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[ Cadastros ] >> [ Tabelas ] >> [ Financeiro ] >> [ Relatório de apoio para emissão de Nota Fiscal ]
Esse módulo auxiliará as agências na emissão das suas notas fiscais através de relatórios contendo informações para auxiliar na emissão da nota.
O Wintour não emite Nota Fiscal eletrônica dessa forma, esse módulo tem como objetivo tão somente informar em um relatório a referencia entre os documentos emitidos no Wintour e suas notas fiscais emitidas em outros sistemas.
O Wintour dispõe de WebService para consulta de faturas e vendas permitindo que sistemas de terceiros que emitem notas fiscais possam realizar consultas para auxiliar na emissão das NFSe das agências.
Caso a agência possua algum sistema de emissão de NF que tenha interesse em acessar o WebService do Wintour, entre em contato com nossa equipe de suporte por e-mail para obter mais informações (suporte@digirotas.com.br)
A emissão do relatório de apoio poderá ser feita de duas formas:
Baseado na numeração dos documentos Fatura, Nota de débito, Nota de crédito e PC.
Nessa opção, a inclusão da numeração das notas poderá ser feita baseada nos documentos emitidos no Wintour.
Essa opção permite incluir a numeração das notas para todas as contas do plano de contas que estiverem presentes nos documentos do Wintour.
Baseado na numeração das vendas:
Nessa opção, a inclusão da numeração das notas é realizada através da numeração das vendas.
Geralmente essa será utlizada pelas agências que não emitem documentos para suas vendas (Fatura, nota de débito, nota de crédito).
Essa opção só permite incluir a numeração da nota para as contas de receitas das vendas (comissão, TaxaDu/Rav, Fee, Over, Markup etc...).
Os números das notas fiscais que forem informados nesse módulo poderão ser exibidos nos relatórios personalizados analítcos do mapa de produção, bastando incluir os campos Nr. NF-Cliente e Nr. NF-Fornecedor no mapa.
Como mencionado anteriormente, o relatório de apoio a emissão de NF-e pode ser gerado a partir do número das vendas ou a partir do número dos documentos gerados no Wintour, a seguir será explicado como alterar as configurações para o tipo de relatório a ser utilizado.
Para os sistemas cujo módulo nunca foi utilizado, o relatório virá pré-configurado com a opção 'Baseado na numeração dos documentos'.
Para os sistemas cujo módulo já foi utilizado, o relatório virá pré-configurado com a opção 'Ambos'. Nesse caso ao clicar no módulo será exibida a tela para escolher qual tipo de relatório deseja-se utilizar.
A alteração da configuração do Relatório de apoio está disponível para um usuário com nível de adminitrador deverá acessar as configurações gerais em: [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] >> [ Diversos 3 ]. A configuração está disponível na parte 'Relatório de apoio para a emissão de NF'.
Apenas baseado em FT, ND, NC: nessa opção, o relatório de apoio a emissão de NFe será baseado nos documentos Fatura, Nota de débito e Nota de Crédito;
Apenas baseado em Vendas: nessa opção, o relatório de apoio a emissão de NFe será baseado na emissão das vendas;
Utilize essa opção somente se a agência não trabalhar com emissão de documentos.
Em ambos (não recomendado): nessa opção, ao acessar o módulo será exibido a tela para selecionar qual tipo de relatório deseja-se exibir.
Apesar de disponível não recomendamos a utilização da opção em ambos, por serem relatórios diferentes, pode causar confusão no seu controle.
Nas configurações gerais do relatório de apoio baseado nos documentos, é possível realizar duas configurações adicionais relacionadas à conferência dos documentos:
Configuração permitida para usuários com nível de acesso de administrador em: [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] >> [ Diversos 3 ]. A configuração está disponível na parte 'Relatório de apoio para a emissão de NF'.
Exigir que o documento esteja conferido para inserir valor de impostos que impactem no total do documento: selecione essa opção para ter uma segurança quando os valores de impostos a serem inseridos forem impactar no valor final do documento. O sistema passa assim a exibir uma mensagem exigindo que o documento esteja conferido para poder inserir os respectivos valores.
Regra #427P - Quando estiver conferido, desconferir automaticamente para poder adicionar valor impostos que impactem no total do documento, reconferindo em seguida: selecione essa opção para autorizar que o sistema desconfira e em seguida confira automaticamente os documentos conferidos durante a inserção de valores de impostos que impactem no total dos respectivos documentos.
Essa configuração não afeta usuários webservice.
Se essa opção não estiver selecionada, ao incluir valor de imposto que impacte no valor final de documentos conferidos, será exibido uma mensagem de erro obrigando a marcar essa opção.
Apesar de recomendarmos a regra para agilizar o processo, também é possível desconferir/conferir manualmente o documento através do módulo de [ Manutenção ] do mesmo.
Com a regra selecionada sistema o sistema irá fazer o processo automaticamente o processo de desconferência/desconferência, mas no relatório de auditoria, o registro da alteração será feito no login do usuário que estiver realizando o cadastro.
Através dessa opção, é possível gerar o documento de apoio a emissão de nota fiscal a partir dos documentos Fatura, Nota de débito e nota de crédito e PC.
Após acessar o módulo, será exibida a tela para seleção do documento que o relatório deverá se basear.
Por padrão, o Wintour possui a série SA (Série Apoio) cadastrada, Outras séries podem ser cadastradas em: [ Opções ] >> [ Séries NFSe ].
O cadastro da série é valido para o tipo de emissão de relatório selecionado anteriormente (Vendas ou Documentos). Caso o tipo de emissão seja alterado, será necessário cadastrar a nova série também no novo formato, caso ainda não esteja cadastrada.
Através dos campos contidos nesse item, o usuário poderá realizar a pesquisa dos documentos que já possuem ou não relação com a numeração das notas fiscais.
A pesquisa deverá ser realizada pela 'Data de emissão' ou 'Data de vencimento' ou 'Número do documento' selecionado na tela inicial
Os campos contidos nesse agrupamento estão ligados ao documento selecionado anteriormente que permitirá exibir os itens (contas) presentes no documento que tiveram ou não a numeração da nota informada.
Todos os filtros de vendas apresentados a seguir estão relacionados ao campo [Situação da venda] dessa forma os filtros estarão baseados se a venda está [Com NF informada], [Sem NF informada],[Todas] (para a ultima opção o sistema incluirá tanto vendas com NF informada quanto as vendas que não possui NF informada).
Período de emissão: utilize essa opção para pesquisar pelos itens a partir da data de emissão de seus documentos;
Período de vencimento: utilize essa opção para pesquisar pelos itens a partir da data da data de vencimento de seus documentos;
Sacado: utilize essa opção para pesquisar pelos itens a partir do sacado de seus documentos;
Exibir apenas itens: selecione nessa opção se a pesquisa deverá exibir apenas itens:
Que tenham NFs informada: essa opção exibirá os itens (contas), que possuem numeração de nota fiscal informada.
Sem NFs informada: essa opção exibirá os itens (contas), sem numeração de nota fiscal informada.
Todos: essa opção exibe os itens de ambas as opções anteriores.
Status: utilize esse filtro para exibir os itens de documentos que estejam conferidos ou não estejam conferidos ou ambas as opções.
Numeração: esse campo permite exibir os itens a partir da numeração dos documentos.
Clique no botão dúvida (?) para obter exemplos de pesquisa de mais de um documento.
Origem: esse filtro permite selecionar a origem dos itens(Contas), que serão informadas a numeração das notas. As origens dos itens pode ser
Vendas Simples: essa opção exibirá na pesquisa todos os itens(contas), presentes no documento que estejam relacionados ao módulo de vendas, (Tarifa, Taxa, Taxa/DU, Comissão etc...);
Lançamentos manuais: essa opção exibirá na pesquisa todos os itens(contas), presentes no documento que estejam relacionados a lançamentos manuais realizados pelo módulo financeiro;
Reembolsos: essa opção exibirá na pesquisa todos os itens(contas), presentes no documento que estejam relacionados ao módulo de reembolso, (reembolso pago, reembolso recebido, etc...);
Adiantamento antigo: essa opção exibirá na pesquisa todos os itens(contas), presentes no documento que estejam relacionados ao cadastro dos adiantamentos antigos.
O módulo de adiantamento antigo foi desativado mas os sistemas que utilizavam podem ter o módulo ainda disponível para pesquisar informações
Empréstimos: essa opção exibirá na pesquisa todos os itens(contas), presentes no documento que estejam relacionados ao módulo de empréstimos, (reembolso pago, reembolso recebido, etc...);
Diferença Boleto/Arq retorno: essa opção exibirá na pesquisa todos os itens(contas), presentes no documento que estejam relacionados ao lançamento da diferença referente a baixa automática de arquivo de retorno dos boletos, (reembolso pago, reembolso recebido, etc...);
Transferência de CR(Contas a receber) para MP (Máquina própria de cartão): essa opção exibirá na pesquisa todos os itens(contas), presentes no documento que estejam relacionados ao módulo de transferência de CR para MP.
Pré-Adiantamento: essa opção exibirá na pesquisa todos os itens(contas), presentes no documento que estejam relacionados ao atual módulo de adiantamento.
Nessa parte não são considerados os empenhos dos adiantamentos,
Consumo Pré-Adiantamento: essa opção exibirá na pesquisa todos os itens(contas), presentes no documento que estejam relacionados aos empenhos dos adiantamentos.
Pesquisar NFSe: essa opção permite realizar a pesquisa dos documentos que possuem nota registrada, pelo número da NFS-e.
A pesquisa é feita de forma parcial, dessa forma, o resultado poderá conter todas as notas que contiverem parte ou total da sequencia de número informada.
Concluído o preenchimento dos filtros, para iniciar a pesquisa clique no botão [ OK ].
Em seguida será exibida a tela para seleção do tipo de conta que deverá ser exibido na pesquisa.
Para mais informações sobre as contas, acesse o plano de contas para conhecer as contas operacionais. [ Financeiro ] >> [ Financeiro ] >> [ Movimento ] >> [ Plano de contas ]
Contas a Exibir
Apenas contas de receitas operacionais: essa opção retornará apenas as contas do grupo receitas operacionais do plano de contas. como: Comissão da agência, Fee, over, taxa-Du, receitas anteriores, arredondamentos etc..
Todas as conta de receitas: essa opção retornará todas as contas do grupo de receitas operacionais que estejam presentes nos documentos.
Todas as contas: essa opção exibirá todas as contas do plano de contas que estejam presentes nos documentos.
Além das contas de receitas mencionadas anteriormente para a maioria dos casos, as demais contas do plano de contas que podem estar presentes nos documentos são:
Repasse da vendas: Ex: Tarifas, Taxas, etc..
Contas do grupo Despesas
Contas de ativo Circulante:
Contas específicas: nessa opção poderá ser selecionada as contas que deverão ser consideradas na pesquisa.
Tipo de Sacado: permite filtrar a pesquisa para um ou mais tipo de conta espefífico
Exibição quanto as substituções de contas: as opções disponíveis abaixo, estão relacionadas a ignorar ou não no relatório a substituição visual das contas internas do sistema e as configuráveis pelo usuário referentes as substituições visuais de contas nas faturas.
Clique aqui para obter mais informações sobre as substituições visuais de contas configuráveis pelo usuário.
Exibir as contas assim como estão visíveis na fatura (leva em conta substituções de conta): essa é a opção padrão do sistema, onde será exibido no relatório as mesmas informações que estão na fatura, isto é, serão respeitadas as substituções visuais das contas, tanto as de sistema como também as configuráveis.
Ignorar todas as substituições de contas: essa opção irá ignorar todas as substituições de contas, tanto as que são configuradas no sistema quanto as que são automáticas, exibindo no relatório as contas reais.
Ignorar apenas as substiuições de conta internas do sistema (Ex: Markup): essa opção irá ignorar no relatório somente as substituições de contas que são internas, nesse caso, a conta Markup, por exemplo, será exibida no relatório.
Ignorar apenas as substituições de contas configuráveis: essa opção irá ignorar no relatório somente as substituições de contas que são configuráveis no sistema, será exibido todas as contas reais no relatório.
Após clicar no botão, será exido o relatório contendo os documentos com as respectivas contas
Explicação das colunas do relatório
Documento: exibirá o número do documento que foi selecionado na tela inicial para a geração do relatório (Fatura, Nota de débito e Nota de Crédito).
Sacado: exibe o sacado do documento.
O sacado poderá ser: Cliente, Fornecedor, Emissor.
Data Vct: exibe a data de vencimento do documento
Contas: exibe as contas presentes no documento que serão consideradas na
Valor: exibe o valor total do documento.
NFSe: após inserir o número da nota dos documentos, essa coluna exibirá o número dos mesmos.
Após o relatório de apoio ter sido exibido, o botão de alteração permitirá incluir NFSesno documento como também visualizar as NFSes que já coram incluídas permitindo o seu cancelamento quando necessário.
Nessa opção, a numeração das notas com seus respectivos impostos poderão ser visualizadas na listagem detalhada das faturas.
Nas faturas sem numeração de nota fiscal relacionada, após clicar no botão do lápis sobre a folha, será exibida a tela para inclusão dos dados da NFSe.
Clique no botão de alteração na última coluna para incluir a númeração da nota para o documento
Para os documentos que já possuem nota fiscal relacionada, será exibida a tela de seleção para inserir nova nota ou visualizar as notas já inseridas
Figura 157.11. Tela de seleção exibida ao clicar no botão de alteração de uma fatura que já possua NFSe
Número NFSe: nesse campo deverá ser informado o número da NFSe;
Data Emissão: campo para informar a data de emissão da nota!;
Série: campo para informar o número de série da NFSe;
Por padrão, o sistema possui a Séria SA (Série Apoio) já pré cadastrada. Caso seja necessário incluir uma outra série,acesse o menu [ Opções ] (disponível no canto superior esquerdo do módulo) >> [ Cadastro de Série ].
Cód Verificação: campo para informar o código de verificação da NFSe;
URL NFSe: informe nesse campo o endereço eletrônico(URL), da nota.
Para exibir o número da NFSe no documento, marque a opção 'Exibir URL da NFSe como anexo do documento'.
Além da inclusão do número da nota no documento, é possível cadastrar os impostos presentes na nota e se necessário, incluí-los no documento gerando assim a previsão financeira do respectivo imposto.
Se a agência emite NFSe através de sistemas terceiros que acessam os webservices do Wintour, o ISS poderá ser inserido automaticamente na fatura. Caso tenha interesse nessa automação, solicte a documentação para nossa equipe de suporte (suporte@digirotas.com.br).
Para incluir o imposto, clique no botão [ + ] na sessão Impostos
Tipo de imposto: selecione nesse campo se o imposto a ser cadastrado é Retido na fonte, Somado ou Destacado.
Lançar imposto no documento: escolha se deseja incluir ou não o imposto no documento
Só é permitido incluir o impostos do tipo 'Retidos' ou 'Destacados'.
É possível restringir a inclusão de impostos apenas nos documentos que estiverem conferidos. Clique aqui para saber mais sobre a explicação
Conta: selecione no plano de contas, a conta referente ao imposto;
Valor: informe o valor do imposto e salve o cadastro;
Salve o imposto.
Clique em [ Salvar ] para finalizar o cadastro.
Se for incluído valor de imposto que impacte no valor final do documento conferido e a regra #427P não estiver selecionada no módulo de configurações gerais, será exibida a mensagem de erro abaixo:
Apesar de ser recomendado selecionar a regra, o usuário pode também desconferir/conferir o documento manualmente através do módulo de [ Manutenção ] do mesmo.
Clique aqui para saber como configurar a regra #427P.
É possível visualizar as informações das notas já exibidas na fatura, bastando clicar no botão do lápis sobre a folha nos documentos que possuem notas, e na tela de seleção, escolher a opção 'Ver NFSes informadas'.
Figura 157.15. Tela de seleção exibida ao clicar no botão de alteração de uma fatura que já possua NFSe
Após clicar em OK, será aberto a tela contendo as notas que estão relacionadas com o respectivo documento
Se a URL da nota tiver sido inserida, basta clicar no ícone do internet explorer para visualizar a nota.
Após a pesquisa, é possível exibir o relatório exibido em formato .csv.
Após exibir o relatório, selecione os itens que serão exportados para o formato excel e clique em [ Exportar selecionados para .csv ].
Colunas da tela: esse formato gerará o relatório .csv contendo todas as colunas da tela
Formato e-notas: utilize essa opção para gerar o arquivo csv com formato para ser lido pelo sistema e-notas.
Após selecionar a opção, clique em [ OK ], de um nome para o arquivo, selecione o local par ao arquivo e salve.
Através dessa opção, é possível gerar o documento de apoio a emissão de nota fiscal a partir do número das vendas.
Através dos campos contidos nesse item, o usuário poderá realizar a pesquisa das vendas que já possuem ou não relação com notas fiscais.
Se necessário, as vendas localizadas na pesquisa poderão ser visualizadas clicando-se no ícone da chave, disponível na coluna [ Venda ], confome destacado na imagem anterior.
Para iniciar a utilização do módulo é necessário cadastrar as séries de Nota fiscal que a agência utiliza.
A 'Série A' da nota fiscal já está pré cadastrada no sistema, dessa forma, se for esta a Série que a agência trabalha esse procedimento poderá ser pulado..
O acesso ao cadastro é realizado através do botão [ Opções ] (acessível através do canto superior esquerdo do módulo) >> [ Cadastro de Séries ].
Código: Cadastre um código para identificar a Série (EX: B, C etc..);
Descrição: cadastre o nome da série (Ex: Série B, Série C, etc..);
Aceita emissão com cliente não identificado ou emissão de uma nota contendo receitas de vários clientes: selecionando essa opção, será possível relacionar a numeração das notas fiscais sem informar o cliente e também permitirá incluir a mesma numeração de nota fiscal para clientes distintos.
Aceita emissão com fornececor não identificado ou emissão de uma nota contendo receitas de vários fornecedores: selecionando essa opção, será possível relacionar a numeração das notas fiscais sem informar o fornecedor e também permitirá incluir a mesma numeração de nota fiscal para fornecedores distintos.
Através dos campos contidos nesse item, o usuário poderá realizar a pesquisa das vendas que já possuem ou não relação com notas fiscais.
Se necessário, as vendas localizadas na pesquisa poderão ser visualizadas clicando-se no ícone da chave, disponível na coluna [Venda], confome destacado na imagem anterior.
A pesquisa deverá ser realizada utilizando-se ao menos um dos filtros de pesquisa apresentados.
Para a taxa DU/RAV, pode ser configurado em qual coluna que a mesma será exibida no relatório, (coluna cliente ou coluna fornecedor). Para configurar, um usuário com nível de administrador deverá acessar [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] >> guia [ Diversos 1 ] . Após acessar, localize a opção 'No relatório de apoio paraemissão de NF, o calor da DU/Rav será exibido'.
Sempre na coluna das receintas de clientes: selecione essa opção paraque a taxa DU/Rav seja sempre exibida na coluna de receitas de clientes.
Se não houver alterações, essa é a opção padrão do Wintour.
De acordo com a forma de pagamento (variável cliente/fornecedor): selecione essa opção para que a exibição da taxa du/rav seja exibida nas colunas clientes ou fornecedor de acordo com a forma de pagamento da venda. Dessa maneira, as formas de pagamento em que a DU for gerada para receber do cliente, ela será exbida na coluna de receitas de cliente. Já as formas de pagamento em que a DU for gerada para ser repassada do fornecedor para a agência, será exibida na coluna de recitas de fornecedor.
Os campos contidos nesse agrupamento estão ligados ao módulo de vendas do sistema, dessa forma, o usuário poderá realizar a pesquisa através de vários filtros de vendas.
Todos os filtros de vendas apresentados a seguir estão relacionados ao campo [Situação da venda] dessa forma os filtros estarão baseados se a venda está [Com NF informada], [Sem NF informada],[Todas] (para a ultima opção o sistema incluirá tanto vendas com NF informada quanto as vendas que não possui NF informada).
Período de lançamento: esse campo poderá ser utilizado para pesquisar as vendas dentro de um período;
Vencimento do fornecedor: esse filtro irá auxiliar a gerar o relátorio baseado na data de vencimento do fornecedor;
Cliente: pesquisará por vendas de um determinado cliente;
Fornecedor: pesquisará por vendas de um determinado fornecedor;
Série: utilize esse campo para filtrar o resultado da pesquisa por uma série específica da nota fiscal.
O cadastro dos tipos de Série das notas fiscais é realizado pelo próprio usuário a partir do botão [Opções] (disponível no canto superior esquerdo do módulo) >> [Cadastro de Série].
Numeração (venda): nesse campo o usuário poderá informar tanto uma faixa de números de vendas a ser pesquisado ou um único numero de vendas, (bastando repetir o número nos dois campos disponíveis);
Para pesquisar apenas 1 número basta preencher o mesmo número no campo DE e no ATÉ.
Situação NF do cliente: utilze esse filtro, para realizar a pesquisa de acordo com a situação da NF de valores do cliente.
Situação NF do Fornecedor: utilize esse filtro,vv para realizar a pesquisa de acordo com a situação da NF de valores do fornecedor.
Situação contábil (venda): esse campo permite filtrar a pesquisa de acordo com a situação contábil da venda (Gera financeiro ou não gera financeiro)
Os filtros adicionais de informações de clientes e fornecedores auxiliam na exbição do relatório para apoiar na emissão da Nota fiscal.
Visualizar todas as informações de clientes: ao selecionar essa opção será exibido no resultado do relatório as colunas com o Nome/Razão social e o CPF/CNPJ do cliente.
Quanto ao Markup: nessa opção, é possível escolher se o markup será exibido ou não no relatório.
Não Exibir: opção padrão
Exibir em coluna separada
Exibir somado à coluna de Receitas Cliente
Visualizar todas as informações de fornecedores: ao selecionar essa opção será exibido no resultado do relatório as colunas com o Razão social e o CNPJ do fornecedor.
Após realiza a pesquisa o sistema exibirá o resultado o qual poderá conter a listagem das vendas que não possuem notas fiscais relacionadas.
Para cada linha do resultado exibido o usuário poderá informar o número da nota fiscal através do botão de alteração (1) destacado na imagem anterior. Após clicar no botão será exibido a tela de [Manutenção de Vendas X NF] onde o usuário poderá Incluir e Apagar itens cadastrados.
Vale observar que uma venda poderá conter várias numerações de notas fiscais
Nr da NF: preencha nesse campo o número da nota fiscal da venda em questão
A mesma númeração de nota fiscal só poderá ser utilizada em outra venda ser for para o mesmo Ciente ou Fornecedor e a NF for da mesma Série das demais vendas.
Série: as notas fiscais são identificadas por sua série, nesse campo deve ser informado a série da Nota Fiscal.
Campo de preenchimento obrigatório
O cadastro dos tipos de Série das notas fiscais é realizado pelo próprio usuário. Clique na lupa ao lado do campo da Série e em seguida clique na opção [Cadastrar novo].
NF se refere a: informe se a Nota Fiscal em questão foi emitida para o Cliente ou para o Fornecedor.
O procedimento para relacionar mais de uma venda com a mesma nota fiscal, poderá escolher duas formas
Selecionar venda a venda através das caixas de seleção destacado na imagem que exibe a tela principal do módulo (2a).
Selecionar as vendas utilizando o botão de seleção, conforme destacado na imagem que exibe a tela principal do módulo(2b), podendo aqui [Marcar todos os campos], [Desmarcar todos os campos], [Marcar todos de um cliente...], [Desmarcar todos do cliente..], [Marcar todos do fornecedor], [Desmarcar todos do fornecedor]. Essa opção geralmente é utilizada quando existe uma listagem muito grande de vendas a ser relacionada com notas fiscais.
Após selecionar a venda o usuário deverá clicar no botão [Informar NF para vendas selecionadas] onde deverá ser precnhido as mesmas informações apresentadas anteriormente
Através do botão [Opções], disponível na barra de botões do módulo, o usuário poderá relacionar uma nota fiscal para todas as vendas que estejam contidas em um documento como Fatura, Nota de Crédito, Nota de Débito e Recibo.
Após clicar em uma das opções o usuário deverá informar o número do documento que terá as faturas relacionadas.
Em seguida, deverá ser informado o número da nota fiscal que será relacionado a todas as vendas do do documento informado.
Por fim o sistema exibirá uma tela de confirmação alertando ao usuário que todas as vendas contidas no documento serão relacionadas ao número da fatura relacionada.
O campo para inclusão da Série da nota fiscal só será exibido se existir mais de uma série cadastrada. Dessa forma, se somente uma série estiver cadastrada a nota fiscal será relacionada com essa série.
Através do botão [Remover todas as vendas de uma NF], disponível através do botão [Opções], o usuário poderá remover todas as vendas que estão relacionadas a uma nota fiscal.
Após realizar a pesquisa o usuário poderá exportar o resultado do relatório em formato Excel. A exportação será realizada através do botão [Exportar], disponível no canto inferior direito da tela principal do módulo ou através do botão [Salvar resultado em formato Excel], disponível através do botão [Opções], conforme destacado na imagem abaixo.
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