Índice | |
[ Cadastros ] >> [ Parametrização ] >> [ Emissores/Promotores/Gerentes ] >> [ Prêmio por Metas ]
Esse módulo é utilizado para as Agências que oferecem comissionamento/prêmio aos emissores/Promotores/gerentes baseado em Metas. Nele será possível definir as metas e os percentuais de prêmio para a meta configurada.
Incluir[F3] Apagar[F4] Alterar[F5]: padrão explicado no capítulo 1;
Clonar: para utilizar a clonagem de configurações por premio por meta deverá ser selecionado o emissor que terá suas configurações clonadas. Em seguida o sistema abrirá a tela de cadastro de Prêmio por meta com as configurações já clonadas bastando o usuário informar o emissor e o beneficiário da nova configuração.
Calcular: Através desse botão será realizado o calculo da meta do(s) Emissores/Promotores/Gerentes;
Imprimir: Exibe uma listagem com as configurações das metas;
O Wintour Oferece duas opções de configuração de metas:
Prêmio por atingir a meta global de vendas da Agência
Prêmio por atingir meta individual
A diferença entre os dois tipos de configuração é que no caso onde os emissores/promotores/gerentes ganham sobre suas vendas, será necessário fazer uma configuração individual para cada um, onde o código do emissor/promotor/gererente deverá ser preenchido em seu respectivo campo e também o mesmo deverá ser adicionado como beneficiário.
No caso onde os emissores/promotores/gerentes ganham sobre as vendas da agência, basta efetuar o cadastro de uma única configuração, informando os emissores/promotores/gerentes que serão premiados como beneficiários. Abaixo segue a imagem da tela de cadastro de configuração de metas com exemplos de cadastro de configuração de Meta global (1) e Meta individual (2).
A tela de configuração de prêmio por meta pode ser agrupada em três (3) partes. Em seguida será detalhado cada uma dessas partes
Opcionalmente o usuário poderá definir
Cia/Opr/Htl: caso o prêmio varie por Cia/Opr/Htl esse campo deverá ser preenchido com o respectivo código da Cia/Opr/Htl da configuração;
Produto: caso o prêmio varie por produto esse campo deverá ser preenchido com o respectivo produto da configuração;
Cod Promotor: esse campo deverá ser preenchido com o código do Promotor caso a configuração do prêmio seja individual por promotor;
Cod Gerente: esse campo deverá ser preenchido com o código do Promotor caso a configuração do prêmio seja individual por gerente.
Cod. Emissor: esse campo deverá ser preenchido com o código do Emissor caso a configuração do prêmio seja individual por emissor;
CCA: utilize esse filtro apenas quando a configuração do prêmio por meta for específica para um centro de custo da agência (CCA).
Tipo de Cliente: filtro para restringir o cáuclo do prêmio por meta por tipo de cliente: físico ou jurídico.
Nessa parte será inserido a Descrição da meta e definido a Base de Calculo para a Meta
Descrição: Nesse campo deve ser informado uma breve descrição para a Meta configurada.
Cálculo de meta: nessa parte será definido como será feito o cálculo das metas estipuladas pela agência.
Base de cálculo Meta: nesse campo deverá ser definido a base de cálculo que o Wintour irá utilizar para calcular a Meta. Nas Figuras anteriores (1 e 2) a base de calculo de Meta está definida como Tarifa, dessa forma o Wintour irá calcular a meta de acordo com o total da tarifa para todos os emissores na figura (1) e para o emissor RS na figura (2).
Fórmula especial: para cadastro de prêmios com bases de cálculo diferentes das opções apresentadas nas bases do valor percentual, é possível configurar novas bases de cálculo com a combinação de campos de valores da venda.
Entre em contato com o suporte para solicitar a configuração da sua fórmula.
Tipo de Prêmio: nessa parte será definido como o valor do prêmio a ser pago será cálculado
Valor Fixo: marque esse campo caso o prêmio seja um valor fixo
Valor percentual: selecione este campo para o cálculo do prêmio de acordo com um percentual
Fórmula especial: para cadastro de prêmios com base de cálculo diferente das opções apresentadas nas bases do valor percentual, é possível configurar novas bases de cálculo com a combinação de campos de valores da venda.
Entre em contato com o suporte para solicitar a configuração da sua fórmula.
Faixas de Valores da Meta: nesse campo será definido as faixas de valores para o cálculo da meta, isto é, definir as faixas para o sistema pode calcular se os vendedores atingiram a meta e qual das metas definidas eles atingiram.
Valor meta de: nesse campo deverá ser preenchido o valor inicial da Faixa
Valor meta até: nesse campo deverá ser preenchido o valor final da Faixa
% prêmio ou Valor: nesse campo deverá ser informado o percentual/valor, (dependerá do Tipo de Prêmio escolhido Valor fixo ou percentual) de prêmio para a faixa definida. Na imagem anterior a faixa está entre 0 e 50000,00. Se o vendedor no dia do cálculo tiver alcançado uma faixa de total de tarifa entre 0 e 50000,00 ele não receberá nenhum prêmio, pois o valor do prêmio está definido como 0 (zero).
Quando o usuário concluir a definição das faixas, a ultima faixa deverá ser definida no campo [Valor meta Até] como 0,00 indicando assim que está sendo configurado a ultima faixa, conforme exibe a imagem acima.
O Wintour permite somente a configuração do percentual com no máximo 4 casas decimais.
Nessa parte poderá ser definido os Beneficiários da Meta configurada e o Tipo de configuração do prazo para fechamento da meta.
Beneficiários: nesse campo deverá ser inserido o código dos emissores/promotores/gerentes que serão beneficiados com a meta configurada.
Para a configuração global, isto é, (uma única meta para todos os emissores/promotores/gerentes) insira o código de todos os que serão beneficiados.
É obrigatório informar ao menos 1 beneficiário.
Tipo Configuração: nesse campo será definido o período para calculo da meta.
Mensal: meta será calculada todo o mês de acordo com o dia de fechamento escolhido.
Período: a meta será calculada somente dentro de um período cadastrado nesse campo. Normalmente é utilizado para definir as metas que valerão apenas dentro de um período, após aquele período, geralmente é definido uma nova meta ou, se a meta permanecer para um novo período, o usuário atualizará esse campo para o novo período da meta.
O Wintour não gera o calculo automático para as configurações de Prêmio por meta como é feito com o módulo de comissionamento de emissores. Dessa forma, quando chegar o período de checar se os emissores alcançaram a meta configurada o usuário deverá utilizar o botão [Calcular], disponível na barra de botões principal do módulo.
Em seguida será exibido a janela com o módulo para realizar o cálculo do prêmio conforme a imagem abaixo.
O cálculo de prêmio por metas não irá considerar vendas com a Situação Contábil = N, (não gera financeiro).
Nesse ponto o usuário deverá escolher o calculo baseado na configuração que ele escolheu ao configurar as metas:
Mensal: essa opção deverá ser selecionada para calcular as metas que foram cadastradas baseadas na configuração mensal, onde a meta será calculada mensalmente. O usuário deverá digitar o mês e o ano que a meta deverá ser calculada.
Período específico de vendas: essa opção deverá ser selecionada para calcular as metas que foram cadastradas baseadas na configuração por período. O usuário não precisará digitar nenhuma informação pois o Wintour irá checar se existem metas configurada para um perído específico. Existindo o sistema irá calcular o resultado, não existindo metas por período configurado não será retornado nenhum resultado na pesquisa.
Após selecionar o tipo de meta, o usuário deverá clicar no botão [Calcular] para que o sistema gere o relatório informando as metas que foram alcançadas. Na imagem abaixo após clicar no botão calcular o sistema identificou 3 (três) metas configuradas dentro do padrão mensal e que apenas dois emissores alcançaram a meta.
Explicação colunas do prêmio por meta
Selecionar: utilize essa coluna para marcar ou desmarcar as metas que deverão ou não deverão ser lançadas no financeiro
Configuração: essa coluna exibe a descrição do prêmio;
Beneficiário: essa coluna exibe o código do beneficiário do prêmio;
Valor: essa coluna exibe o valor do prêmio do beneficiário;
Valor já lançado: caso o prêmio do beneficiário já tenha sido lançado no financeiro (integral ou parcial), essa coluna exibirá o valor que já foi lançado no financeiro.
Esse botão será utilizado para lançar os prêmios calculados para os beneficiários, nas previsões a pagar do financeiro. Após clicar no botão [Lançar prêmio] será exibido a imagem abaixo.
Explicação dos campos
Data de lançamento dos prêmios: nesse campo deverá ser preenchido a data de lançamento/cadastro do prêmio;
Data de vencimento dos prêmios: nesse campo deverá ser preenchido a data de vencimento do prêmio;
Competência (mês/ano): nesse campo deverá ser preenchido o mês/ano de competência do lançamento. Por padrão o sistema preencherá o mês/no da competência igual ao do vencimento, mas o usuário poderá alterar conforme a necessidade;
CCA: campo para informar o Centro de custo da Agência.
Por padrão o campo é preenchido com o CCA Geral. Altere o campo apenas se realmente for necessário informar um CCA específico
Após clicar no botão [OK] o valor do prêmio será lançado no contas a pagar na data de vencimento preenchida. O pagamento/baixa/liquidação do valor lançado do prêmio deverá ser feito no módulo financeiro.
Através desse botão o usuário poderá listar todos os prêmios que já foram lançados no financeiro, bastando informar o periodo que deseja realizar a consulta.
Ao utilizar esse módulo o botão [Lançar prêmio] será desabilitado.
O usuário poderá alterar e remover prêmios lançados na previsão do financeiro desde que os mesmos não possuam baixa/liquidação. Para efetuar a alteração ou remoção bastará utilizar os botões disponíveis na coluna lateral do resultado da pesquisa, conforme destacados na imagem anterior.
Índice |