Índice | |
[ Atendimento/Vendas ] >> [ Utilitários ] >> [ Fatura Série B ].
Além das faturas usuais que são emitidas através do módulo [ ND/NC/FAT ] após a emissão da venda ou de um valor manual emitido através do [ Financeiro ], o sistema oferece a opção de emissão de faturas avulsas sem a necessidade de emissão de vendas, reembolsos ou lançamentos manuais para poder gerá-las. As Faturas poderão ser cadastradas em qualquer moeda.
A [ Fatura Série B ] não tem ligação com o módulo de vendas e com o módulo financeiro do sistema, é apenas um documento avulso.
[F1]: esse botão permite retornar para a fatura série B anterior Retorna um item;
[F2]: esse item permite avançar para a próxima fatura série B;
Incluir, Apagar, Alterar, Salvar: padrão explicado no capítulo 1.
[F7]: através desse módulo o usuário poderá localizar uma fatura série B através do número da mesma;
Clonar: através desse módulo o usuário poderá clonar (copiar) exatamente os mesmos dados cadastrado em uma Fatura série B para uma nova Fatura a ser emitida. Deverá ser informado o número da Fatura que se deseja clonar.
Imprimir: através desse módulo o usuário poderá imprimir as faturas série B cadastradas.
Explicação dos campos
Numeração: nesse campo deverá ser informada a faixa de faturas que se deseja visualizar;
Moeda: nesse campo o usuário poderá escolher em qual moeda a fatura será exibida.
O sistema utilizará o valor do câmbio cadastrado no módulo Câmbio Diário. Para maiores detalhes vide capítulo Câmbio Diário.
Layout: nesse campo o usuário poderá informar o Layout da fatura. Se terá como texto descritivo [Fatura]ou [Duplicata].
Exibir vencimento “Contra-apresentação”: selecionando esse campo o campo vencimento será substituído pelo texto “Contra apresentação”;
Listagem: Exibe uma listagem das faturas já emitidas. A emissão da listagem poderá ser feita utilizando os filtros disponíveis como apresenta a figura abaixo:
Explicação dos campos
Período de emissão: opcionalmente a pesquisa poderá ser realizada dentro de um determinado período de emissão.
Período de vencimento: opcionalmente a fatura poderá ser exibida dentro de um período de vencimento da fatura.
Numeração: opcionalmente a pesquisa poderá ser realizada através de uma faixa de numeração de faturas.
Sacado: opcionalmente a pesquisa poderá ser realizada através do nome do() sacado(s).
Caso nenhum filtro seja preenchido serão exibidas Todas as faturas já emitidas.
Explicação dos campos
Na configuração inicial serão incluídos os dados básicos para emissão de uma Fatura.
Nr Fatura: esse campo deverá ser preenchido com o número da Fatura;
Dt Emissão: esse campo deverá ser cadastrado a data de emissão;
Sacado: esse campo deverá ser preenchido com o Sacado,(Cliente) da fatura.
Dt Vencimento: esse campo deverá ser preenchido com a Data de vencimento da Fatura;
% Multa: opcionalmente esse campo poderá ser preenchido com o percentual de multa por atraso da fatura;
% de Juros/Dia: opcionalmente esse campo poderá ser preenchido com o percentual de juros por ida para atrasos da fatura;
Praça de pagamento: opcionalmente esse campo poderá ser preenchido com os dados referentes à praça de pagamento da Fatura.
Observações: opcionalmente esse campo poderá ser preenchido com texto de alguma observação a ser exibida na Fatura;
Os campos a seguir somente estarão acessíveis após a parte inicial do cadastro de dados básicos da fatura ter sido salvo. Nessa parte serão inseridos os itens que estarão inclusos na fatura do cliente.
Após o cadastro inicial ter sido salvo o usuário deverá clicar no botão [Alterar] ou pressionar a tecla [F5] do teclado. Em seguida deverá clicar sobre o botão [Incluir] para incluir os detalhes do Item da Fatura como exemplifica as figuras abaixo.
A maioria dos campos presentes nesse formulário (1) são os mesmos campos presentes na tela de venda. Segue abaixo um breve detalhamento de cada campo
Referência (venda, reemb): opcionalmente esse campo poderá ser preenchido com o número da venda ou reembolso ao qual a fatura se refere.
Caso o item da fatura não esteja relacionada a nenhuma venda ou reembolso este campo poderá ser deixado em branco ou preenchido com qualquer texto que seja uma referência sobre o valor para o cliente. Vale reforçar que mesmo indicando o número da venda ou reembolso a fatura permanecerá sem ligação Financeira
sugerimos que por padrão para as faturas que forem referentes a vendas, reembolsos e lançamentos manuais registrados no sistema, o usuário utilize o seguinte padrão para registrar a referencia;
V.+ o número da venda: para referenciar a uma venda;
R. + o número do reembolso: para referencias de reembolso;
LM: para referencias a lançamentos manuais
Previsão de lançamento manual não possui números.
Dt. Emissão: esse campo deverá ser preenchido com a data de emissão do item da fatura;
Form: opcionalmente esse campo poderá ser preenchido com o número do Formulário para bilhetes aéreos;
Nr. Doc: opcionalmente esse campo poderá ser preenchido com o número do bilhete aéreo ou com o número da reserva do pacote/hotel/locação de carro;
Forma de Pgt: esse campo deverá ser preenchido com a forma de pagamento da fatura. Para maiores detalhe sobre as formas de pagamentos disponíveis sugerimos a leitura da seção [Lançando/Emitindo vendas do capítulo de vendas];
Cento de Custo: opcionalmente esse campo poderá ser preenchido com o centro de custos do cliente. Para maiores detalhes sobre centros de custos de clientes sugerimos a leitura do capítulo sobre [Cadastro de Clientes];
Cia: esse campo poderá ser preenchido com o código da Companhia aérea/Operadora/Hotel/Locadora de automóveis, etc.;
Emissor: esse campo deverá ser preenchido com o código do Emissor da fatura;
Nr. Requisição: opcionalmente esse campo poderá ser preenchido com o número de requisição de bilhete informado pelo cliente;
Pax: esse campo deverá ser preenchido com o nome do(s) Passageiro(s) da Fatura;
Rota Descrição dos serviços: esse campo deverá ser preenchido com a rota e a/ou descrição dos serviços do item da fatura;
Informações adicionais: esse campo poderá ser preenchido com Informações Adicionais a serem incluídas na descrição do item da fatura;
Nessa parte do cadastro (2) serão inseridos as contas (referencias) e os valores contidos no item da fatura. O cadastro também é realizado clicando no botão Incluir da parte (2) apresentada na figura anterior.
Explicação dos campos
Tipo: nesse campo o usuário deverá definir o tipo do valor.
Somar: selecionando esse campo o valor do detalhe de pagamento será somado aos outros itens que serão cadastrados (EX: Tarifa)
Abater: selecionando esse campo o valor do item cadastrado será descontado dos outros itens da fatura (Ex: Desconto)
Conta: nesse campo o usuário deverá informar a conta a que se refere o detalhe pagamento do item da fatura Ex (Tarifa, taxa de embarque, desconto).
As contas cadastradas nesse campo são meramente informativas e não precisão estar cadastradas no plano de contas do sistema.
Valor: esse campo deverá ser preenchido com o valor referente à conta que está sendo cadastrada.
Índice |