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[Atendimento/Vendas]>>[Utilitários]>>[Recibo Série B]
O recibo série B é documento que pode ser emitido de forma avulsa, ou seja, o mesmo não possui vínculo financeiro no sistema (não gera contas a pagar/Receber). Seu principal objetivo é permitir aos usuários a emissão rápida de um recibo podendo o mesmo ser emitido até mesmo antes da emissão da venda não precisando assim realizar o procedimento de quitação Financeira.
A Utilização do documento irá variar de acordo com a necessidade da agência, sendo que sua utilização se tornará obrigatória somente para as vendas que o sistema não emitir recibos do cliente, devido ao valor ter sido pago em crédito direto no fornecedor (cartão de crédito, por exemplo). Dessa forma, como tal valor não é devido à agência, o sistema não terá como gerar o recibo de baixa (pois não existe valor a receber do cliente pela a Agência) tendo o usuário que emitir o Recibo avulso para o cliente.
Incluir, Apagar, Alterar, Salvar: padrão explicado no capítulo 1;
[F7]: através desse módulo o usuário poderá abrir o cadastro de um recibo através do número do mesmo;
Clonar: através desse módulo o usuário poderá clonar (copiar) exatamente os mesmos dados cadastrado em um Recibo série B para um novo Recibo a ser emitido. Deverá ser informado o número do recibo que se deseja clonar;
Imprimir: esse módulo permite imprimir o recibo já salvo. A impressão poderá ser feita em até três vias conforme exibe a imagem abaixo.
Listagem: através desse módulo o usuário poderá pesquisar/exibir uma listagem de recibos já emitidos.
Explicação dos campos
Seleção: nessa tabela deverá ser selecionada a forma de pesquisa de recibos
Por número de recibo: selecionando essa opção o usuário deverá preencher a faixa de recibos que deseja exibir a listagem;
Por período de data de emissão: através dessa opção a listagem poderá ser exibida através do período da data de emissão;
Filtros opcionais:
Recebedor/Pagador: opcionalmente a pesquisa da listagem de recibos emitidos poderá ser realizada para um determinado Recebedor/Pagador. O texto digitado poderá ser parcial;
Nome do cliente: opcionalmente a pesquisa da listagem de recibos emitidos poderá ser realizada para um determinado cliente;
Texto no corpo do recibo: opcionalmente a pesquisa da listagem poderá ser realizada baseada de acordo com determinado trecho preenchido no corpo do recibo
Quanto a conciliação: nessa parte o usuário poderá definir como a pesquisa deverá se comportar com relação a Conciliação;
Todos: exibirá todos os recibos independentes da conciliação
Conciliados: exibirá somente os recibos conciliados;
Não conciliados: exibirá somente os recibos não conciliados;
Quanto ao tipo de recibo: nessa parte o usuário poderá definir como a pesquisa deverá se comportar com relação ao tipo do recibo;
Todos: exibirá todos os recibos, independente do tipo;
Entradas: exibirá somente os recibos de Entradas
Saídas: exibirá somente os recibos de Saída
Explicação dos campos
Número Recibo: esse campo é gerado automaticamente pelo sistema o recibo ser salvo;
Data Emissão: nesse campo deverá ser preenchida a data de emissão do recibo;
Tipo de Recibo: nesse campo deverá ser informado o tipo do recibo: referente
Entrada: esse tipo de recibo geralmente está relacionado a recebimentos;
Saída: esse tipo de recibo geralmente está relacionado a pagamentos;
A escolha do tipo de recibo irá influenciar na conciliação
Conciliação: através desse campo o usuário poderá conciliar o Recibo série B com o(s) lote(s )de baixa de venda aos quais o recibo se refere. A conciliação será abordada na seção [Conciliação] desse capítulo;
Recebedor/Pagador: nesse campo deverá ser preenchido o nome do devedor/Pagador. Caso o usuário deseje o nome poderá ser pesquisado no cadastro através do ícone da lupa;
Moeda: nesse campo o usuário deverá definir o tipo da moeda que o recibo deverá ser emitido;
Valor: nesse campo deverá ser informado o Valor do recibo;
Detalhar Cheques: através desse campo o usuário poderá detalhar o recebimento através de cheques.
Expliação dos campos
Data: nesse campo deverá ser informada a data do cheque;
Número Documento: nesse campo deverá ser informado o número do cheque;
Valor: nesse campo deverá ser informado o valor do cheque;
Referente: campo de texto livre onde será descrito as informações referentes ao recibo;
O recibo Série B, em alguns casos, é utilizado como recibo principal a ser entregue para o cliente, porém, como não existe ligação financeira do recibo B no sistema fica difícil o controle dos recibos avulsos com as vendas, empréstimos, adiantamentos e lançamentos financeiros manuais, que dizem respeito a esse recibo. Dessa forma, o Wintour disponibiliza a opção de conciliação de Recibos Série B com o recibo/lote de baixa/quitação gerado automaticamente pelo sistema após a liquidação de um valor financeiro.
A conciliação pode ser realizada com qualquer lote de baixa financeira do Wintour que tenha o mesmo valor do recibo b
Existem duas formas de realizar a conciliação
Informar o número do recibo B no lançamento da venda: (Válido somente para o módulo de vendas)
Pesquisar por lotes já liquidados
Após salvar o cadastro o usuário deverá preencher o número do recibo série B no no campo [Recibo Série B] da(s) venda(s) que o recibo se refere conforme exibe a imagem abaixo.
Para os lotes relacionados a adiantamentos e empréstimos como também o lançamento de vendas que não foram preenchidos com o número do recibo B, após clicar no botão conciliar será aberto a tela de pesquisa de lotes conforme exibe a imagem abaixo.
Após efetuar a pesquisa o sistema tentará localizar lote(s) que se encaixem dentro dos filtros utilizados na pesquisa.
Para cada uma das opções de conciliação, após salvar o cadastro do Recibo B bastará licar na opção [Conciliação] conforme demonstrado na imagem a seguir.
Para ambas as opções será exibido a tela de seleção dos lotes para conciliar os recibos. Bastando selecionar (o)s lote(s) que dizem respeito ao total do recibo b.
Explicação dos campos
Conciliar: através dessa coluna o usuário poderá selecionar os lotes que deverão ser conciliados;
Lote: essa coluna exibe os lotes que poderão ser conciliados;
Data: essa coluna exibe a data de lançamento de cada lote;
Conta: essa coluna exibe a conta onde a baixa foi realizada;
Contra Partida: essa coluna exibe as contas de contra-partida dos lotes
Histórico: essa coluna exibe o histórico contido em cada lote;
Valor: essa coluna exibe o valor de cada lote;
A soma dos lotes a serem conciliados deve ser igual ao valor total do recibo, caso contrário, será exibido uma mensagem de erro informando “a soma dos itens selecionados não é igual ao total do recibo”.
Para desfazer uma conciliação, basta clicar sobre o botão de conciliação e em seguida confirmar o estorno;
O procedimento apenas desvincula os lotes do recibo série b, dessa forma, após desfazer a conciliação, os lotes não serão estornados do financeiro.
O Recibo série B também disponibiliza o recurso de auditoria dos documentos emitidos, dessa forma a agência terá sempre o controle referente a emissões e alterações dos Recibos.
Para acessar o módulo o usuário deverá localizar o recibo que sofrerá a auditoria e em seguida pressionar o botão [F10] do teclado.
O relatório de auditoria conterá as seguintes informações
Campo: essa coluna exibirá os campos que foram alterados;
Valor Novo: essa coluna exibirá o novo valor do campo após a alteração;
Login: essa coluna exibirá o Login do usuário que realizou a alteração;
Data/Hora: essa coluna exibirá a Data/Hora da alteração;
Sessão: essa coluna exibirá a Sessão em que a alteração foi efetuada.
Através desse módulo o usuário poderá configurar um texto padrão para ser exibido no rodapé de todos os Recibos Série B emitidos. [Configurações Gerais]
O acesso ao módulo só poderá ser realizado por um usuário com nível de administrador através do botão [Outros]>>[Configurações Gerais]>>aba [Texto Documentos] aba [Recibo Série B], conforme exibe a figura abaixo:
Se necessário o tipo da fonte e o seu tamanho poderão ser alterados no botão [Configuração de fonte]
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