualização dos valores pré selecionada, perguntando ao usuário se deseja manter o valor importado da interface.
Exibir aviso com opção de atualizar o valor desmarcada: selecionando essa opção, ao salvar a venda o sistema sempre exibirá a mensagem de atualização dos valores desmarcada, perguntando ao usuário se deseja manter o valor importado da interface.
Não exibir aviso e manter o valor que foi importado: selecionando essa opção o sistema nunca exibirá a mensagem de confirmação mantendo sempre o valor que foi importado.
Status inicial lançamento da venda: nesse campo, o usuário poderá definir o status inicial para o lançamento manual das novas vendas
Por padrão, o status inicial está cadastrado como Não Definido [ND]
Status inicial importação da venda: nesse campo, o usuário poderá definir o status inicial para o lançamento das novas vendas a partir das interfaces
Por padrão, o status inicial está cadastrado como Não Definido [ND]
Este botão exibirá o resumo financeiro da venda que está sendo visualizada. Após salvar o lançamento será possivel visualizado todas as informações referentes a financeiro da venda como: contas a pagar/receber gerado automaticamente após salvar o lançamento, dentre outras informações financeiras da venda em questão.
O acesso ao módulo é realizado através do botão [Resumo], disponível através da barra de botões da tela de vendas:
As informações financeiras do resumo da venda serão geradas somente para as vendas que tiverem com a situação contábil para gerar financeiro SC=G. Se a situação estiver definida para não gerar financeiro, SC=N, o resumo será exibido sem valores com o destaque da situação contábil da venda, como pode ser visualizado abaixo.
As vendas que estiverem com a situação contábil definida para gerar financeiro, terão as previsões de pagamento e recebimento exibidas no resumo financeiro. Abaixo será explicado todos os itens que podem estar presentes no resumo financeiro
Figura 58.114. Itens que podem estar presentes no resumo financeiro da venda quanto a situação contábil = G
Informação de Markup: esse alerta será exibido somente nos casos de vendas com markup com baixa de tarifa desvinculado do Markup.
Clique aqui para saber mais sobre o campo markup e a mensagem.
Informações da venda: nessa tabela constam as informações de valores a pagar/ receber da venda que é exibida na primeira linha da tabela;
Tipo: essa coluna exibe o tipo/destino financeiro de cada credor/devedor, [P] Contas a pagar e [R] Contas a Receber. Clicando nas letras o usuário terá acesso a tela de Previsões de liquidação dos valores. Para maiores detalhes sobre quitação/baixa de valores a pagar/receber.
Clique aqui para obter mais informações sobre a tela de previsões explicada no capítulo sobre baixas/liquidações do Financeiro!
Vencimento: essa coluna exibe os vencimentos de cada credor/devedor;
Credor/Devedor: essa coluna contém informações dos credores/devedores da agência, isto é, quem deve a agência e a quem a agência deve,
Código: coluna que contém o código do credor/devedor
Nome: coluna que contem o nome do credor/devedor;
Fat: caso seja emitida uma fatura para um dos itens essa coluna conterá o número da fatura do item.PC
Valor: essa coluna contém o valor pagar/receber do Credor/Devedor
Saldo: essa coluna exibe o saldo restante a pagar/receber ao/do credor/devedor;
Lucro Previsto (BRL): essa linha exibe o lucro previsto para a venda atual. Estando o valor em vermelho indica que a agência está tendo um prejuízo nessa emissão.
como o financeiro do Wintour é baseado em moeda nacional (R$ (Real)) o lucro previsto é baseado somente nessa moeda.
* Foram encontrados valores a pagar e/Ou a receber que devem ser verificados para liquidação mesmo zerados: essa mensagem será exibida quando existir previsão apagar ou a receber da venda cujo somatório deu resultado zero. Mesmo o resultado sendo zero faz-se necessário liquidar o valor.
Pagamentos/recebimentos: essa tabela será exibida somente após algum item do resumo da venda ter sido liquidado/baixado, isto é, o usuário ter realizado o procedimento de informar ao sistema que o valor foi pago/recebido; Para maiores detalhes sugerimos a leitura do capítulo Financeiro
Lote: essa coluna exibe o número do lote/recibo referente à baixa (pagamento/recebimento) realizado;
Data Lct: essa coluna exibe a data de lançamento do lote;
Contas: essa coluna exibe as contas onde os valores foram baixados;
Valor Total (lote): essa coluna contém o valor total que foi liquidado (recebido/pago) no lote;
Emissão/outras Operações de documentos:
Emitir: através dessa opção o usuário poderá emitir documentos diretamente da própria venda. Os documentos são
ND (Nota de Débito): essa opção permite emitir o documento nota de débito;
NC (Nota de Crédito): essa opção permite emitir o documento nota de crédito
FT (Fatura): essa opção permite emitir o documento Fatura;
PC (Parcelamento máquina própria): utilize essa opção para realizar o parcelamento das emissões de máquina de cartão da própria agência (MP).
DVC (Demonstrativo de Venda ao cliente): essa opção permite emitir o documento demonstrativo de venda ao cliente. Em seguida seguirá a explicação detalhada sobre o documento DVC.
Outras Operações: através dessa opção o usuário poderá realizar outras operações em seus documentos
para maiores detalhes sobre os documentos ND, NC e FAT sugerimos a leitura do capítulo sobre Fatura Nota de Débito e Nota de Crédito.
Transferência de valores a receber cliente para MP: campo para transferir valores a receber do cliente para a máquina própria da agência. A transferência é realizada através do botão [opções] da tela de venda, opção [Transferência de valor a receber cliente para MP].
Normalmente é utilizado nas seguintes situações
Nas vendas com formas de pagamento TR e VP , onde a venda foi paga ao fornecedor com cartão próprio da agência, e recebida do cliente com pagamento em cartão do cliente utilizando maquina própria da agência;
No prazo de vencimento do cliente de uma emissão faturada ele decide fazer o pagamento em cartão de crédito passado na máquina de cartão da agência
Apó a transferÊncia ser concluida será exibida a tabela a baixo no resumo da venda.
Conta: esse campo exibirá o código da maquina própria da agência em que o cartão do cliente foi passado
Vencimento: esse campo exibirá a data de vencimento a receber o valor da maquineta própria de cartão
Valor: esse campo exibirá o valor que foi passado na maquineta
Destino: esse campo exibirá o destino do valor a receber da operadora da maquina de cartão
Operações: nesse campo será possível fazer algumas alterações referentes a transferência como também remover/cancelar a transferência
Não será permitido realizar alterações e remover a transferência se já existirem baixas no lançamento da transferência
Não será possível alterar o valor da transferência. Se for necessário alterar o valor, deverá ser removido a transferência e depois refazer novamente todo o processo
A emissão dos documentos (Fatura e nota de débito) quando necessária, deve ser feita antes da liquidação do valor transferido. Em caso de liquidações parciais, o documento será emitido somente para o saldo, e o valor liquidado parcialmente não constará no documento.
Transferência de valores do cliente: esse campo será exibido em duas situações:
Nas vendas que o recurso [ opções ] >> [ Transferir valores de cliente ] for utilizado.
Quando ocorrer liquidações avulsas de valores, isto é, que não estejam em documentos, (Faturas, Nota de Débito e Nota de Crédito):
Nesse caso, a configuração geral do sistema precisará estar configurada com a opção de Isolar o valor liquidado para que não conste em FT/ND/NC a serem emitidas futuramente. Clique aqui para saber mais sobre a configuraçãode liquidações avulsas
Explicação dos campos
Conta: esse campo exibirá o código do Devedor que a transferência de valor foi feita.
Vencimento: esse campo exibirá a data de vencimento a receber do do devedor
Valor: esse campo exibirá o valor que foi transferido para o devedor
Destino: esse campo exibirá o destino financeiro, (CR ou CP), do valor a receber do Devedor.
Tipo: essa coluna exibe o tipo de transferência feito (transferencia de valor de cliente ou liquidação avulsa)
Operações: nesse campo será possível fazer algumas alterações referentes a transferência como também remover/cancelar a transferência
Na transferência de cliente
Não será permitido realizar alterações e remover a transferência se já existirem baixas no lançamento da transferência.
Não será possível alterar o valor da transferência. Se for necessário alterar o valor, deverá ser removido a transferência e depois refazer novamente todo o processo
Na transferência de liquidação avulsa
Não será permitido editar ou apagar uma transferência de valores de liquidação avulsa. Para qualquer ajuste, é necessário o estorno do lote conforme a mensagem exibida abaixo.
Figura 58.120. Mensagem exibida ao ao tentar alterar ou apagar uma transfrência de liquidação avulsa
No caso de estorno de lote e liquidação avulsa, cujo saldo da liquidação possua documento emitido ND/NC/FAT, será exibido uma mensagem de alerta do estorno como pode ser observado nesse link do capítulo do financeiro sobre estorno. Para as opções de estorno com desvinculo do lote, no resumo da venda o valor desvinculado será exibido separadamente do valor que está no documento o valor passa a ser exibido com o tipo transferência. conforme exemplificado na imagem abaixo.
Figura 58.121. Imagem exibindo o valor com liquidação avulsa desvinculado do valor original após o estorno
Transferência de valores MP feita pelo financeiro: diferentemente da tabela Transferência de valores MP (que exibe os valores transferidos feitos através do botão opções da tela da venda), essa tabela será exibida no resumo somente para vendas em que foi realizado Transferência de valores a recebe para MP através do Financeiro. Abaixo a imagem ilustra a tela de previsões de baixa finaneira destacando o acesso ao botão da transferência:
Nele será exibido os detalhes referentes à transferência dos valores a receber do cliente para a maquineta própria de cartão, realizado através do botão [opções] da tela de venda, opção [Transferência de valor a receber cliente para MP].
Conta: esse campo exibirá o código da maquina própria da agência que foi utilizada na transferência
Vencimento: esse campo exibirá a data de vencimento a receber o valor da maquineta própria de cartão
Valor: esse campo exibirá o valor que foi passado na maquineta
Destino: esse campo exibirá o destino financeiro, (CR ou CP), do valor a receber da operadora da maquina de cartão
Documentos Associados: nessa tabela, serão exibidos todos os documentos que estão relacionados à venda como: Fatura/boletos(parcelas do boleto), Nota de crédito, Nota de débito, Nota Fiscal (NFSe) e Demonstrativo de vendas a clientes (DVC), Parcelamento de máquina própria (PC).
O Wintour não possui módulo próprio para emissão de nota fiscal, o número exibido nessa parte está relacionado com o número inserido manualmente no módulo de relatório de apoio a emissão de notas fiscais, ou através de sistemas de terceiros que utilizam o WebService de para emissão de nota
Tipo: essa coluna exibe o Tipo de documento que está associado à venda.
Nº: essa coluna exibe os números dos documentos associados à venda.
Operações: através dessa coluna o usuário poderá realizar algumas operações com os documentos emitidos relacionados à venda.
2ª via: essa operação permite emitir/imprimir uma segunda via do documento.
Manutenção: essa operação permite ao usuário prestar manutenção no documento. A manutenção inclui: alteração de data de emissão e vencimento, inclusão de vendas, inclusão de reembolsos e outros lançamentos que não sejam de vendas, exclusão de itens, alteração na configuração, cancelamento de desconto, desfazer parcelamento e alterar o sacado.
Conf: essa coluna exibirá a informação se o documento está conferido ou não
A conferência não é utilizada para a numeração da NF preenchida no módulo (Relatório de apoio a emissão de nota fiscal). Clique aqui para saber mais sobre o módulo.
Boleto: essa coluna exibirá o banco e os 4 últimos números dos boletos relacionado à fatura.
Boleto não emtido: quando a fatura não possui boleto será exibido a opção [ Emitir ].
O boleto só pode ser emitido para o documento Fatura.
Boleto já emitido: quando o boleto já está emitido, será exibido: o nome do banco e os quatro último números de cada parcela do boleto e o botão para emitir segunda via do boleto.
Clique aqui para maiores detalhes sobre Fatura, Nota de Débito, Nota de Crédito.
Clique aqui para saber mais sobre o documento PC.
Informações sobre arquivos de exportação de interfaces de cartões corporativos (EBTA, CPA, CTA, CPB, VCORP)
Esse campo só será exibido em vendas que utilizaram uma das interfaces de exportação de cartão corporativo. Será informado o número do arquivo em que a venda foi incluída para ser transferida para a operadora do cartão.
Informação sobre Status da venda: no resumo será exibido um texto informando o status atual da venda.
Será exibido sempre o status atual da venda no Resumo informando o login do usuário, dia e hora que o status foi definido na venda
Saldos totais: esses campos contêm as informações de previsão de saldo a pagar e saldo a receber da venda.
Reembolso: quando uma venda tiver reembolso cadastrado esse campo exibirá o número do reembolso que a venda foi cadastrada.
Um ícone de notificação do botão resumo da venda também será exibido para as vendas que tiverem reembolso. Clique aqui para saber mais sobre as notificações
Substituição de vendas: exibirá o número das vendas que foram marcadas como substituição e remarcação.
Para evitar que lançamento de vendas sem lucratividade ou com prejuízo passem despercebidas, o Wintour dispõe de uma configuração que permite destacar alertar e até mesmo evitar o cadastro das emissões que estejam com prejuízo.
As configurações estão disponíveis para usuários com nível de administrador em [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] >> [ Config de vendas 2 ].
Figura 58.125. Configurações para lançamento e alterações de vendas com prejuízo ou lucratividade igual a zero.
Alerta em destaque na venda: selecionando essa opção, será exibido um alerta no botão [ Resumo ] (1), das vendas destacando que a emissão está com prejuízo ou lucro zero. Dentro do resumo, também será exibido um texto destacando o prejuízo ou lucratividade igual a zero (2).
Impedir emissão de Faturas, Notas de Débito, Notas de Crédito e Recibos: selecione essa opção para não permitir a emissão de faturas notas de débito, nota de crédito e a baixa de vendas com prejuízo ou lucratividade igual a zero.
Impedir definir os status abaixo: utilize esse campo apenas se for necessario definir status da venda que não poderão ser utilizados quando a venda tiver com prejuízo ou lucro zero.
Lançamento manual de novas vendas: as configurações nessa parte estão relacionadas ao comportamento do sistema ao salvar vendas com prejuízo ou lucro zero que estejam sendo cadastradas manualmente.
Lançar normal: selecionando essa opção a venda será salva normalmente.
Gerar alerta ao salvar: selecionando essa opção será exibido uma tela de alerta ao clicar no botão de salvar, mas a venda será salva
Gerar erro ao salvar, impedir lançamento da venda: selecionando essa opção, o lançamento de novas vendas com prejuízo ou lucro zero não poderão ser salvas. Será gerado uma mensagem de erro impedindo o lançamento da venda.
Ao salvar uma venda já lançada
Salva normal: selecionando essa opção vendas com prejuízo e valor igual zero serão salvas normalmente.
Gerar alerta se não autorizada: essa opção irá gerar um alerta nas emissões sem autorização para serem salvas com prejuízo ou lucratividade igual a zero após a sua alteração.
Figura 58.130. Alerta exibido nas emisões sem autorização para ser salva com prejuízo ou previsão de lucro igual a zero.
Gerar alerta mesmo se autorizada: selecionando essa opção, será exibido um alerta mesmo se a venda com prejuízo estiver autorizada a ser salva.
Figura 58.131. Alerta exibido nas emisões sem autorização para ser salva com prejuízo ou previsão de lucro igual a zero.
Não permite salvar (a não ser que autorizada): selecionando essa opção só será permitido salvar alterações de vendas com prejuízo ou lucro zero se a mesma for autorizada.
A autorização para salvar vendas que durante a alteração ficarão com prejuízo, deve ser feita antes da alteração da venda. O usuário que tenha permissão para autorizar alteração de vendas para que fiquem com prejuízo devem acessar o botão [ opções ] das respectivas vendas e clicar no botão [ Autorizar/bloquear venda com prejuízo ], conforme destaca a imagem a seguir:
Figura 58.132. Alerta exibido nas emisões sem autorização para ser salva com prejuízo ou previsão de lucro igual a zero.
Lançamento da venda via interfaces/importações: as configurações nessa parte estão relacionadas com o lançamento de vendas que estejam com prejuízo ou lucratividade igual a zero, a partir da integração de vendas.
Lançar normal: selecionando essa opção a venda será importada normalmente mesmo que ela esteja com prejuízo.
Gerar Alerta (warning no ato da importação): selecionando essa opção as emissões com prejuízo ou lucratividade igual a zero serão identificadas na pré-tela de integração com warning, mas a venda poderá ser integrada.
Gerar erro ao salvar, impedir lançamento da venda: com essa opção as emissões que estiverem com prejuízo ou lucratividade igual a zero serão identificadas com erro e não poderão ser integradas.
Quando essa opção for selecionada a única forma de integrar os bilhetes será selecionando outra opção de checagem de vendas com prejuízo que permita a importação e revalidar o arquivo.
Existem algumas situações da venda que podem gerar uma notificação vermelha sobre o botão do resumo financeiro da venda (conforme imagem abaixo). A seguir será explicado quando a notificação será exibida
A notificação será gerada para as vendas que tiverem com a situação contábil para não gerar financeiro
Vendas que tiverem lucro zero ou prejuízo para a agência também gerarão notificação
Para segurança no cadastro das tanto com preenchimento manual como através das interfaces de integração de vendas, o sistema irá realizar a checagem para identificação de duplicidade de vendas de acordo com as configurações que estiverem definidas no Wintour e não permitirá salvar ou importar a venda quando uma duplicidade for identificada.
O campo cia está relacionado ao campo prestador de serviço da venda
Apesar do sistema possuir uma configuração pré definida para cada um dos tipos de bilhetes conforme explicado abaixo:
Bilhetes numéricos: configuração padrão de chegagem de duplicidade é: 1 Composição de campos1 [cia] + [form] + [Nr doc];
Bilhetes alfanuméricos: configuração padrão de chegagem de duplicidade é: 2 Composição dos campos 2 [cia] + [form] + [Nr doc] +[Pax]+ [data lct] + [Tarifa].
Por padrão as vendas com forma de pagamento cancelada, (XX), não serão consideradas na checagem de duplididade de bilhetes, mas essa configuração também pode ser modificada como será explicado a seguir.
Usuários administradores poderão alterar e realizar novas configurações quando necessário em: [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] >> guia [ Diversos 1 ] botão >> [ Configurações específicas para checagem de duplicidade de bilhetes ].
Após clicar no botão + (Incluir) ou Alterar (ícone do lápis sobre a folha), será exibido a tela de configuração da checagem de duplicidade conforme exibido na imagem anterior:
Explicação dos campos
Filtros
Cia: utilize esse campo quando o padrão de idenficação de duplicidade de bilhetes for diferente para algum prestador de serviço específico (cia aérea, hotel, locadora de veículos, etc...)
Produto: utilize esse campo quando o padrão de idenficação de duplicidade de bilhetes for diferente para algum tipo de produto. Exemplo: Emissões de Hotel
Tipo de Checagem
Composição de campos 1 (cia + form. + Nr doc)
Essa checagem é a mais utilizada para os bilhetes numéricos de aéreo onde é checado a cia aérea e o número do bilhete, dividido no Wintour nos campos FORM (formulário) e NR. DOC (Número do bilhete)
Composição de campos 2 (cia + form + nrdoc + pax + data lct + tarifa + outras taxas)
Essa checagem é a mais utilizada para as cias aéreas que trabalham somente com localizadores onde o sistema verificará a cia o campo FORM e NR. DOC (campo onde o localizador é preenchido na venda) + Passageiro + data de emissão + tarifa + outras taxas
Composição de campos 3 (cia + form + nrdoc + pax + tarifa + outras taxas)
Essa checagem é similar a anterior diferenciando somente na ausencia da checagem do campo data lct (data de emissão da venda)
Composição de campos 4 (cia + form + nrdoc + pax + tarifa + tipo apto + categ apt + check-in/check-out)
Essa checagem é a mais utilizada para checagem de duplicidade em emissões do produto hotel, onde o sistema verificará em conjunto os campos código do hotel preenchido no campo cia, form e nrdoc normalmente é preenchido o número da reserva nesses campos), passageiro, tarifa, tipo de apartamento, categoria de apartamento e data de checkin/checkout.
Para essa checagem funcionar o usuário deve obrigatóriamente descrever os detalhes da hospedagem preenchendo o campo ROTEIRO da venda utilizando a máscara de hotel.
Para acessar a tela de descrição de serviços de hotel, clique no campo ROTEIRO e pressione o botão F11.
Composição de campos 5 (cia + form + nrdoc + pax + tarifa + tipo apto + categ apt + check-in/check-out)
Essa composição, também é valida para produtos do grupo hospedagem, irá identificar duplicidade nas vendas que tiverem os campos: cia/opr/htl (prestador de serviço), form e nr doc, (número do bilhete), passageiro, tarifa tipo de apto, categ apt check-in e check-out, com valores identicos.
Para essa checagem funcionar o usuário deve obrigatóriamente descrever os detalhes da hospedagem preenchendo o campo ROTEIRO da venda utilizando a máscara de hotel.
Para acessar a tela de descrição de serviços de hotel, clique no campo ROTEIRO e pressione o botão F11.
Composição de campos 6 (cia + localizador + pax + data lct. + tarifa + taxas)
Essa composição, irá identificar duplicidade nas vendas que tiverem os campos: cia/opr/htl (prestador de serviço), passageiro, data de lançamento da venda, tarifa e taxas, com valores identicos.
Composição de campos 7 (cia + localizador + data lct + tarifa + taxas)
Essa composição, irá identificar duplicidade nas vendas que tiverem os campos: cia/opr/htl (prestador de serviço), data de lançamento da venda, tarifa e taxas, com valores identicos.
Considerar as vendas "XX" canceladas" para efeito de checagem de duplicidades: selecione essa opção para que as vendas canceladas também sejam incluídas na checagem de duplicidade.
Considerar vendas que estejam com nr. doc. igual a 00000 (impacta apenas as configurações acima que envolvam nr.doc): marque essa opção para considerar as vendas com checagens que consideram o campo nr.doc para considerar duplicidade quando o campo estiver preenchido com 00000.
Limitar a checagem a vendas que tenham ocorrido dias antes ou depois da data da venda (não impacta configurações que já preveem data de lançamento)
Essa configuração não impacta as checagens que já possuem o campo data de lançamento.
Essa opção permite limitar a checagem de vendas em duplicidade em uma quantidade de dias antes e depois da data de lançamento da venda.
Auditoria: a auditoria exibirá informações dos usuários e das alterações que foram realizadas no módulo de checagem de duplicidade
A auditoria está disponível através do botão opções disponível no canto superior esquerdo da tela de checagem de duplicidade.
Utilize esse botão para incluir lembretes relacionados com a venda. Ao clicar no botão, a tela 1 será exibida quando a venda não possuir cadastros, a tela 2 será exibida quando a venda possuir mais de um lembrete cadastrado.
Clique aqui para obter mais informações sobre o cadastro de lembretes.
Índice |