Índice | |
Através desse módulo a agência poderá gerar os arquivos a serem utilizados pela interface com o CTAA do Mastercard. Essa Interface é utilizada para os clientes da Agência que possuem o cartão corporativo CTAA onde as vendas geradas através do cartão do cliente precisam ser encaminhadas para a Mastercard. Esse arquivo segue o layout definido pela própria Mastercard. Desta maneira, antes de gerá-lo será necessário realizar algumas padronizações no Wintour para que o documento exportado esteja em conformidade com o padrão CTAA.
A Interface do CTAA disponível no Wintour prevê apenas a exportação de emissões de bilhetes aéreos e está baseada no layout disponível na documentação da Interface CTAA - Mastercard.
Antes de realizar a exportação dos arquivos são necessáias algumas configurações iniciais, como também a compreensão de como deverão ser preenchidas as vendas para esse tipo de recebimento.
A agência que tiver interesse em utilizar a Interface com o CTAA deverá solicitar à Digirotas para realizar a configuração inicial da interface.
Para a configuração é necessário informar para nossa equipe de suporte o nome fantasia da agência e o CNPJ.
Caso a agência possua Filiais será necessário informar o Código Iata das Filiais. Quando agência não possuir Iata, entre em contato com o suporte do CTAH obter o número genérico que sera utilizado no lugar do código Iata.
No layout CTAA, o código da cia informado na venda deverá estar no formato Iata de dois caracteres. Dessa forma, esses códigos deverão ser cadastrados ou alterados no campo [Código] (1) do cadastro de fornecedores. Além do código IATA é necessário cadastrar também o código numérico das companhias no campo [Código numérico] (2) conforme exibido na imagem abaixo.
Abaixo segue tabela com os códigos IATAS e códigos Numéricos de algumas cias aéreas:
Para os clientes da agência que possuírem o cartão CTAA, será necessário realizar algumas inclusões nos seus respectivos cadastros.
O cliente deverá ter seu tipo (1) definido como Jurídico [J] para que o sistema habilite as abas Cartões pessoa jurídica.
Opcionalmente durante as emissões do cliente o mesmo poderá possuir centros de custos na empresa dessa forma nesse campo a agência deverá cadastrar os mesmos para poder realizar as emissões do cliente de acordo com seu Centro de custos.
Para o primeiro teste de envio do arquivo para o CTAA, será necessário cadastrar um centro de custo para o cliente com o código CCUSTOS e a descrição Centro de Custos.
Na aba [Cartões PJ] deverá ser cadastrado o(s) cartão(ões) CTAA do cliente.
Explicação dos campos imagem (3)
Cartão: esse campo deverá ser preenchido com o código [CTAA];
Número: esse campo deverá ser preenchido com o número do cartão;
Clique aqui para visualizar algumas observações com relação a visualização e alteração de cartões do cliente já cadastrados
Vencimento: esse campo deverá ser preenchido com o vencimento do cartão;
Nome Impresso: esse campo deverá ser preenchido com o nome impresso do cartão;
Cod Seg: esse campo deverá ser preenchido com o código de segurança do cartão;
Dia vct Cartão: esse campo deverá ser preenchido com o dia de vencimento do cartão;
Cartão corporativo: selecione CTAA.
Essa informaçao é importante para que nas importações de vendas CTAA o Wintour cadastre as emissões com a forma de pagamento CT.
Além desse campo o sistema irá verificar se o número do cartão de crédito importado é igual ao número cadastrado. Em alguns casos é necessário relacionar o o número dos cartões.
Clique aqui para obter informações sobre relacionamento de número de cartões de crédito para importação nas interfaces.
Em alguns casos a agência tem a necessidade de efetuar lançamentos de vendas com cartão próprio da agência (CP), sendo que esse cartão é um cartão do tipo CTAA.
Sugerimos a leitura do capítulo sobre Cartão de Crédito Próprio da Agência (CP), para maiores detalhes sobre cartão próprio.
O primeiro passo a ser realizado é efetuar o cadastro do cartão CTAA da agência como Fornecedor. O cadastro deverá ser realizado observando:
o campo [Código] do cadastro, o qual deverá iniciar com os caracteres CT-, por exemplo, CT-AGENCIA(1).
Em seguida, no campo [Nome Fantasia], deverá ser preenchido o nome Fantasia da Agência.(2)
Após salvar o cadastro inclua os dados cartão CTAA da agência através do botão [+], disponível na guia [Cartões] do cadastro de fornecedores, observando:
O campo [Cartão] deverá ser preenchido com o código CTAA.(3)
O campo [Número] que deve ser preenchido com o número do cartão CTAA;(3)
Na importação de vendas com cartão próprio, para o Wintour preencher a forma de pagamento CP é necessário que o número do cartão de crédito esteja cadastrado. Para as interfaces que enviam não enviam a numeração completa do cartaão é necessário realizar o relacionamento do número do cartão do Wintour com o número do cartão enviado pela a interface.
Clique aqui para realizar a leitura do manual sobre relacionamento de númeração de cartão de crédito.
O sistema permite duas formas de lançamentos de vendas CTAA:
O sistema permite duas formas de lançamentos de vendas CTAA
Cartão CTAA da Agência
Abaixo serão destacados os campos da tela de vendas que necessitam de atenção especial durante o preenchimento de uma venda CTAA, em seguida, segue a explicação textual de cada campo.
Para os casos de cobrança de TAXA DU/RAV ou FEE à vista/faturado dos clientes, o sistema permite preencher os valores nos seus respectivos campos da coluna À vista/Faturado. Nesses casos, o valor da DU/RAV e FEE será gerado como pendencia de recebimento do cliente.
Produto: preencha o campo somente com produtos que sejam do grupo aéreo;
Forma de Pagamento: só entrarão no arquivo CTAA as vendas que contiverem com a forma de pagamento = CT.
Form Nr Doc: esse campo deverá ser preenchido com o número do Formulário e o número do bilhete da companhia.
Para vendas GOL o campo [FORM] deverá ser preenchido com a informação ETKT.
Centro de custos: caso o cliente possua centro de custos esse campo deverá ser preenchido com o código do centro de custos do cliente cadastrado previamente no cadastro de clientes;
No teste de homologação esse campo deverá ser preenchido com o código [CCUSTO] conforme apresentado na sessão anterior no cadastro de clientes.
Nr. Requisição: esse campo poderá ser preenchido com o numero de requisição informado pelo cliente.
No teste de homologação preencha o campo com o nome REQUISICAO.
Pax: ao passar pelo campo PAX (6) será exibida a tela apresentada na figura (6).
Preenchimento dos campos
Numero do cartão de crédito: campo para preenchimento do número do cartão CTAA do cliente.
Se existir somente 1 cartão bandeira CTAA cadastrado no cadastro do cliente, o sistema preencherá automaticamente o campo número do cartão após o acesso do campo [PAX].
Se o cliente possuir mais de um cartão CTAA, será necessário clicar na lupa para localizar os cartões de bandeira CTAA do cliente.
Explicação das opções
Visualizar o número do cartão
Essa opção permite visualizar o número completo do cartão selecionado
Somente usuários com permissão configurada no cadastro de usuários do sistema, terão acesso a visualização completa de todos os dígitos do cartão do cliente
Alterar o número do cartão
Essa opção permite localizar os cartões com bandeira CTAA cadastrados no sistema
Durante a pesquisa serão exibidos somente cartões com bandeira CTAA
Código de autorização: esse campo deverá ser preenchido com o código de autorização de emissão informado pela Cia aérea;
Para Cia Tam: o campo deverá ser preenchido com o código de autorização informado pela Tam;
Para Cias Gol, Webjet, Azul : o campo deverá ser preenchido com o localizador do bilhete.
Para outras companhias: se a cia aérea informar o código de autorização, o campo deverá ser preenchido com o mesmo caso contrário, o campo deverá ser preenchido com (6) seis dígitos zeros (000000).
Data Auto Cartão: esse campo deverá ser preenchido com a data de autorização do cartão.
Pax: esse campo deverá ser preenchido com o nome do Pax utilizando o padrão Sobrenome/Nome.
Roteiro: a exportação prevê um roteiro em formato padronizado, por esse motivo, nas vendas [CTAA] não será possível digitar o roteiro de maneira manual, somente com a máscara de padronização. Desta maneira, ao entrar no campo roteiro (7) de vendas [CT] será aberta uma janela para inclusão/alteração/exclusão como pode ser visualizado na figura (7).
A data da partida do primeiro trecho é obrigatória para vendas CTAA.
Para que a agência possa realizar a emissão de vendas utilizando o cartão próprio CTAA será necessário o preenchimento de alguns campos na tela de vendas conforme apresentado na imagem abaixo.
Explicação do preenchimento dos campos em destaque
Forma de Pagamento: esse campo deverá ser preenchido com a forma de pagamento CP
Cartão Próprio: esse campo deverá ser preenchido com o código do cartão próprio CTAA cadastrado em Fornecedores.
Os demais campos deverão ser preenchidos observando a explicação da sessão anterior.
[ Atendimento/Vendas ] >> [ Interfaces ] >> guia [ Exportação ] >> [ CTAA - Mastercard ].
Exportar Venda / Gerar novo arquivo CTAA: através dessa opção Gera/Exporta novo arquivo CTAA
Explicação dos campos
Filtros obrigatórios:
Período de emissão: nesse campo deverá ser preenchido o período de emissão das vendas com cartão Mastercard que serão exportadas para o arquivo CTAA.
É obrigatório o preenchimento do período.
Filtros opcionais:
Cliente: utilize esse filtro apenas quando for necessário gerar o arquivo para clientes específicos.
Exportar: através desse botão o sistema irá gerar o arquivo CTAA. Durante o processo de exportação dos dados o sistema fará a checagem se as vendas emitidas no período estão com todos os campos que devem respeitar o layout de acordo com o mesmo.
Caso o sistema encontre alguma divergência dentro das vendas do período, será exibida uma tela com informações sobre eventuais erros. As mensagens conterão criticas autoexplicativas onde o próprio usuário poderá realizar os devidos ajustes apresentados na mensagem..
Através dos itens destacados na imagem abaixo o usuário poderá realizar a manutenção dos arquivos CTAA gerados no Wintour
Venda: essa coluna conterá as informações dos números das vendas contida no arquivo aberto;
Cia: essa coluna exibirá o código das cias aéreas;
F.pgt: essa coluna exibirá a forma de pagamento das cias aéreas;
Nr Doc: essa coluna exibirá o número do bilhete;
Cliente: essa coluna exibirá o código do cliente;
Pax: essa coluna exibirá o nome do passageiro;
Esse campo exibirá o número do arquivo que acabou de ser gerado ou foi aberto para manutenção
O número do arquivo é gerado sequencialmente pelo Wintour.
Através dessa opção, o usuário poderá abrir um arquivo através do número do mesmo. Após abrir o arquivo o sistema exibirá todas as vendas contidas dentro do arquivo.
Caso não recorde o número do arquivo, utlize o botão [ Procurar Arquivo ] ou a pesquisa pelo código de autorização do cartão através do botão [ Pesq. Cod. Aut. ] para localizar os arquivos desejados.
Utilize essa opção para localizar os arquivos que já foram gerados. A pesquisa poderá ser realizada da seguinte forma:
Período de geração: permite pesquisar pelo período de emissão do arquivo
Período restrito a 30 dias
Numeração do arquivo: permite pesquisar pela numeração do arquivo
Utilize o botão de ajuda e verifique as opções para informar mais de um número de arquivo ou uma faixa de arquivos.
Numeração da venda: permite pesquisar por arquivos apartir da numeração das vendas
Utilize o botão de ajuda e verifique as opções para informar mais de um número de vendas ou uma faixa de vendas.
Utilize essa opção para incluir vendas no arquivo
Essa opção estará disponível após a venda ter sido aberta utilizando o botão [ Abrir ] ou [ Procurar ]
Utilize essa opção para remover vendas do arquivo
Essa opção estará disponível após a venda ter sido aberta utilizando o botão [ Abrir ] ou [ Procurar ]
As vendas removidas poderão ser incluídas em um arquivo existente ou geradas dentro de um novo arquivo.
Índice |