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Como o Wintour possui sua estrutura baseada em banco de dados relacional, com integridade referencial, isto implica basicamente que os dados são relacionados e inter-dependentes. Desta maneira, o sistema não permitirá que um registro base seja excluído caso o mesmo já tenha sido utilizado em outro módulo do sistema.
Exemplo 161.1. Exemplo de exclusão
Um funcionário com cadastro de Emissor foi dispensado da agência, isso não significa que o mesmo poderá ser excluído do sistema, pois naturalmente já haverá vendas com o código daquele funcionário, impedindo a sua exclusão. Outro dado importante sobre exclusões é com relação aos documentos numerados, como por exemplo: vendas, faturas, etc. Tais documentos não poderão ser excluídos do sistema após cadastrados/lançados. Caso seja necessário o usuário poderá cancelar os mesmos seguindo o procedimento próprio para cada caso.
A maioria dos cadastros do Wintour como: Cadastro de clientes, Fornecedores, Emissores, Produtos e algumas contas do Plano de contas, poderão ser inativados bastando demarcar o campo [Ativo] de seus cadastros. Os cadastros que tiverem o campo Ativo desmarcado não poderão ser utilizados para realizar novos lançamentos no sistema Nas telas de cadastros, será exibido um texto em vermelho informando [Cadastro Inativo].
Nas telas de pesquisas os registros inativos serão destacados com uma linha amarela em letras vermelhas.
Abaixo segue imagem exemplificando um Cadastro de Clientes Inativo.
Para todas os módulos de cadastro, por padrão, o sistema não exibirá na tela de pesquisa, os cadastros que não estão com o campo Ativo selecionado. Para exibir o cadastro nas telas de pesquisa bastará selecionar o campo [ Exibir Inativos ] conforme destacado na imagem abaixo.
Muitas vezes fazem-se necessário a exclusão de um registro devido aos diversos cadastros repetidos contidos em um módulo, como por exemplo, um cliente poderá ter sido cadastrado mais de uma vez no sistema. Dessa forma a agência terá no sistema um cadastro com informações duplicadas nesse caso se a conta que estiver cadastrada no em duplicidade não tiver sido utilizada em outras partes do sistema, como em vendas, o usuário poderá excluir o cadastro normalmente, contudo se o cadastro incorreto já tiver sido utilizado o mesmo não poderá ser excluído com o procedimento usual. Para a segunda situação, o usuário com nível de acesso de administrador, o Wintour disponibiliza o procedimento de unificação dos dados. Tal procedimento permite a exclusão da conta incorreta através da transferência de todos os lançamentos dessa conta para a conta correta que permanecerá registrada no sistema.
A decisão de excluir a conta ficará a cargo da administração da agência, por isso a limitação de que somente o administrador possa executar tal operação, pois, ao executá-la, perder-se-ão todas as informações antigas, exemplo: Se excluir o emissor JÚNIOR, e no futuro desejar saber quanto ele vendeu em um determinado mês, a informação estará INCORRETA, pois estará associada a outro emissor, ex: EMIS-EXCLU. Outro motivo para que somente os administradores utilizem este recurso, é que esta operação é totalmente IRREVERSÍVEL.
Por ser uma operação extremamente delicada, o acesso a este procedimento não estará visível através de botões, e sim através do uso de uma combinação de teclas.
Se durante o processo, a unificação impactar mais de 5000 previsões de pagamento e recebimento, será oferecido a opção de agendamento da unificação do cadastro a partir da 00:15 (horário de Brasília). O agendamento será salvo na tela de alteração/unificação de códigos das contas conforme imagem abaixo:
Cod. Atual: exibe o código atual do cadastro que será excluído;
Cod. Novo: exibe o código do cadastro que será unificado com o cadastro do campo 'Código atual';
Resultado da Operação: esse campo conterá informação se a alteração ocorreu com sucesso ou se teve algum erro que impediu a alteração;
Operação: a operação do agendamento, alteração do código ou unificação do cadastro.
Se necessário, o acesso a tela de agendamento pode ser realizado por um usuário com nível de administrador em [ Outros ] >> [ Manutenção ]. No código da rotina, digite AGEND_ALT_CODS e clique em [ Executar ].
Para apagar um agendamento que ainda não foi executado, clique no botão [ - ];
Apesar de disponível, o botão de inclusão normalmente não é utilizado nessa tela pois os agendamentos são feitos normalmente durante a tentativa de unificação ou alteraçao do código de um cadastro.
Atualmente este procedimento encontra-se disponível para Cadastro de Clientes, Fornecedores, Emissores, Produtos, Contas de receitas, Contas de despesas . Para acessar o módulo o usuário deveráA
A unificação de cadastros não irá funcionar em vendas com qualquer um dos campos: 'Solicitante', 'Aprovador', 'Projetos', 'Departamentos' preenchidos.
Acessar o módulo que contem duplicidade no cadastro
Anotar o código que será excluído e o código que receberá as informações contidas na conta excluída
Pressionar as teclas [CTRL+F5] para que a tela de Exclusão de conta seja exibida
Explicação dos campos
Estou ciente de que o procedimento não pode ser revertido e desejo prosseguir co a exclusão/alteração: esse campo deverá ser selecionado para que o sistema possa prosseguir com a exclusão
Código a ser excluído: nesse campo o usuário deverá informar o código da conta que será excluído
Código a ser utilizado nos casos onde não for possível excluir: nesse campo o usuário deverá preencher o código da conta que irá receber todas as informações contidas na conta que será excluída
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