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As agências correntistas dos bancos Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander, que realizam pagamentos dos boletos bancários de seus fornecedores através da Internet, poderão utilizar esse módulo para cadastrar os respectivos boletos e gerar o arquivo de remessa de pagamento para ser enviado para o banco processar eletrônicamente a baixa dos bloquetos.
A utilização do módulo preve um fluxo de autorização de pagamento de maneira que para registrar os pagamentos é obrigatório que os mesmos possuam Nota de Crédito (NC), (conferidas), ou Pagamentos Unificados (PU), e os documentos sejam do mesmo beneficiário com o mesmo vencimento. O fluxo existe para manter uma referência pontual ligando o boleto a um documento de contas a pagar do Wintour, e a conferência para evitar alterações por usuário não autorizado, uma vez que está conferido.
Deixe selecionada a opção de exibir mensagem para marcar a NC como conferida. Para configurar, um usuário com nível de administrador deverá acessar [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ]. Clique na guia [ Diversos 2 ] e deixe selecionada a opção 'Sugerir marcar Nota de Crédito como conferida após a emissão'.
A Nota de Crédito pode se emitida diretamente pelo Financeiro, bastando após clicar em ´OK´ para listar o 'contas a pagar', selecionar a opção de agrupamento secundário 'Agrupado por NC (Nota de Crédito' em seguida, clique no link do valor a pagar como se fosse liquidar e selecione a opção [ Nota de Crédito ] em seguida emita a NC.
Clique aqui para saber mais sobre o documento Pagamentos Unificados
É necessário entrar em contato com o banco para verificar o processo de homologação do arquivo de remessa de pagamento.
Para utilizar o módulo, é necessário pré configurar algumas informações. Siga os passos abaixo para realizar a configuração.
Acesse [ Financeiro ] >> [ Financeiro ];
Em seguida, no canto superior esquerdo da tela do financeiro clique no botão [ Opções ] >> [ Pagamento eletrônico ];
Selecione o banco desejado;
Clique em Titulos/Boletos;
O canto superior esquerdo da tela, clique no botão [ Opções ] >> [ Configurações] e clique em [ Incluir];
A tela abaixo será exibida.
Entre em contato com o seu banco em caso de dúvidas no preenchimento dos campos.
Tipo de configuração: selecione o banco da configuração
Alguns campos da tela serão exibidos apenas para alguns bancos.
Tipo de inscrição da empresa: selecione como a empresa está registrada junto ao Banco (CNPJ ou CPF).
CNPJ/CPF: digite o número do CNPJ ou do CPF.
Insira somente o número sem pontuação.
Contas para baixa/liquidação
Código Banco: informe a conta que controla a movimentação bancária da agência no Wintour
O Pagamento eletrônico não permite configuração de conta para baixa agrupada de vários pagamentos. Como o Sispag funciona como a cobrança bancária, onde temos a "francesinha" que discrimina todas as operações em um dia e apenas um lançamento é feito na conta-corrente, com o somatório das operações daquele dia, recomendamos que seja utilizado uma conta de Ativo Circulante auxilizar para registrar as baixas dos pagamentos individuais (Ex: ITAU_COB), e, logo após a baixa, deve ser lançado no movimento uma transfência de Saída da conta que representa a banco da agência no Wintour, (Ex: Itau), com a contra-partida sendo a conta auxiliar, (Ex: ITAU_COB).
Conta para lançamento agrupado: informe nesse campo a conta auxiliar de baixa que deve ser utilizada quando o mesmo boleto de pagamento for referente a mais de uma nota de crédito.
Exemplo 152.1. Exemplo de lançamentos agrupados
Se o fornecedor cobra 3 faturas da agência em um único boleto, e essas faturas estiverem em notas de crédito separadas, a baixa dessas 3 notas de crédito serão feitas de maneira agrupada utilizando a conta auxiliar informada nesse campo.
O funcionamento desse campo não é igual ao módulo de baixas/liquidações agrupadas do sistema.
Dados da conta corrente: preencha nesse campo os dados da conta corrente que será utilizada para o pagamento eletrônico
Alguns campos são específicos do banco, dessa forma, os campos que forem específicos de uma configuração de banco serão informados na explicação.
Campos comuns de todos os bancos: os campos expicados nessa parte estão disponíveis para todos os bancos.
Código do Banco: preencha nesse campo o número de identificação do banco que está sendo cadastrado;
Agência: número da agência sem o dígito;
Conta: número da conta corrente sem o dígito;
Nome do Banco: nome do banco.
Campo DAC: Dígito da conta corrente;
Campo disponível apenas para os Bancos Itaú, Santander
Campo Conta Complementar
Disponível apenas para a configuração do Banco Bradesco
Campo Cód. Comunicação
Campo disponível apenas para o Banco Bradesco.
Campo Dígitos
Campos disponíveis apenas para os bancos do Brasil e Bradesco;
O primeiro campo de dígito exibido é o dígito verificador da agência;
O segundo campo de dígito exibido é referente ao digito verificador da conta corrente.
Campo Cód Convênio: código do convênio da agência junto ao banco
Campo disponível apenas para os bancos do Brasil, Bradesco e Santander.
Dados da agência
Nome da Empresa: informe a Razão Social da agência que está cadastrada junto ao banco:
Endereço da Empresa, Número, Complemento, Cidade, Cep, UF: preencha endereço da agência registrado junto ao Banco;
Ativo: esse campo deverá ser desmarcado apenas se uma configuração cadastrada não for ser mais utilizada.
Concluído o preenchimento dos campos clique em [Salvar]
Concluída a configuração e com as notas de créditos devidamente emitidas, os boletos dos pagamentos, transferências e PIX podem ser registrados no Wintour. A seguir será explicada cada uma das opções presentes nos bancos disponíveis para cadastro de pagamento eletrônico (imagem).
Nas pesquisas financeiras de contas a pagar agrupado por Nota de crédito/PU, é possível acessar o cadastro de pagamento eletrônico a partir de itens tenham Nota ou PU, conforme exibe a imagem abaixo.
Figura 152.3. Acesso ao cadastro de pagamento eletrônico a partir de um contas a pagar de Nota de Crédito ou Pagamento Unificado (PU).
O acesso ao pagamento eletrônico a partir de um contas a
pagar irpreencher os dados do sacado e o valor da NC ou PU que está
sendo adastrada no pagamento, conforme destaca a imagem abaixo
Figura 152.4. Tela de cadastro de pagamento eletrônico após o cadastro através da previsão de nota de crédito ou PU
Em todas os tipos de cadastro de pagamento eletrônico estarão presentes as opções destacadas e explicadas abaixos
Data pagamento: informe a data do pagamento
Sacado: será preenchido com o sacado da primeira nota de crédito cadastrada para o pagamento.
Notas de crédito/PU/Pagamentos: nessa parte, será registrado as notas de créditos ou Pagamentos unificados(PU) do Wintour que se referem ao pagamento eletrônico que está sendo registrado.
Ao clicar no botão de inclusão da NC/PU, [ + ], será exibido a tela de seleção de opções para a seleção da nota ou da PU :
Figura 152.7. Tela de seleção de opções para informar a nota de crédito ou pagamento unificado no pagamento
As observações contidas abaixo valem para todos os tipos registros de pagamento eletrônicos (Titulo, PIX, etc...).
As Nota de Créditos selecionadas precisam estar conferidas. Caso não estejam, será exibido a mensagem de confirmação para marcar a nota de crédito como conferida.
A inclusão de várias notas de crédito no mesmo pagamento só será permitida:
Se as notas forem do mesmo beneficiário. A mensagem de erro abaixo será exibida ao tentar incluir notas de créditos para beneficiários diferentes.
Figura 152.9. Mensagem de erro durante a tentativa de inclusão de nota de crédito para beneficiários diferentes.
Se as notas tiverem o mesmo vencimento
Figura 152.10. Mensagem de erro durante a tentativa de inclusão de nota de crédito com vencimentos diferente.
Não é possível desfazer parcelamento em notas com valores de pagamentos eletrônicos. Para realizar a manutenção da nota, será necessário remover o item do arquivo do pagamento eletrônico. (quando já foi gerado o arquivo), e depois removê-lo do pagamento eletrônico.
Ao marcar uma nota de crédito com pagamento eletrônico como não conferida, será exibida uma mensagem de alerta: "A Nota de Crédito foi informada no módulo de pagamentos eletrônicos. As alterações feitas neste documento não serão replicadas no pagamentos já informados."
Informar o número da nota de crédito: utilize essa opção se souber de antemão o número da NC que será incluida no pagamento. A tela abaixo será exibida
Nota de crédito: informe o número da nota de crédito a ser registrada no pagamento.
Parcela: campo para preenchimento do número da parcela da nota que será incluído no pagamento.
O campo só deverá ser preenchido para as notas parceladas e se o pagamento for para uma parcela específica da nota. Se for para o valor integral da nota, deixe o campo em branco
Valor: esse campo será preenchido automaticamente com o valor da Nota de Crédito/Parcela;
Se o valor da nota de crédito sofrer alterações, o sistema não atualizará automaticamente o valor do pagamento. Para atualizar, é necessário alterar o cadastro de pagamento da NC e clicar no [Botão de atualização],(1), para o sistema poder ajustar o valor do pagamento com o da nota de crédito.
Valor acréscimo reconciliação (+): se a trasnferência possuir acréscimos, preencha nesse campo o valor a ser acrescido na transferência;
Valor desconto reconciliação (-): se a trasnferência possuir descontos, preencha nesse campo o valor a ser descontado na transferência;
Clique em [OK] para finalizar a inclusão da NC no pagamento.
Informar um Pagamento Unificado: utilize essa opção se souber previamente o número do documento PU para o qual será cadastrado o pagamento eletrônico
Pagamento Unificado: informe o número do Pagamento Unificado a ser registrado o pagamento eletrônico
Valor: esse campo será preenchido automaticamente com o valor da PU;
Se o valor da PU sofrer alterações, o sistema não atualizará automaticamente o valor do pagamento. Para atualizar, é necessário alterar o cadastro de pagamento da PU e clicar no [Botão de atualização],(1), para o sistema poder ajustar o valor do pagamento com o do Pagamento Unificado.
Valor acréscimo reconciliação (+): se a transferência possuir acréscimos, preencha nesse campo o valor a ser acrescido na transferência;
Valor desconto reconciliação (-): se a transferência possuir descontos, preencha nesse campo o valor a ser descontado na transferência;
Clique em [OK] para finalizar a inclusão da PU no pagamento.
Pesquisar: a pesquisa poderá ser feita por Nota de crédito ou PU
Pesquisar a nota de crédito: essa opção permite pesquisar as notas de crédito pelo seu vencimento e pelo sacado
Vencimento: preencha a data de vencimento das notas de crédito a serem pesquisadas
Período restrito a pesquisa de 10 dias
Conta: nesse campo deve ser informado o cadastro do fornecedor da nota de crédito. A conta pode ser digitada ou ser pesquisada.
Lembrando que a Nota de Crédito pode ser emitida para cadastros de cliente, fornecedores e emissores.
Após clicar em [ OK ], as notas selecionadas serão inseridas no pagamento
Pesquisar por Pagamentos Unificados: essa opção permite pesquisar os pagamentos unificados pelo seu vencimento e pela conta
Vencimento: preencha a data de vencimento dos pagamentos unificados a serem pesquisadas
Período restrito a pesquisa de 10 dias
Conta: nesse campo deve ser informado o cadastro do fornecedor das PU. A conta pode ser digitada ou pesquisada.
Lembrando que o PU pode ser emitida para cadastros de cliente, fornecedores e emissores.
Após clicar em [ OK ], as PUs selecionadas serão inseridas no pagamento
Após a inclusão dos documentos no pagamento, se for necessário incluir valores de reconciliação de acréscimo e desconto, é necessário alterar o cadastro do pagamento do documento e preencher os valores nos campos. Abaixo segue imagem destacando o acesso.
Figura 152.15. Inclusão de reconciliação de valores nos documentos já inseridos no pagamento eletrônico
Após incluir a primeira nota de crédito ou PU, na opção de pesquisa para acrescentar notas e PUs adicionais ao pagamento eletrônico, os campos já virão preenchidos com o sacado e a data de vencimento do primeiro documento que foi inserido.
Na inclusão de mais de um documento os campos da pesquisa não poderão ser alterados pois todos os documentos devem ter o mesmo vencimento e mesmo sacado.
Figura 152.16. Tela de pesquisa para inclusão de nota de crédito ou PU com os campos sacado e vencimento pré preenchidos com as mesmas informações do primiro documento cadastrado.
Para gerar o arquivo de remessa das cobranças com o MultiPag do Bradesco, é obrigatório que o CNPJ do cadastro do credor no Wintour esteja preenchido.
O arquivo de remessa pode ter registros com algum erro e por isso pode vir a ser rejeitado pelo banco (total ou parcialmente), por isso, evite enviar arquivos de remessa no fim do expediente bancário do dia de vencimento. Tenha uma folga de tempo para que possa corrigir problemas ou mesmo efetuar pagamentos manualmente em caso de problemas.
É responsabilidade da agência verificar o extrato bancário (com tempo hábil para tomada de ação), se todos os pagamentos previstos no arquivo de remessa foram devidamente efetivados.
Essa opção está disponível para todos os bancos. Com ela poderão ser registrados os boletos de pagamentos de títulos.
Acesse [ Financeiro ] >> [ Financeiro ];
Em seguida, no canto superior esquerdo da tela do financeiro clique no botão [ Opções ] >> [ Pagamento eletrônico ];
Selecione o banco desejado;
Clique em Titulos/Boletos,
Clique em [ Incluir F3 ];
Clique aqui para acessar a explicação dos campos: Data Pagamento, Sacado e Notas de crédito/Pagamento (inclusão de NC no pagamentno).
Linha digitável: preencha aqui a linha digitável do boleto.
É possível utilizar leitor de código de barras para realizar a leitura do boleto.
Ao utilizar o leitor do código de barras, confira se o código de barras lido é o mesmo que consta na linha digitavel do boleto.
Caso o número lido for diferente, consulte o manual do leitor de código de barras e verifique se é possível configurar a leitura para que seja lido o mesmo número ou contate o suporte do equipamento.
Usar Cod Barra: utilize esse botão para converter o código de barras do boleto em linha digitável
Utilize esse campo principalmente com leitores de código de barras que não convertem automáticamente o código em linha digitável.
Informação para o lançamento de reconciliações de acréscimo/desconto do boleto no momento da baixa: utilize esse campo para preencher as contas, histórico e CCA para o cadastro de acréscimo ou descontos do boleto. (Exemplo: juros,multa, descontos).
Opção disponível apenas para o banco Itaú.
Conta Lct. Acrés: se o boleto possuir algum valor de acréscimo, preencha a conta de reconciliação que será registrado o valor de acréscimo;
Conta Lct. Desc.: se o boleto possuir algum valor de desconto, preencha a conta de reconciliação que será registrado o valor de desconto;
Historico: preencha um texto para o histórico da reconciliação;
CCA: selecione o centro de custo da agência.
Não existindo um centro de custos específico, utilize o CCA Geral.
Valor desconto reconciliação (-): se o boleto possuir desconto, preencha nesse campo o valor de reconciliação a ser descontado no pagamento;
Clique em [ OK ] para finalizar o cadastro.
Clique em [ Salvar F6 ] para finalizar o cadastro
Além de títulos, clientes do banco poderão cadastrar no pagamento eletrônico as transferências bancárias como: DOC, TED, OP ou crédito em conta corrente.
As opções DOC e OP estão disponíveis somente para Itaú e Bradesco Multipag.
Acesse [ Financeiro ] >> [ Financeiro ];
Em seguida, no canto superior esquerdo da tela do financeiro clique no botão [ Opções ] >> [ Pagamento eletrônico ];
Selecione o banco;
Clique em DOC, TED, OP ou crédito em conta corrente;
Clique em [ Incluir [ F3 ] ];
Clique aqui para acessar a explicação dos campos: Data Pagamento, Sacado e Notas de crédito/Pagamento (inclusão de NC no pagamentno).
Tipo de pagamento: clique na seta para baixo, e selecione o tipo de transferência que está sendo utilizada;
Informações do favorecido: dados bancários do sacado favorecido pela transferência.
Banco: preencha esse campo com o número do banco do favorecido.
Agência: informe nesse campo o número da agência bancária, (sem o dígito) do favorecido;
Conta corrente: preencha o número da conta corrente do favorecido, (sem o dígito);
DV: informe o dígito verificador da conta corrente;
As informações bancárias podem tanto serem digitadas manualmente ou selecionada, caso esteja cadastrada nos dados bancários do favorecido (cliente, fornecedor e emissor). A seleção é feita através do botão da lupa.
Caso seja necessário utilize o ícone da pasta para abrir o cadastro do favorecido para cadastrar os dados bancários
É possível configurar para que as informações do favorecido sejam preenchidas somente se estiverem com os dados bancários do favorecido pré-cadastrados no cadastro de clientes e fornecedores. A configuração é realizada por administradores do sistema em [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] >> [ Diversos 3 ] >> [ Permitir pagamento eletrônico de DOC, TED, ou crédito em C/C apenas para as c/c pré-cadastradas ]
Clique em [ Salvar ] para finalizar o cadastro
Os pagamentos eletrônicos podem ser feitos utilizando o PIX.
Acesse [ Financeiro ] >> [ Financeiro ];
Em seguida, no canto superior esquerdo da tela do financeiro clique no botão [ Opções ] >> [ Pagamento eletrônico ];
Selecione o banco Itaú;
Clique em PIX
Clique em [ Incluir [ F3 ] ];
Para clientes do Banco Itaú, conforme orientação do banco, os itens de pagamentos do PIX serão gerados em um arquivo de remessa separado.
Clique aqui para acessar a explicação dos campos: Data Pagamento, Sacado e Notas de crédito/Pagamento (inclusão de NC no pagamentno).
Tipo de chave: selecione o tipo de chave para o cadastro do Pix
CPF:
CNPJ: (campo pré selecionado por padrão)
Email:
Celular:
Aleatória:
QR Code:
Chave ou QR Code: digite nesse campo a chave escolhida ou o número do QR Code gerado.
A chave pode ser digitada manualmente ou selecionada, caso esteja cadastrada nos dados bancários do favorecido (Cliente, fornecedor e fornecedor). A seleção é feita através do botão da lupa.
Caso seja necessário utilize o ícone da pasta para abrir o cadastro do favorecido para cadastrar os dados bancários
É possível configurar para que as informações da chave seja preenchida somente se estiver pré-cadastrada no cadastro de clientes e fornecedores. A configuração é realizada por administradores do sistema em [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] >> [ Diversos 3 ] >> [ Permitir pagamento eletrônico via PIX apenas para as chaves pré-cadastradas (exceto QR Code) ]
Figura 152.21. Configuração para o preenchimento da chave do Pix ser feita somente se estiver pré cadastrada em cliente, fornecedor e emissor
Clique em [ Salvar ] para finalizar o cadastro
Opção disponível apenas para o Banco Itaú
Esta opção não se aplica para pagamento dos tributos FGTS-GRF/GRRF/GRD
Clientes do banco Itaú também poderão cadastrar no pagamento eletrônico o pagamento de contas de concessionárias e tributos.
Acesse [ Financeiro ] >> [ Financeiro ];
Em seguida, no canto superior esquerdo da tela do financeiro clique no botão [ Opções ] >> [ Pagamento eletrônico ];
Selecione o banco Itaú;
Clique em contas de concessionárias e Tributos com código de barras;
Clique em [ Incluir [ F3 ] ];
Clique aqui para acessar a explicação dos campos: Data Pagamento, Sacado e Notas de crédito/Pagamento (inclusão de NC no pagamentno).
Código de barras: informe o código de barras do pagamento.
Tipo de pagamento: selecione o tipo de pagamento que está sendo registrado.
DARF NORMAL:
GPS-GUIA DE PREVIDÊNCIA SOCIAL:
DARF SIMPLES:
IPTU/ISS/OUTROS TRIBUTOS MUNICIPAIS:
FGTS-GFIP:
Clique em [ Salvar ] para finalizar o cadastro
A pesquisa de pagamentos cadastrados é realizada dentro do módulo de cadastro de pagamentos através do botão [Localizar F7],
É obrigatório preencher ao menos 1 (um) filtro para realizar a pesquisa.
Período de pagamento: esse campo permite realizar a pesquisa pelo período da data de pagamento do boleto;
Beneficiário: esse campo permite realizar a pesquisa de cadastro de pagamentos para um Beneficiário (Fornecedor) específico;
Exportado no arquivo: esse campo permite realizar a pesquisa para um banco específico;
Nr: opcionalmente ao selecionar o tipo de arquivo exportado, é possível realizar a pesquisa diretamente pelo número do arquivo;
só é permitido utilizar esse filtro se um tipo de arquivo estiver selecionado.
Nota de Crédito: esse campo permite realizar a pesquisa de pagamentos cadastrados através do número de uma Nota de Crédito;
Linha Digitável: esse campo permite realizar a pesquisa pelo número da linha digitável do boleto
Após preencher os filtros clique em [ Procurar ] para iniciar a pesquisa.
Após cadastrar os boletos a serem pagos, a agência deverá gerar o arquivo de remessa a ser enviado para o banco. Esse arquivo conterá as informações dos boletos cadastrados no Wintour necessárias para que o Banco possa processar os respectivos pagamentos.
Para gerar o arquivo de remessa das cobranças com o MultiPag do Bradesco, é obrigatório que o CNPJ ou CPF do cadastro do credor no Wintour esteja preenchido.
O arquivo de remessa pode ter registros com algum erro e por isso pode vir a ser rejeitado pelo banco (total ou parcialmente), por isso, evite enviar arquivos de remessa no fim do expediente bancário do dia de vencimento. Tenha uma folga de tempo para que possa corrigir problemas ou mesmo efetuar pagamentos manualmente em caso de problemas.
É responsabilidade da agência verificar o extrato bancário (com tempo hábil para tomada de ação), se todos os pagamentos previstos no arquivo de remessa foram devidamente efetivados.
O acesso é realizado através de [ Financeiro ] >> [ Financeiro ]. Em seguida, no canto superior esquerdo da tela do financeiro clique no botão [ Opções ] >> [ Pagamentos eletrônicos ], selecione o seu banco e clique em [ Gerar arquivos ].
Clique no botão [Gerar arquivo de pagamentos] para gerar o arquivo de remessa para o banco.
Preencha os filtros disponíveis para localizar os boletos de pagamento, e clique em [Procurar];
É obrigatório o preenchimento de ao menos 1 filtro de pesquisa.
Após localizar os boletos, selecione os que deverão ser incluídos na remessa e clique em [Continuar];
O conteúdo do arquivo de remessa aberto na tela pode ser ordenado clicando-se nas colunas.
Na tela seguinte, selecione a configuração do Banco para quem a remessa de pagamento deve ser gerada e clique em [Continuar];
Estando tudo certo, o sistema irá gerar o arquivo bastando clicar em [Sim] para abrir a pasta onde o arquivo foi salvo;
Se durante a geração de arquivo for encontrado alguma inconsistência, será gerado a tela com as mensagens dos erros ocorridos
A pasta que contém as remessas de pagamento será criada pelo Wintour na Área de Trabalho do seu computador;
O Wintour apenas irá gerar o arquivo de remessa, entre em contato com o suporte do seu banco para obter orientações de como será feito para transmitir/enviar os arquivos gerados pelo Wintour.
Através do botão [Abrir arquivo], é possível realizar manutenção nos arquivos de remessas gerados pelo Wintour.
Ao clicar em abrir será solicitado o número do arquivo de remessa a ser realizado manutenção. Caso não saiba o número, é necessário localizar o mesmo através da pesquisa do cadastro de [Titulos], [Doc,ted/OP] (apenas Itau e Bradesco), ou [Contas de concessionarias] (apenas Itaú) conforme destaca as imagens abaixo.
regerar o mesmo arquivo: clique no botão abrir, informe o número do arquivo a ser regerado. Em seguida, clique no botão [Salvar];
remover boletos do arquivo, ou cancelar o arquivo gerado:clique em [ Abrir arquivo ] e informe o número do arquivo:
Se o arquivo gerado contiver boletos de pagamento incorretos utilize o botão [Remover boletos] e selecione os boletos que devem ser removidos do arquivo. Em seguida clique em [Salvar] para regerar o arquivo;
Para cancelar um arquivo, utilize o botão [Remover boletos]. Em seguida, selecione todos os boletos do arquivo e clique em [Continuar]. O arquivo será cancelado.
A numeração do arquivo cancelado não poderá ser reutilizada.
Esse módulo encontra-se em testes, dessa forma, após a baixa é necessário que seja verificado se as mesmas estão de acordo com o arquivo de log gerado após a baixa.
O arquivo de retorno contém informações referentes aos pagamentos eletrônicos das agências. Através da leitura desse arquivo será possível realizar a baixa automática dos pagamentos eletrônicos que foram cadastrados no Wintour.
Em caso de dúvidas de como conseguir o arquivo de retorno para baixa dos pagamentos eletrônicos, entre em contato com o gerente de sua conta corrente.
A baixa de arquivo de retorno está disponível em [ Financeiro ] >> [ Financeiro ] >> no canto superior esquerdo, [ Opções ] >> [ Pagamento eletrônico ] >> [ Itaú - Sispag ] ou [ Bradesco Multipag ] >> [ Efetuar baixas / arquivo de retorno ]
Com o arquivo de retorno salvo no computador, clique no botão [Efetuar baixas / arquivo de retorno]. em seguida selecione o arquivo que contém as baixas e prossiga com a baixa
A baixa eletrônica dos ítens do arquivo de retorno só será feita se o valor principal do item do arquivo de retorno for igual ao pagamento eletrônico registrado no Wintour.
Ocorrendo diferença, o Wintour não efetuará a baixa automática sendo necessário o usuário fazer os ajustes manualmente através do financeiro para que o valor do Wintour fique igual ao valor contido no arquivo de retorno.
Através desse módulo o usuário poderá administrar os arquivos de retorno utilizados no sistema. Dessa forma o usuário poderá solicitar ao sistema relatórios com informações dos lotes que cada boleto foi baixado. Poderá também estornar os lotes das baixas efetuadas.
Período de submissão do arquivo: esse campo deve ser preenchido com a data que o arquivo de retorno foi submetido no Wintour para realização das baixas.
Resultado do relatório: após realizar a pesquisa, as tarnsações que forem localizadas serão listadas.
Nr da operação: essa coluna exibirá o número da operação da baixa realizada pelo arquivo de retorno;
Id Arquivo: essa coluna exibira o número do lote gerado pela baixa;
Data submissão: essa coluna exibirá a data em que o arquivo foi submetido no Wintour para realização da baixa.
Ver log da operação: esse campo exibe um relatório contendo informações sobre a operação das baixas realizadas no arquivo selecionado. O Log conterá informações como: número dos pagamentos eletrônicos liquidados, a data da Baixa, o número do lote gerado no Wintour, dentre outras informações.
Ver conteúdo do arquivo: esse campo exibe o conteúdo do arquivo exatamente como foi enviado pelo banco.
Estornar baixas efetuadas: esse botão permite estornar as baixas realizadas no arquivo que for selecionado na listagem.
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