Índice | |
Existem algumas situações onde o cliente da agência deseja realizar o pagamento de uma venda utilizando mais de um cartão de crédito passando em uma ou mais máquinas de cartão da agência. Normalmente essa situação ocorre em emissões de vendas cujo o valor é alto e um único cartão de crédito do cliente não possui limite suficiente para realizar o lançamento, sendo necessário utilizar mais de um cartão.
Caso não estejam cadastradas, será necessário registrar as máquinas próprias de cartão da agência no módulo [ Cartão Máquina Própria ].
Além das máquinas de cartão da agência, para realizar o lançamento da venda, é obrigatório cadastrar uma máquina de cartão "genérica" com o código MP-DIV.conforme destacado na imagem abaixo.
Em caso de dúvidas clique aqui para realizar a leitura do capítulo sobre cadastro de máquina própria.
O lançamento de uma venda com a utilização de mais de um cartão de crédito do cliente na maquineta própria (MP) deverá ser realizada como de costume, apenas observando que o campo [ Cartão MP ] deve ser preenchudo com a máquina MP-DIV, cadastrada conforme a explicação anterior.
O campo [ Vlr. Custas ] deve ser deixado em branco. Se for preenchido a mensagem de erro abaixo será exibida ao tentar realizar a divisão de valores:
Figura 3.3. Exemplo do cadastro de venda com vários cartões de crédito do cliente destacando o preenchimento do cartão com o cadastro MP-DIV.
Após salvar a venda, clique no botão [ Opções ] , disponível no canto superior esquerdo da tela de vendas, em seguida selecione a opção[ Divisão de valores cartão MP ].
Em seguida, clique no botão [ + Incluir ] para iniciar a divisão
Data Lct : data que a operação foi realizada na máquina própria;
Cartão MP: a máquina própria que foi utilizado para a divisão do valor do cartão do cliente.
Clique na lupa para localizar as máquinas cadastradas.
Valor Cartão: o valor que foi passado na máquina própria do cartão cartão que está sendo cadastrado.
O Botão ao lado do campo indica se o valor foi recebido à vista (V) ou Parcelado (P). O seu uso irá impactar no cálculo do valor das custas e da data de vencimento (caso estejam parametrizados no cadastro da máquina).
Custas Cartão: valor das custas que a operadora da máquina irá cobrar pela transação.
Se as custas estiver parametrizada no cadastro da máquina, o campo será cálculado automáticamente de acordo com o tipo selecionado anteriormente (V) ou (P), mas poderá ser alterado por outra data se necessário for necessário.
Data Vct: data de vencimento para o recebimento do valor da operadora da máquina.
Se a data de vencimento estiver parametrizada no cadastro da máquina o campo será cálculado automáticamente de acordo com o tipo selecionado anteriormente (V) ou (P), mas poderá ser alterado por outra data se necessário for necessário.
Histórico: campo para digitar um breve texto para efeito de histórico da operação.
Por padrão o número da venda será preenchido automáticamente.
A divisão poderá ser realizada em quantas máquinas próprias forem necessárias, porém o somatório da divisão dos valores deverá ser igual ou menor ao valor total da venda. A mensagem de erro abaixo será exibida caso o somatório da divisão ultrapasse o total da venda.
A auditoria de cadastros e alterações de divisão de valores MP, está disponível no botão opções conforme destaca a imagem abaixo.
A auditoria está disponível somente para os cadastros e alterações realizados a partir da versão 6.0.0.64, cadastros e alterações realizados antes dessa versão não poderão ser auditados.
Nas transferências de valores MP o resumo financeiro da venda, (acessado a partir do botão [ Resumo ], além dos demais valores da venda, será exibido as previsões de recebimeno das máquinas utilizadas e uma tabela para manutenção das transferências.
Figura 3.8. Resumo financeiro destacando as partes relacionadas a divisão de valores de máquina própria (MP).
Se os valores dos cartões foram parcelados, utilize o botão [ PC ], disponível na linha 'Emitir' do Resumo, para realizar o parcelamento das máquinas.
Índice |