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Após a emissão da fatura, é possível imprimir boletos à vista ou parcelados (para faturas parceladas), no Wintour.
A emissão de boletos só poderá ser realizada após o documento fatura ter sido emitido.
Em caso de dúvidas sobre faturamento, clique aqui para acessar o manual de referência.
Para a liberação do módulo de boletos é necessário realizar algumas configurações internas no seu sistema, para isso preencha o formulário de solicitação de configuração disponível aqui.
Dúvidas referentes às informações do banco, devem ser esclarecidas diretamente com o suporte ou gerente do banco;
Atualmente os boletos só podem ser configurados para os bancos/carteiras disponíveis no formulário do site. Se o seu banco e/ou carteira não estiver listado no formulário, o mesmo não é suportado pelo Wintour e o boleto não poderá ser configurado. Encaminhe um e-mail para suporte@digirotas.com.br informando o banco/carteira para registrarmos sua sugestão. Lembrando que a possibilidade de tal implementação dependerá de haver solicitações comuns vindas de outros clientes, e poderá vir a ser implementado seguindo a nossa regra de implementações e sugestões disponível aqui.
Demais bancos ou carteiras não são suportados pelo Wintour. Se a LICENCIADA necessitar a configuração de boleto para outro banco ou carteira não listados acima, deverá fazer a sugestão para eventual implementação futura. atualização de versão prevista no item 7.2 desse parágrafo.
O acesso ao módulo de boletos é realizado dentro do módulo de faturas em [ Financeiro ] >> [ ND/NC/FAT ] >> [ Fatura ] >> [ Boleto ]
Abaixo seguirá a explicação de algumas configurações iniciais para o módulo de boletos.
Todos os boletos bancários emitidos são registrados, isto é, precisa ser enviado para a respectiva instituição bancária os arquivos de remessa contendo o detalhamento dos boletos emitidos pela agência. Para isso o Wintour dispõe de dois formatos para a geração do arquivo de remessa.
Gerar o arquivo apenas para boletos que ainda não foi gerado remessa: esse é o formato padrão do sistema a partir de julho de 2017, onde o arquivo de remessa é gerado somente a partir do botão [ Gerar arquivo de remessa ] e a opção [ Imprimir ] não oferecerá mais a opção de gerar a remessa ao final da emissão. O sistema irá pesquisar automaticamente por todos os boletos emitidos sem remessa.
Apesar de ser menos flexível quanto a pesquisa dos itens para a geração do arquivo, essa opção proporciona um maior controle pois permite:
saber quais boletos estão sem remessa;
realizar manutenção em cada remessa gerada permitindo remover boletos individuais do arquivo, regerar e cancelar a remessa quando necessário.
As agências que possuem boletos configurados antes da data de julho de 2017 e desejarem utilizar o novo formato, deverão entrar em contato com o nosso suporte através do e-mail: suporte@digirotas.com.br.
Gerar remessa para qualquer boleto: nessa opção a remessa poderá sempre ser gerada mesmo para boletos que já tenham sido gerado o arquivo. Apesar de ser um formato mais flexível de geração da remessa, pois permite gerar o arquivo logo após a impressão do boleto ou através de pesquisa com várias opções de filtro, sistemas com essa opção:
Não terão o controle para saber se um boleto já foi gerado remessa ou não. O sistema sempre irá gerar a remessa.
Os detalhes de cada um dos formatos serão explicados no decorrer do capítulo.
Se a configuração do Windows dos computadores que irão imprimir os boletos estiver com a resolução de DPI diferente da padrão, (100%), será necessário seguir os passos abaixo para que o boleto seja impresso corretamente:
Logar no Wintour com login de administrador;
Clique em [ Outros ] >> [ Manutenção ] ;
No campo [ Código da Rotina ] digite RB e clique em [ Executar ] será exibida a tela abaixo:
Selecione o DPI que está configurado no computador.
Em caso de duvidas entre em contato com nossa equipe de suporte.
É possível configurar o sistema para que os boletos sejam emitidos apenas para faturas que estejam marcadas como conferidas. Para habilitar a opção, um usuário com nível de acesso de administrador deve acessar as configurações gerais em:
[ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] guia [ Diversos 2 ] selecione a opção 'Gerar boletos apenas para faturas conferidas'.
Esse recurso é necessário apenas para clientes que possuem configurações de boletos realizadas antes de dezembro de 2014. Nesses casos, ao reinstalar o sistema é necessário clicar nesse botão para poder imprimir os boletos no computador.
As configurações mencionadas nesse tópico não são obrigatórias, sua configuração deve ser feita somente se o banco solicitar.
Acesse o módulo de boletos e clique em [ Opções ] >> [ Configurações ].
O acesso ao módulo é restrito a usuários com nível de administrador
Dias para protesto: preencha esse campo para exibir no boleto a quantidade de dias para protesto.
Número de dias para baixa/devolução: utilize esse campo para incluir no arquivo de remessa a informação da quantidade de dias que os boletos presentes no arquivo ficarão disponíveis para baixa/devolução.
Verifique junto ao gerente da sua conta, ou suporte do banco, a quantidade de dias que deve pode ser preenchida.
Enviar valor do desconto condicional no arquivo de remessa: selecione essa opção quando desejar que o valor aplicado de desconto condicional seja enviado no arquivo de remessa do boleto;
A opção de desconto condicional é configurada nas confiigurações padrão da fatura. Clique aqui para mais informações.
Apesar da configuração dos boletos serem feitas de acordo com o manual do banco, após concluirmos a configuração do boleto faz-se necessário que a agência entre em contato com o gerente da conta ou suporte do banco para obter instruções sobre o processo de homologação dos boletos e arquivo de remessa gerados pelo Wintour. Este procedimento é obrigatório pois o banco irá analisar os boletos e arquivos gerados no Wintour, a fim de verificar se a composição dos mesmos está de acordo com seu manual, evitando quaisquer problemas de compensação e transmissão de arquivos.
Somente após a homologação por parte do banco, um usuário com nível de administrador deverá acessar o módulo de boletos e acessar as configurações do boleto em [ Opções ] >> [ Configurações ] e clicar no botão [ Homologar Boleto ] para sinalizar para o Wintour que a configuração do boleto foi homologada.
O boleto estará liberado para impressão somente após clicar no botão de homologação;
O envio dos boletos para os clientes só deverá ser feito após o banco ter homologado os boletos impressos e arquivos de remessa gerados pelo Wintour.
Após marcar o boleto como homologado, não será possível desfazer a homologação.
Para gerar os boletos de cobrança das faturas emitidas clique no botão [ Emitir ]. A emissão poderá ser realizada de duas formas:
Em faturas parceladas, será gerado um boleto para cada uma das parcelas.
Não serão emitidos boletos para sacados que estejam configurados para não gerar boletos. Clique aqui para saber mais sobre a configuração de sacados para não emitir boletos.
Para boletos configurados no formato padrão de envio de remesa, se o valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto forem modificados em faturas que já possuem boletos que constem em remessa, a segunda via do boleto (impressa, salva ou enviada por e-mail) irá gerar erro de impossibilidade de atualização do boleto devido ao mesmo estar presente em arquivo de remessa. Para atualizar o valor de um boleto nessa situação, é necessário remove-lo do arquivo de remessa.
Figura 140.6. Mensagem de erro exibida durante a tentativa de atualização de dados valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto de boletos que possuem remessa
Informar numeração das faturas: selecione essa opção quando a impressão e/ou geração de remessa do boleto for ser realizada informando a numeração das respectivas faturas.
Numeração: nesse campo, deverá ser informado a numeração das faturas para as quais serão emitidos boletos;
Abater valores já liquidados (se houver): selecionando essa opção o sistema emitirá um boleto deduzindo valores já recebidos da fatura do cliente que corresponda ao boleto;
O Wintour não emite boletos com valores zerados dessa forma, ao selecionar essa opção não serão gerados boletos para as parcelas já liquidadas.
Tipo de Saída: escolha o formato de impressão do boleto
Exibir em tela: exibirá o boleto na tela do computador
Salvar PDFs em arquivos separados por Fatura: os boletos serão salvos em pdfs em arquivos separados por fatura
Salvar em um único PDF: essa opção salvará os boleto no mesmo arquivo pdf da sua fatura.
Clique em [ OK ] para iniciar a emissão
Após selecionar o banco/carteira do boleto será exibida a opção de Emitir o boleto com impressão para o cliente ou sem impressão.
Imprimir boleto: utilize essa opção para Emitir e Imprimir/gerar o boleto para o cliente.
Usuários do banco Inter.
Como o Banco Inter não permite gerar o nosso número fora do sistema do banco, para imprimir/gerar boletos para os clientes é obrigatório:
Primeiro, gerar a remessa do boleto emitido para o banco gerar o nosso número.
Clique aqui para saber mais sobre a emissão do arquivo de remessa.
Em seguida fazer a leitura do arquivo de retorno do banco para que o nosso número seja gerado no boleto e o mesmo possa ser gerado para o cliente.
Clique aqui para saber mais sobre leitura de arquivo de retorno.
A mensagem abaixo será exibida ao tentar imprimir o boleto do banco Inter antes de gerar a remessa:
No boleto impresso, o número a data de processamento e a data do boleto são alimentadas com a data de emissão de boleto do Wintour.
Emitir boleto, sem imprimir: utilize essa opção para gerar o boleto sem imprimi-lo para o cliente.
Essa opção deve ser obrigatóriamente utilizada para a emissão de boletos do banco inter antes de gerar/imprimir o boleto para o cliente.
No resumo das vendas, Listagem de boletos e geração de arquivo de remessaso Nosso número do boleto será substituído pelo texto: INTER n.n. pendente. Esse texto serve de lembrete indicativo para boletos que foram emitidos mas precisam ser incluídos o nosso número gerado pelo banco Inter através da leitura do arquivo de retorno (explicado previamente).
Conforme determinado pelo Banco Central do Brasil na circular 3.656 e 02/04/2013, todo boleto deve possuir vencimento, não sendo permitido vencimento “à vista” ou “na apresentação”.
Se as faturas pesquisadas já possuirem boletos, será exibida a mensagem de emissão de segunda via, conforme exemplificado na imagem a seguir.
Figura 140.13. Mensagem de exibir segunda via ao tentar emitir boletos para faturas com boletos já emitidos
Pesquisar: utilize as opções de pesquisa para localizar as faturas que serão gerados boletos/arquivos de remessa.
Período de emissão: utilize esse filtro para localizar faturas pela data de emissão;
Período de vcto: utilize esse filtro para localizar faturas pela data de vencimento;
Sacado: utilize esse filtro localizar faturas pelos sacados;
C. Custo/Fat: utilize esse filtro localizar faturas pelo centro de custos;
Exibir (quanto à liquidação): utilize essa opção para filtrar faturas que estejam liquidadas ou pendentes de liquidação;
Abater valores já liquidados (se houver): selecionando essa opção o sistema emitirá um boleto deduzindo valores já recebidos da fatura do cliente que corresponda ao boleto;
O Wintour não emite boletos com valores zerados dessa forma, ao selecionar essa opção não serão gerados boletos para as parcelas já liquidadas.
Pesquisar: após o preenchimento do filtro, clique em pesquisar para iniciar a pesquisa. A tela abaixo será exibida com as faturas localizadas.
Conforme determinado pelo Banco Central do Brasil na circular 3.656 e 02/04/2013, todo boleto deve possuir vencimento, não sendo permitido vencimento “à vista” ou “na apresentação”.
Sacado: essa coluna exibe o nome dos sacados que tiveram boletos localizados;
Selecionar: utilize essa coluna para selecionar os boletos a serem salvos;
Por padrão, todos os boletos encontrados estarão selecionados, caso seja necessário desmarcar vários itens, utilize o botão a esquerda do relatório, (destacado na imagem anterior), para marcar/desmarcar todos os itens.
As opções 'Marcar/Desmarcar todos sem boleto gerado' e 'Marcar/Desmarcar todos com boleto gerado', facilita a emissão de boleto para as agências que possuem mais de uma configuração de boleto no sistema.
Documento: essa coluna exibe o número da fatura
Total: exibe o total da fatura:
Nessa coluna valor igual a 0,00 indica que a fatura está cancelada;
Saldo: exibe o saldo pendente da fatura;
Saldo igual a zero pode representar tanto que não existe pendência como também fatura cancelada.
[ Imprimir selecionados ]: após selecionar os itens desejados, clique nesse botão para imprimir os boletos.
Os boletos de faturas canceladas serão gerados em branco.
Para garantir a qualidade desejável para leitura do código de barras, utilize a geração de Pdf do Wintour para salvar seus boletos, não recomendamos que o boleto seja salvo utilizando impressoras virtuais de pdf de terceiros, (como o aplicativo PDF Creator por exemplo).
Se o boleto já estiver emitido será exibido a mensagem abaixo permitindo exibir uma segunda via do boleto
Se o sistema estiver configurado para utilizar o formato de gerar as remessas junto com a impressão do boleto, após a confirmação da impressão, a tela abaixo será exibida para escolha se o arquivo de remessa referente aos boletos impressos devem ou não ser gerado.
Imprimir apenas o boleto: essa opção irá gerar e imprimir apenas os boletos das fauras, os arquivos de remessa dos respecitivos boletos não serão gerados.
Normalmente essa opção é utilizada para evitar a geração de vários arquivos de remessa durante o dia. Assim, os boletos podem ser emitidos durante o dia e o financeiro pode escolher o melhor horário para gerar e enviar o arquivo de remessa para ser enviado para o banco.
Imprimir o boleto e gerar o arquivo de remessa: além da impressão do boleto, essa opção irá gerar o arquivo de remessa referente aos boletos impressos.
Utilize essa opção quando desejar gerar o arquivo de remessa em conjunto com a impressão do boleto. Clique aqui para saber mais sobre onde o arquivo será salvo.
Nessa parte encontra-se as funcões que podem ser realizadas para boletos já emitidos
Não serão emitidos boletos para sacados que estejam configurados para não gerar boletos. Clique aqui para saber mais sobre a configuração de sacados para não emitir boletos.
Essa opção permite imprimir os boletos que já foram emitidos.
As opções disponíveis nessa parte são as mesmas explicadas na opção 'Emitir'
Utilize essa opção quando desejar salvar no computador boletos e faturas.
Os boletos e faturas são gerados no formato Pdf.
Para boletos configurados no formato padrão de envio de remessa, se o valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto forem modificados em faturas que já possuem boletos que constem em remessa, a segunda via do boleto (impressa, salva ou enviada por e-mail) irá gerar erro de impossibilidade de atualização do boleto devido ao mesmo estar presente em arquivo de remessa. Para atualizar o valor de um boleto nessa situação, é necessário remove-lo do arquivo de remessa.
Figura 140.21. Mensagem de erro exibida durante a tentativa de atualização de dados valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto de boletos que possuem remessa
Na tela exibida, selecione o formato de pesquisa dos boletos: [ Informar númeração das faturas ] ou [ Pesquisar ], e informe o que deverá ser salvo:
Salvar apenas o boleto;
Boletos de faturas canceladas não serão salvos.
Salvar boleto e fatura no mesmo PDF;
Boletos de faturas canceladas serão salvos em branco.
Salvar boleto e fatura em PDFs separados.
Boletos de faturas canceladas serão salvos como página em branco.
Informar numeração das faturas: essa opção deve ser utilizada quando se sabe os números das faturas para as quais os boletos devem ser gerados e salvos.
Os campos de [Ordem de exibição] e [Moeda] (2), serão exibidos somente se for escolhido as opções que também permitem salvar as faturas.
Figura 140.23. 1 - Tela de seleção de faturas exibida quando é escolhido salvar apenas boletos. 2 - Tela de seleção de faturas exibida quando é escolhido salvar boleto e fatura
Pesquisar: utilize essa opção quando for necessário utilizar a pesquisa para localizar as faturas para as quais os boletos devem ser salvos.
Essa opção exibirá a tela com opções de seleção de Ordenação, Moeda, abater valores, layout de exibição.
Concluída a pesquisa, será exibido um relatório contendo os boletos encontrados.
Sacado: essa coluna exibe o nome dos sacados que tiveram boletos localizados;
Selecionar: utilize essa coluna para selecionar os boletos a serem salvos;
Por padrão todos os boletos encontrados estarão selecionados, caso seja necessário desmarcar vários itens, utilize o botão a esquerda do relatório, (destacado na imagem anterior), para marcar/desmarcar todos os itens.
Documento: essa coluna exibe o número da fatura
Total: exibe o total da fatura:
Nessa coluna valor igual a 0,00 indica que a fatura está cancelada;
Saldo: exibe o saldo pendente da fatura;
Saldo igual a zero pode representar tanto que não existe pendência como também fatura cancelada.
Salvar individual: utilize esse botão apenas quando for necessário salvar as faturas individualmente.
Salvar Selecionados: utilize esse botão para salvar todos os itens selecionados.
Através do botão [Enviar por e-mail] o usuário poderá encaminhar um ou mais boletos de um ou mais sacados por e-mail. O Boleto poderá ser enviado de duas formas:
Gerar e-mails com os arquivos em anexo:
Utilize esse formato para enviar faturas e boletos anexados no e-mail
Gerar e-mails com links (protocolo eletrônico)
Utilize esse formato para enviar boletos e faturas com links para visualização do documento. A vantagem desse formato é que a agência passa a ter o controle real se o documento foi visualizado como também quantidade de vezes de visualização.
Para boletos configurados no formato padrão de envio de remessa, se o valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto forem modificados em faturas que já possuem boletos que constem em remessa, a segunda via do boleto (impressa, salva ou enviada por e-mail) irá gerar erro de impossibilidade de atualização do boleto devido ao mesmo estar presente em arquivo de remessa. Para atualizar o valor de um boleto nessa situação, é necessário remove-lo do arquivo de remessa.
Figura 140.28. Mensagem de erro exibida durante a tentativa de atualização de dados valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto de boletos que possuem remessa
Para utilizar esse recurso é obrigatório que o computador possua um software de gerenciamento de e-mails, pois o Wintour não possui esse tipo de ferramenta, de forma que, após a escolha dos e-mails a serem enviados o wintour irá transferir o processo de envio para o gerenciador de e-mail que estiver configurado no respectivo computador.
Ex de gerenciadores de e-mails: ThunderBird, Microsoftt Outlook, Outlook Express, Windows Mail etc...
Nessa opção os documentos serão encaminhados para os destinatários anexados no e-mail. A exibição dos boletos para enviar por e-mail poderá ser feita de duas formas:
Após a seleção de uma das opções, é necessário escollher o que deverá ser anexado no e-mail:
Enviar apenas boleto;
Boletos de faturas canceladas não serão anexados no e-mail.
Enviar boleto e fatura no mesmo PDF;
Boletos de faturas canceladas serão gerados em uma página em branco.
Enviar boleto e fatura em PDFs separados.
Boletos de faturas canceladas não serão enviados. Será anexado apenas as faturas.
Para faturas já liquidadas, em todas as opções o sistema exibirá uma mensagem de confirmação de envio do boleto.
Informar numeração das faturas: essa opção deve ser utilizada quando se sabe os números das faturas para as quais os boletos devem ser gerados e encaminhados por e-mail.
Pesquisar: utilize essa opção quando for necessário utilizar a pesquisa para localizar as faturas para as quais os boletos devem ser encaminhados por e-mail .
Essa opção exibirá a tela com opções de seleção de Ordenação, Moeda, abater valores, layout de exibição.
Após selecionar os filtros ou informar o número das faturas, a tela abaixo será exibida. Nessa tela, deverá ser selecionado as faturas dos sacados que devem ser anexados os respectivos boletos para enviar por e-mail.
Sacado: essa coluna exibirá os sacados das faturas localizadas na pesquisa;
Documento: esse campo exibirá o número da fatura;
Total: esse campo exibirá o Total da Fatura apresentada na coluna Documento;
Saldo: esse campo exibirá o saldo em aberto da fatura apresentada na coluna Documento;
Enviar individual: clique no ícone de e-mail para enviar o respectivo boleto/fatura individualmente por e-mail;
Selecionar: utilize essa coluna para selecionar as faturas cujos boletos serão enviados por e-mail. Após selecionar clique no botão [ Enviar selecionados ] explicado a seguir.
Por padrão, todas as faturas encontradas estarão selecionadas.
Utilize o botão lateral esquerdo, (destacado em vermelho na imagem anterior), para Marcar/Desmarcar todos os itens ou de um sacado específico.
Após a seleção dos itens, clique em [ Enviar Selecionados ] para gerar os e-mails dos sacados.
A - Agrupado por sacado (1 e-mail por sacado e boletos em pdfs individuais): essa opção irá gerar um e-mail para cada sacado, com os boletos gerados em pdfs individuais
B - Agrupado por sacado (1 e-mail por sacado e boletos em unico pdf): essa opção irá gerar um e-mail para cada sacado, com os boletos do sacado gerado em um único pdf
C - Emails inviduais (1 e-mail para cada boleto): essa opção gerará um e-mail individual para cada boleto.
Quando o envio da fatura for feito junto com o boleto, dadas as seguintes opções existentes do boleto, a combinação ficou (considerando 3 faturas e 3 boletos)::
A - Agrupado por sacado (1 e-mail por sacado e boletos em pdfs individuais)
se boleto opção Enviar apenas boleto, foi selecionada - Segue regra da fatura, mas sem a fatura.
se boleto opção Envia os boleto e fatura no mesmo pdf de cada fatura foi selecionada. (3 faturas, 3boletos = 3 docs anexados)
se boleto opção C - Envia os boletos e fatura em PDFs separados. (3faturas, 3 boletos = 6 docs anexados)
B - Agrupado por sacado (1 e-mail por sacado e boletos em único pdf)
se boleto opção Enviar apenas boleto, foi selecionada - Segue regra da fatura, mas sem a fatura.
se boleto opção B - Enviar boleto e fatura no mesmo PDF (1 doc anexado contendo 3 faturas e 3 boletos)
se boleto opção C - Envia os boletos isolados em um pdf separado (2 documentos anexados, 1 contendo 3 faturas e outro contendo 3 boletos)
C - Emails individuais (1 e-mail para cada boleto)
se boleto opção A - Segue regra da fatura, mas sem a fatura.
se boleto opção B - Envia o boleto no mesmo pdf de cada fatura (1 fatura, 1 boleto = 1 documento anexado por e-mail ).
se boleto opção C - Envia o boleto em pdf separado da fatura 1 fatura, 1 boleto = 2 documentos (1 fatura e 1 boleto) anexados por e-mail).
Para os usuários que utilizam o gerenciador de e-mail Microsoft Outlook, durante a geração de mais de um e-mail poderá ser apresentado uma janela de erro do Outlook com a mensagem "Há uma caixa de dialogo aberta. Feche-a e tente novamente". Ao fechar a janela o envio do e-mail será cancelado e será gerado a mensagem "Erro enviar e-mail".
Para corrigir o problema é necessário que um usuário com nível de administrador acesse no Wintour [Outros] >> [Manutenção]. No campo [Código da Rotina] digite exatamenteo texto CONFIG_GERENCIADOR_EMAIL e clique em [Executar].
Para utilizar esse módulo é necessário entrar em contato com nossa equipe de suporte para a liberação do mesmo.
É necessário gerar os boletos previamente ao envio dos protocolos.
Utilizando esse módulo os boletos não serão anexados no e-mail, o documento será enviado no corpo do e-mail como link para o cliente clicar e visualizar o seu boleto.
Após clicar no link é necessário escollher o que deverá ser enviado no e-mail:
Gerar apenas boleto;
Boletos de faturas canceladas não gerados no e-mail.
Gerar boleto e fatura no mesmo PDF;
Boletos de faturas canceladas serão gerados em uma página branco.
Gerar boleto e fatura em PDFs separados.
Filtros de Faturas: utilize os filtros disponíveis nessa parte para pesquisar pelas faturas emitidas
Período de emissão: pesquisar faturas emitidas pela data de emissão;
Período de vencimento: pesquisar faturas pela data de vencimento;
Sacado: pesquisar faturas filtrando por clientes ou lista de clientes;
Numeração de Faturas: pesquisar faturas pelo número;
Exibir quanto à (liquidação): utilize esse filtro para exibir apenas faturas liquidadas, apenas as que estão pendentes de liquidação ou todas.
Filtros de e-mails gerados: utilize os filtros disponíveis nessa parte para localizar as faturas enviadas através dos e-mails que foram gerados pelo gerenciador de e-mail
Período de geração: pesquisar e-mails/protocolos gerados dentro de um período;
Id Envio: pesquisar e-mails/protocolos pelo número identicador de envio;
Exibir links cancelados: marque essa opção para exibir no relatório os protocolos que foram cancelados;
Exibir (quanto à geração dos e-mails): utilioze esse filtro para exibir apenas protocolos gerados, apenas os não gerados, não gerados ou todos.
Utilize o botão 'Localizar', para para realizar pesquisas por texto dentro do resultado do relatório.
O botão editar permite selecionar parte ou tudo do relatório para copiar.
Utilize o botão 'Imprimir', para imprimir o relatório.
Após realizar a pesquisa será exibido o relatório contendo as faturas que foram localizadas. Será através desse relatório que os protocolos eletrônicos serão gerenciados. Abaixo segue os detalhes do relatório.
Sacado: essa coluna exibe o nome e código do sacado;
Dt/Hr. Geração: informa a data e hora de geração do protocolo eletrônico quando enviado por e-mail;
Nesse campo não será exibido a data/hora das visualizações realizadas a partir do relatório web. Para visualizar a informação do relatório web clique no link da coluna Qtd de visualizações.
Id Envio: após gerar o e-mail o Wintour irá criar um número de identificação de envio do protocolo;
As visualizações realizadas a partir do relatório web não terão número de identificação. No campo será exibido o texto Relatório Web.
O idenficador de envio de e-mails com Faturas terá a letra F no final do número;
O idenficador de envio de e-mails com Boletos terá a letra B no final do número;
O idenficador de envio de e-mails com Faturas e Boletos no mesmo envio terá a letra FB no final do número.
Selecionar: essa coluna deve ser utilizada para selecionar várias faturas ao mesmo tempo para envio por e-mail.
Fatura: exibe o número da fatura;
Valor: exibe o valor da fatura.
Para as faturas que já foram enviadas por e-mail com protocolo eletrônico, o campo valor será marcado com * para indicar que o valor exibido é o valor da fatura no momento da geração do e-mail, dessa forma, o valor permanecerá o da época do envio mesmo se as faturas forem alteradas após o envio do protocolo.
Nosso Número: exibe o nosso número do boleto de cobrança e o código da conta do banco do Wintour utilizada para gerar o boleto.
O número só será exibido nas faturas que tiverem boleto de cobrança.
Parcela Boleto: exibe o número da parcela do boleto.
Campo preenchido apenas para faturas parceladas que possuam boletos de cobrança.
Qtd Visualizações: esse campo exibirá a quantidade de vezes que uma fatura foi visualizada por e-mail ou através do relatório web.
Clique no link para:
Visualização da fatura enviada por e-mail: exibe informações de data/hora e endereço IP que o documento foi visualizado quando enviado por e-mail.
Visualização da fatura através do relatório web: exibe informações de data/hora, endereço IP e login do usuário que visualizou o documento através do relatório web.
A contagem é feita a cada clique que for dado no link da fatura enviada para o cliente.
Enviado por e-mail
Visualizar arquivo: clique no ícone do navegador de internet para visualizar a fatura que foi enviada por e-mail.
Esse botão não irá impactar na contagem de visualziações da fatura, seu objetivo é permitir a visualização exata da fatura como ela foi enviada para o cliente.
Enviar/e-mail : o envio do protocolo eletrônico pode ser feito individualmente cliicando no ícone do outlook equivalente a linha da fatura a ser enviada ou utilizando a coluna selecionar para enviar várias faturas de uma unica vez, nesse caso deve ser utilizado o botão 'Enviar selecionados'.
Para os usuários que utilizam o gerenciador de e-mail Microsoft Outlook, durante a geração de mais de um e-mail poderá ser apresentado uma janela de erro do Outlook com a mensagem "Há uma caixa de dialogo aberta. Feche-a e tente novamente". Ao fechar a janela o envio do e-mail será cancelado e será gerado a mensagem "Erro enviar e-mail".
Para corrigir o problema é necessário que um usuário com nível de administrador acesse no Wintour [Outros] >> [Manutenção]. No campo [Código da Rotina] digite exatamenteo texto CONFIG_GERENCIADOR_EMAIL e clique em [Executar].
Será gerado um e-mail para cada sacado.
Se for selecionado mais de uma fatura para o mesmo sacado, será gerado apenas um e-mail contendo os links individuais de cada fatura.
O sistema gerará uma mensagem de alerta de demora na geração de e-mail quando forem selecionado(s) muito(s) sacado(s)
Configure um texto fixo para ser exibido no corpo dos e-mails das faturas e boletos através das configurações gerais do sistema.
Clique aqui para obter mais informações sobre as configurações de texto padrão de e-mail.
Cancelar link: ao clicar nesse botão o link da respectiva fatura será cancelado sendo necessário enviar novamente a fatura por e-mail.
Os protocolos cancelados ficam registrados caso seja necessário pesquisar.
Utilize esse módulo para gerar as remessas dos boletos que já foram emitidos.
Como explicado anteriormente, o arquivo será gerado de acordo com o formato que foi escolhido para a geração da remessa no Wintour.
Os arquivos serão salvos dentro da pasta Cob que será criada dentro da pasta de instalação do sistema Wintour disponível no disco C:\WintourInternet
O nome da pasta será formado de Cob + IDE da agência + nome do banco e número da carteira utilizada
Os arquivos de remessa gerados para boletos configurados para o banco Sicredi, são gerados respeitando o nome exigido pelo banco, (CCCCCMDD).
Como no Wintour não existe controle se o arquivo foi enviado ou não para o banco, (embora ele tenha sido gerado), será necessário que o usuário altere a extensão do arquivo conforme orientação a seguir.
Exemplo de nome de arquivo de remessa gerado pelo Wintour: 58426919.R0000013. renomeie a extensão para para CRM ou RMx (onde x será o número do arquivo de remessa enviado no dia).
Se for o primeiro arquivo enviado para o Sicredi no dia, o nome final do exemplo anterior e deverá ser alterado pelo usuário para 58426919.CRM;
Do segundo arquivo em diante, a extensão a ser utilizada deverá ser RM seguida do sequencial de envio. Dessa forma, o usuário deverá alterar o nome como segue: 58426919.RM2 para o segundo arquivo do dia , 58426919. RM3 para o terceido arquivo do dia, e assim sucessivamente.
O Wintour não faz a transmissão automática dos arquivos de remessas para os sistemas dos bancos. Obtenha junto ao banco as orientações para transmissão do arquivos.
Após a remessa ter sido enviada para o banco, não realize nenhuma alteração nas respectivas faturas/boletos presentes na remessa, sem ter certeza das informações detalhadas abaixo:
Se o cliente atrasou o pagamento e apenas necessita um boleto com vencimento atualizado (com cobrança dos respectivos juros/multa) :
Para carteiras registradas, normalmente os bancos disponibilizam um link para que o próprio sacado do boleto em atraso, faça alteração do vencimento e o sistema do banco calcule os juros e multa do atraso permitindo gerar o novo boleto atualizado.
Veja com seu banco qual é este link e passe a informá-lo aos clientes que se enquadrem nesta necessidade.
Se após o envio do arquivo de remessa for necessário alterar outros dados, (por ex: valor ou vencimento sem cobrança de juros), deverá escolher uma das opções:
Opção 1
Entre em contato com o gerente de sua conta para saber se é possível realizar tais alterações e sendo possível como fazer as alterações através do sistema do banco;
Faça as alterações necessárias no Wintour;
O arquivo de remessa nesse caso não deve ser reenviado para o banco, pois será considerado duplicidade e rejeitado pelo banco
Opção2
Cancele o boleto no Wintour ;
O cancelamento deve ser feito pois ao gerar novo arquivo de remessa sem cancelar, será usado o mesmo nosso número e o boleto será rejeitado.
Verifique com o gerente de sua conta os procedimentos para realizar a baixa/cancelamento do boleto antigo através do sistema do banco;
Em seguida, faça as alterações necessárias e gere o novo boleto;
Envie o novo arquivo de remessa do boleto para o banco.
Como o boleto antigo foi cancelado, o Wintour vai gerar um novo "nosso número", de maneira que o novo arquivo de remessa não será considerado duplicidade.
Consulte seu banco, algumas destas opções poderão ser cobradas ou isentas.
Após clicar nesse botão, o sistema irá pesquisar por todos os boletos que estão pendentes de geração de arquivo de remessa. Os boletos encontrados serão listados para que possa ser selecionado os boletos
Para boletos gerados para o banco Inter o campo nosso número exibirá o texto: N.N pendente, como explicado na parte de emissão de boleto, o nosso número para este banco só é gerado após o envio do arquivo de remessa e em seguida o carregamento do arquivo de retorno gerado pelo mesmo.
Utilize o botão lateral destacado na imagem para marcar/desmarcar os boletos de uma unica vez.
Boletos de faturas parceladas não podem ser gerados em arquivos remessa separados. Ao tentar selecionar apenas uma parcela, será exibida a mensagem abaixo
Se o boleto já tiver alguma baixa parcial antes da geração da remessa, será exibida a mensagem abaixo para gerar a remessa com os valores liquidados abatido ou com o valor integral do boleto.
Para boletos configurados no formato padrão de envio de remessa, se o valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto forem modificados em faturas que já possuem boletos que constem em remessa, a segunda via do boleto (impressa, salva ou enviada por e-mail) irá gerar erro de impossibilidade de atualização do boleto devido ao mesmo estar presente em arquivo de remessa. Para atualizar o valor de um boleto nessa situação, é necessário remove-lo do arquivo de remessa.
Figura 140.44. Mensagem de erro exibida durante a tentativa de atualização de dados valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto de boletos que possuem remessa
Esse é formato de geração de remessa para sistemas com configuração de boleto antes de julho de 2017. A geração do arquivo não levará em consideração se os boletos já possuem ou não remessa, e, o usuário sempre informará quais faturas deseja incluir no arquivo.
Informar numeração das faturas: utilize essa opção para gerar remessa dos boletos informando a numeração das faturas.
A explicação dessa opção foi detalhada anteriormente, clique aqui para visualiza-la.
Pesquisar faturas: utilize essa opção para abrir a tela de pesquisa de faturas.
A explicação dessa opção foi detalhada anteriormente, clique aqui para visualiza-la.
Pesquisar boletos: essa opção permite gerar o arquivo de remessa localizando os boletos através da pesquisa de boletos.
Boletos cancelados não poderão ser localizados.
Filtros de pesquisa: a pesquisa poderá ser realizada por:
Na pesquisa, é obrigatório preencher ao menos: um dos tipos de período, ou final do nosso número ou a numeração de faturas. Se não for preenchido a mensagem de erro abaixo será exibida.
Períodos
Período de emissão: pesquisa pela data de emissão do boleto;
Período de vencimento: pesquisa pela data de vencimento do boleto.
O período pesquisado não pode ultrapassar 31 dias.
Exibir (quanto à liquidação): 'Quanto à liquidação do boleto', é possível exibir 'Todos', apenas os 'Pendentes' ou somente os 'Liquidados'.
Sacados: pesquisa os boletos emitidos para os sacados informados;
Para utilizar esse filtro, é obrigatório informar ao menos um tipo de período (lançamento ou vencimento);
Nosso número (final): pesquisa boletos que contenham os 4 últimos números finais do nosso número do boleto, ;
A imagem abaixo ilustra onde encontrar os 4 últimos números do boleto. Na pesquisa, o campo Nosso número desse boleto seria preenchido com 468 ou 0468, o dígito verificador (6 na imagem), deve ser descartado.
Figura 140.48. Imagem destacando os 4 ultimos números do campo nosso número de um boleto do banco Itau
Numeração de faturas: pesquisa por boletos emitidos para as numerações das faturas informadas;
Pesquisar: após preencher os filtros, clique nesse botão para iniciar a pesquisa e listar os boletos localizados;
Selecione os boletos que será gerado o arquivo de remessa e clique em [ Gerar arquivos de remessa dos boletos selecionados ]. Em seguida, clique em [ Sim ] para abrir a pasta onde o arquivo foi salvo.
Utilize esse módulo quando for necessário realizar manutenção em arquivos de remessa.
Salvar arquivo: Utilize esse botão quando for necessário salvar o arquivo de remessa novamente.
Essa opção não atualiza o arquivo de acordo com possíveis novos valores de boletos ela apenas salva o arquivo gerado inicialmente.
Ver conteúdo do arquivo: utilize essa opção para visualizar o conteúdo (em formato de texto), do arquivo de remessa.
Ver itens do arquivo: utilize essa opção para visualizar/liberar os boletos contidos no arquivo de remessa.
Liberar boleto selecionado: utilize essa opção quando for necessário liberar um boleto específico de um arquivo de remessa. A liberação permitirá que seja gerado um novo arquivo de remessa contendo este boleto.
Figura 140.52. Mensagem de confirmação de liberação de boleto de uma remessa para ser incluído em outro arquivo
Cancelar arquivo de remessa: utilize essa opção para cancelar o arquivo de remessa e liberar todos os boletos para serem incluídos em outros arquivos de remessa.
Figura 140.53. Mensagem de confirmação de liberação de boleto de uma remessa para ser incluído em outro arquivo
Auditoria: utilize esse botão para auditar os arquivos de remessa gerado
Nesta seção serão abordados os itens que se referem aos arquivos de retorno. O arquivo de retorno contém informações referentes aos boletos das agências. Através desse arquivo a agência poderá realizar o procedimento de baixa automatizada das faturas no Wintour. Para conseguir o arquivo de retorno a Agência deverá entrar em contato com o gerente de sua conta corrente.
Para utilizar esse módulo será necessário entrar em contato com a equipe de suporte da Digirotas.
Esse módulo poderá ser utilizado pelas agências que conseguem junto a Banco o arquivo de retorno da conta corrente da agência. Esse arquivo contém informações referentes aos boletos da agência permitindo efetuar a baixa das faturas automaticamente.
A baixa eletrônica só será feita se o valor principal for igual no arquivo de retorno e o que está pendente no Wintour.
Ocorrendo diferença, o Wintour não efetuará a baixa automática. Para prosseguir, sendo necessário ajustar manualmente as previsões com valores divergentes no financeiro para que fiquem iguais ao valor contido no arquivo de retorno.
Por padrão, o sistema irá realizar a baixa na conta de ativo circulante que foi informada no momento da configuração do boleto. Caso seja necessário realizar a baixa em uma conta de ativo circulante diferente, entre em contato com nossa equipe de suporte para solicitando a alteração.
Após selecionar o botão e baixa agrupada será aberta a tela
para selecionar o arquivo de retorno que contém os recebimentos que
serão liquidados no Wintour
Se existir mais de uma configuração de boleto (Bancos ou carteiras diferentes), será exibida a tela de seleção do banco/carteira onde deverá ser escolhido o cadastro referente ao arquivo de retorno em questão.
Após abrir o arquivo a conferência será iniciada, a tela abaixo será exibida contendo o resultado da baixa do arquivo de retorno.
Através desse módulo o usuário poderá administrar os arquivos de retorno utilizados no sistema. Dessa forma o usuário poderá solicitar ao sistema relatórios com informações dos lotes que cada boleto foi baixado. Poderá também estornar os lotes das baixas efetuadas.
Período de submissão do arquivo: esse campo deve ser preenchido com a data que o arquivo de retorno foi submetido no Wintour para realização das baixas.
Resultado do relatório: após realizar a pesquisa, as tarnsações que forem localizadas serão listadas.
Nr da operação: essa coluna exibirá o número da operação da baixa realizada pelo arquivo de retorno
Id Arquivo: essa coluna exibira o número do lote gerado pela baixa
Data submissão: essa coluna exibirá a data em que o arquivo foi submetido no Wintour para realização da baixa
Conta Banco:essa coluna exibe a conta do banco que o arquivo de retorno foi baixado
Carteira: essa coluna exibe o número da carteira do banco que foi utilizada na baixa do arquivo de retorno
Ver log da operação: esse campo exibe um relatório contendo informações sobre a operação das baixas realizadas no arquivo selecionado na coluna. O Log conterá informações como número das faturas que foram liquidadas a data da baixa/Movt, o número do lote gerado no Wintour dentre outras informações.
Ver conteúdo do arquivo: esse campo exibe o conteúdo do arquivo exatamente como foi enviado pelo banco
Estornar baixas efetuadas: esse botão permite estornar as baixas realizadas no arquivo que for selecionado na listagem.
Utilize esse módulo para imprimir listagem de boletos obtendo informações do Banco, Carteira, Sacado, Número de fatura, nosso número do boleto, vencimento, valor e saldo. O módulo permite também realizar o cancelamento dos boletos
A pesquisa poderá ser realizada utilizando os filtros abaixo
Período de pesquisa: o período pesquisado poderá ser feito em duas opções:
Período de emissão:
Período de vcto:
Os filtros de período quando utilizados não podem ultrapassar 1 mês.
Sacado: utilize esse filtro par listar os boletos par sacados específios
Exibir (quanto à liquidação): utilize essa opção para listar os boletos viltrando por pendentes de liquidação e os já liquidados.
Filtrar banco/boleto: selecionando essa opção, se a agência possuir mais de um boleto/carteira configurado será exibido a tela de seleção do banco/carteira.
Nosso númer(final) :utilize essa opção para realizar a pesquisa pelos 3 números finais do nosso número do boleto.
Numeração de faturas: utilize essa opção para realizar a pesquisa pela numeração da faturas específicas
Exibir (quanto ao cancelamento): essa opção permite filtrar a listagem somente para boletos cancelados
Após preencher os filtros, clique em 'OK' para iniciar a pesquisa.
É obrigatório o preenchimento de pelo menos 1 filtro.
Para o banco INTER, a coluna nosso número da listagem exibirá o texto N.N pendente (nosso número pendente), para boletos cujo arquivo de retorno gerado pelo banco Inter,( contendo o nosso número), não foi carregado no Wintour.
Concluído o preenchimento dos filtros o relatório será exibido após o clique no botão [ Pesquisar ].
Colunas disponíveis no relatório
Selec: essa opção deverá ser utilizada para selecionar os boletos que serão cancelados;
Banco: exibirá o número do banco do respectivo boleto;
Carteira: exibirá a carteira de configuração do boleto;
Nosso Nr.: exibirá os 3 últimos dígitos do nosso número do boleto;
Para o banco INTER, a coluna nosso número da listagem exibirá o texto N.N pendente (nosso número pendente), para boletos cujo arquivo de retorno gerado pelo banco Inter,( contendo o nosso número), não foi carregado no Wintour.
Sacado: nome do sacado;
Fatura: número da fatura referente ao boleto;
Vencimento: vencimetno do boleto;
Valor boleto: valor do boleto emitido;
Valor Fatura: valor total da fatura;
Saldo Fatura: saldo da fatura;
Dif. boleto/fat: essa coluna conterá valor nos casos em qiue o valor do boleto for diferente do valor da fatura.
Esses casos podem ocorrer quando itens são incluídos na fatura após o boleto já ter sido emitido ou quando a fatura é cancelada. Nesses casos é necessário cancelar o boleto e se necessário reemiti
Remessa: essa coluna informará se foi ou não gerado o arquivo de remessa do boleto;
A coluna 'Remessa' será exibida somente nas configurações de boleto que estiverem utilizando o formato padrão de emissão de remessa.
Status: exibe a informação se o boleto encontra-se ativo ou cancelado;
Cancelar boletos: esse botão permite cancelar os boletos selecionados na tela.
O cancelamento não pode ser desfeito. Nos casos em que o boleto foi cancelado incorretamente, é necessário gerar um novo boleto.
Boletos cancelados não podem ser localizados.
Ao cancelar boleto de uma parcela da fatura será gerado a mensagem de alerta abaixo informando que não será possível emitir um novo boleto para a parcela, ao menos que a mesma seja desvinculada da fatura.
Imprimir listagem: utilize esse botão para gerar arquivo pdf , enviar por e-mail ou imprimir na impressora.
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